sábado, setembro 16, 2006

Um bem maior

"Mas nós, que somos fortes, devemos suportar as fraquezas dos fracos, e não agradar a nós mesmos.Portanto, cada um de nós agrade ao seu próximo no que é bom para a edificação.Pois também Cristo não agradou a si mesmo mas, como está escrito: Sobre mim caíram as injúrias dos que te injuriavam.Pois tudo o que outrora foi escrito, para o nosso ensino foi escrito, para que pela paciência e consolação das Escrituras tenhamos esperança.Ora, o Deus de Paciência e consolação vos conceda o mesmo sentimento uns para com os outros, segundo Cristo Jesus." Romanos 15: 1 a 5

Este texto mexeu muito comigo! Este texto ainda mexe muito comigo! Nestes últimos dias, Deus tem levado minha mente cativa exatamente para este pensamento, a renúncia de nossas próprias vontades em favor do nosso próximo. É muito doloroso afirmar isso, mas não dá pra negar que nossas igrejas não vivem a essência deste texto escrito por Paulo. Nós, como seres humanos, temos sempre a tendência em defender nossas idéias, criar fortes argumentos que baseiam nossas opiniões para convencer a todos que estamos certos. Não há nada de errado nisso, afinal Deus nos deu uma mente pensante e devemos usá-la!
Defender nossas opiniões começa a fazer mal quando insistimos nela para que nós sejamos agradados. Precisamos compreender que não somos únicos, vivemos em sociedade e, na igreja, fazemos parte de um Corpo, talvez o que seja bom para você não é bom para o Corpo, e neste caso, o que vale, é o que é bom para o Corpo. Infelizmente a maioria de nós não tem maturidade suficiente para entender que o melhor para o Corpo é o que devemos buscar e não o melhor para nós mesmos, e se, pensarmos um pouquinho só, veremos que também seremos edificados, já que fazemos parte do Corpo, tudo uma questão de lógica.
Lendo este texto eu comecei a compreender exatamente vários outros trechos da Palavra que mencionam renúncia, amor ao próximo, misericórdia, principalmente ao ler o versículo 3, que fala sobre a coragem de Jesus ao se renunciar em favor de cada um de nós. Como cristãos "modelos" que somos, não nos cansamos nunca de agradecer ao Senhor por ter feito este sacríficio, mas quase nunca estamos dispostos a fazer um pequeno sacríficio da nossa vontade em favor dos nossos próximos. Eu creio que este é o verdadeiro sentido para unidade do Corpo, ser um, é muito mais do que estarmos juntos, vivermos em harmonia, sermos um é fazer aquilo que é melhor para o nosso próximo.
Você que leu este texto da Bíblia comigo, pode muito bem ter o mesmo pensamento que alguns têm: "este texto é para os fortes, mas eu sou tão fraquinho na fé, os outros é que precisam me agradar." Está errado! Note a segunda palavra do texto: "NÓS"! Você faz parte deste "nós", a Palavra de Deus diz que quando digo que sou fraco aí é que sou forte (II Coríntios 12:10), portanto querido, você é forte! Aí você deve se perguntar: "então quem é fraco?" Seu próximo! Você não é melhor que ele, mas deve enxergá-lo como alguem que necessita de sua ajuda sempre. Quando todos tivermos essa visão, então todos seremos ajudados uns pelos outros.
Que coisa tremenda é o versículo 2 deste texto! Você tem vivido isto? Eu sei que é muito difícil buscar sempre agradar o próximo ao invés de nós mesmos, mas a partir do momento que começamos a tomar esta atitude como objetivo, veremos que ao agradar nosso irmão, estaremos agradando a nós mesmos, porque somos um só Corpo e Deus edificará a todos. Este é o segredo para o crescimento.
Meu irmão, minha oração é para que Deus abra realmente sua mente e seu coração para este texto e que você receba da parte do Senhor este mandamento e, assim, todos passemos a buscar o bem de nosso próximo para que a Casa de Deus seja edificada. Deixemos de lado toda e qualquer mesquinharia ou egoísmo, aprendamos a ter misericórdia ao invés de sacrifícios.
No amor do Pai - Daniel César

3 Comments:

Blogger Thiago Evangelista said...

issu aí! mandou bem!

setembro 16, 2006 1:18 AM <$BlogCommentDelete?????????B?p??E?E????????????????????????????????????????†??????????????????????????????????†???????????????????????????????????????????????????????????????????4???????4?????????????????? ??????Icon$>
Anonymous Anônimo said...

kilindu, o texto por si só se explica né.

setembro 16, 2006 9:56 AM <$BlogCommentDelete?????????B?p??E?E????????????????????????????????????????†??????????????????????????????????†???????????????????????????????????????????????????????????????????4???????4?????????????????? ??????Icon$>
Anonymous Anônimo said...

iaee daniel!!
o blog tah mto bom
q deus te abençoe sempre!
abraçoOOOOo!! =]

setembro 17, 2006 2:17 PM <$BlogCommentDelete?????????B?p??E?E????????????????????????????????????????†??????????????????????????????????†???????????????????????????????????????????????????????????????????4???????4?????????????????? ??????Icon$>

Postar um comentário

<< Home