sábado, agosto 19, 2006

CHAMADO ESPIRITUAL I

A transição entre adolescência e vida adulta tem seu maior desafio por volta dos 17 anos, não há dúvida disso. É nesse período que cada pessoa deve tomar uma difícil decisão: qual carreira seguir. Os mais ricos tem o amparo de uma estabilidade financeira para preparar-se melhor antes de entrar no concorrido mercado de trabalho, os mais pobres, dependem apenas de seu esforço e "sorte" para que consigam empregos em suas áreas escolhidas.

A vida espiritual também é assim, não que tenhamos um mercado de trabalho feroz como na vida secular (não gosto desse termo), mas existe um período na vida de cada filho de Deus em que ele deve sair de sua meninice espiritual, para entrar na vida adulta. Paulo faz dois retratos bastante interessantes sobre isso, um deles encontramos em I Coríntios 3:2a que diz:

"Com leite vos criei, e não com alimento sólido, pois ainda não estáveis prontos para isso."

Sabe-se que quem é criado no leite são as crianças. A criança espiritual é aquela que precisa ser alimentada de forma saudável pela Palavra e cuidada pelo Corpo do Senhor, para que possa crescer sem nenhum tipo de doença e vício espiritual. Toda criança (ou novo convertido) necessita de cuidados especiais, pois vem para Cristo com vários problemas a serem tratados.


Deus não pula estapas da nossa vida espiritual, Ele respeita esse período de infantilidade espiritual, pois sabe que não temos experiência e maturidade suficientes para agir de outra forma.

Infelizmente, muitas igrejas cometem o mesmo erro nessa área. Cansamos de ver líderes que exigem de suas "crianças" a mesma maturidade que eles mesmo têm em anos de caminhada com o Senhor, e isso é impossível; toda essa exigência, pressão, leva as crianças a morrerem sufocadas, ou crescerem doentes. Como no Reino Físico, quando os pais não respeitam a fase infantil de seus filhos, fazendo-os pular essa etapa, a criança cresce sem nenhuma espécie de força e tratamento, pois é uma pessoa doente da alma, tornam-se adultos-meninos. O mesmo ocorre no Reino Espiritual, é preciso respeitar as etapas da vida das crianças espirituais, ajudá-las em seu desenvolvimento para que elas adquiram maturidade e compreensão da Palavra e da vida cristã dentro do tempo correto.

O segundo versículo que Paulo fala sobre essa "transição" na vida cristã está registrado em I Coríntios 13:11 que diz:

"Quando eu era menino, falava como menino, pensava como menino, raciocinava como menino. Mas logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino".

Aqui nota-se que Paulo nos ensina preceitos de caminhada cristã. Cada um de nós, temos de respeitá-las também. Quando somos meninos espirituais, devemos agir como tais, é pura perda de tempo tentar agir como "gigantes" espirituais, o resultado é quase sempre catastrófico, pois não temos estrutura alguma para isso. E Deus não se agrada não, muito se enganam em achar que o Senhor se agrada com qualquer trabalho nosso para Ele, ao contrário, Deus se agrada quando fazemos aquilo que Ele quer que façamos. É essa a visão que devemos ter sempre.

Mas outro erro que ocorre no meio cristão, são pessoas com idade espiritual suficiente para se tornarem adultos, e insistem em não querer crescerem. Existe algo mais irritante que um adulto agindo como criança? Quando a criança faz algo errado, todos tem paciência em ensinar, mas um adulto, ninguém tem muita paciência, porque na teoria ele ja deveria saber o que é certo e o que é errado. Deixar de ser "menino" e tirar de nosso pensamento as coisas de "menino" não é uma tarefa fácil nem no Reino material e muito menos no Reino Espiritual, é uma tarefa árdua e que exige muita disciplina por nossa parte. Realmente não é nem um pouco conforável a idéia de que não teremos mais nossos líderes para nos proteger de tudo, ter sempre alguem tomando decisões por nós.O futuro "incerto" parece assustador, mas não podemos esquecer que o Senhor está no controle de tudo e é da vontade Dele esse crescimento.

Esse período de transição espiritual é algo muito complexo e que necessita de muito apoio da igreja e também de muita força de vontade para que não cometamos erros graves. A grande ponte que nos separa de crianças espirituais para adultos, é a decisão de nosso Ministério para o Reino de Deus, nosso chamado espiritual para o Senhor. O nosso Ministério é como se fosse nossa profissão espiritual e, não podemos errar, para não nos frustrarmos no futuro e atrasarmos o plano de Deus.

É da vontade do Pai nos ajudar nessa decisão, mas para isso é necessário que estejamos com o coração voluntário e atentos para aquilo que Deus tem para nos dizer. Não podemos nos fechar para algum ministério mais "glamouroso" ou olhar com desdém para algum com menos charme.


Todos os Ministério do Reino de Deus são úteis e importantes. E não se preocupe, Deus não vai te chamar para algo que você não goste e não se sinta identificado. Se a vontade de Deus é que você trabalha em algo específico, Ele vai colocar um grande amor em seu coração para essa área. Fique atento.

No amor do Pai - Daniel César

CONTINUA

2 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Muito bom dani!
A hora de crescer é super importante e com certeza não existe coisa mais irritante q um adulto crianção!!!! affe

paz!

agosto 19, 2006 1:01 AM <$BlogCommentDelete?????????B?p??E?E????????????????????????????????????????†??????????????????????????????????†???????????????????????????????????????????????????????????????????4???????4?????????????????? ??????Icon$>
Anonymous Anônimo said...

muito show o texto, fala de uma reallidade muito forte no meio de nossa igreja, a falta de tratamento certo para com os novos converitdos, Deus continue te dando essas porções maravilhosas Dani!"

bjim!

agosto 19, 2006 12:42 PM <$BlogCommentDelete?????????B?p??E?E????????????????????????????????????????†??????????????????????????????????†???????????????????????????????????????????????????????????????????4???????4?????????????????? ??????Icon$>

Postar um comentário

<< Home