quarta-feira, março 07, 2007

As Vantagens do Domínio Próprio



Leitura:

Quinta: Juizes 6, 7 e 8
Sexta: Juizes 9, 10, 11 e 12


“Mas o fruto do espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio, contra essas coisas não há lei”
(Gálatas 5:22 e 23)

Acho que vocês já perceberam o quanto eu amo esse versículo!! Ele fala muito ao meu coração, pois trata do que devemos praticar em nosso caráter, pra atingir o alvo de ter um caráter como o de Jesus. Paulo afirmou que devemos sempre estar perseguindo para atingir, conquistar aquilo que queremos. E espiritualmente falando, todo cristão deve (ou pelo menos deveria) almejar ter o caráter que Jesus tinha, enquanto esteve conosco.

Creio que um dos frutos acima, que as pessoas mais têm problema de praticar é o domínio próprio. Pelo menos foi o que eu tive mais dificuldade em colocar em prática, pois esse trata diretamente com aquilo que somos, com a maneira como fomos criados, na maneira como tratamos os outros a nossa volta, a maneira como lido com dificuldades e provações.

É claro que um fruto complementa o outro, ou seja, praticando um, inevitavelmente você estará praticando, um pouquinho que seja, dos outros oito frutos contidos nesse texto. E também não é por acaso que o fruto domínio próprio está por último na “escala hierárquica” dos frutos do espírito. Ele é o mais difícil de ser praticado. Porém é o que mais trás retorno (pelo menos no meu ponto de vista e experiência).

Uma pessoa sem domínio próprio, ela fala, grita, discute, briga, xinga, come, bebe e etc, etc, etc... poderia dar mil ilustrações do que uma pessoa sem domínio próprio faz, porém quero ressaltar aqui, as vantagens de ter domínio próprio e não as desvantagens. Por experiência, digo que as vantagens são muito melhores. Se você consegue dominar seu gênio, sua língua, suas atitudes, seu temperamento, você se torna muito mais sociável, simpática, agradável de estar na presença. E as pessoas começam a ver a diferença e se aproximam de você, e você acaba se tornando exemplo para alguns.

Foi o que aconteceu comigo, como já falei em outro devocional, meu gênio era terrível, porém graças a misericórdia de Deus e minha tomada de vergonha na cara, pude perceber aos poucos a mudança que houve no meu caráter. E nesse final de semana, meu domínio próprio foi colocado a prova mais uma vez, resolvi fazer um acampadentro na igreja com minhas discípulas e algumas que estão na minha listinha de oração, para poder ministra-las sobre algumas coisas mais profundamente. Incrível como Deus é genial, ele me tratou do domínio próprio para eu poder ter a autoridade de ministrar na vida de uma única menina, o quanto é necessário e urgente ter esse fruto do espírito (ela não gostou muito do que falei, mas...) rsrs

É claro que não é de uma hora pra outra que conseguiremos dominar nosso gênio, são meses e meses de disciplina e oração pra conquistar esse fruto do espírito, mas temos a promessa de que “Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus” (Fl 1:6). É só nos agarrarmos nessa promessa e declararmos, profetizarmos que não queremos mais ser o mesmo, queremos mudança de caráter, como falei no inicio, almejar o caráter de Cristo em nossas vidas.

O mundo em que vivemos, nos coloca a prova todos os dias em diversas situações diferentes, e é nessas situações que veremos se estamos conseguindo ou não alcançar nosso objetivo: termos o domínio próprio mediante tais situações. Que a presença de Deus possa nos alertar quando não conseguirmos exercitar esse domínio próprio e que Ele trate isso em nosso caráter, para que então possamos dizer como Paulo: “Sede meus imitadores como eu também sou de Cristo Jesus” (I Co 11:1)

“Não que eu o tenha já recebido ou tenha já obtido a perfeição; mas prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus. Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.” (Fl 3:12-14)

Até a próxima...

Scheila!!

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

concordo, dominio proprio é sem duvida o mais complicado de todos os frutos! D.V.A.

março 13, 2007 10:37 AM <$BlogCommentDelete?????????B?p??E?E????????????????????????????????????????†??????????????????????????????????†???????????????????????????????????????????????????????????????????4???????4?????????????????? ??????Icon$>

Postar um comentário

<< Home