sábado, março 10, 2007

Em coma...


Sábado: Juízes 13, 14, 15 e 16
Domingo: Juízes: 17, 18 e 19


“Viver é a coisa mais rara do mundo. A maioria das pessoas apenas existe” (Oscar Wilde)

Usar Oscar Wilde parece meio loucura. Até porque ele é considerado um dos artistas mais ‘profanos’ que já se passou pelo mundo. Vida cheia de complicações, relacionamentos terríveis e uma morte deplorável. Mas considerado um amante impulsivo da vida (numa forma mundana de se ver). Mas nasceu e foi criado em um lar evangélico / protestante, e a frase acima (mesmo eu acreditando que ele não tenha vivido bem isso...) é uma realidade. A um certo tempo, um artista (John Cooper, vocalista e baixista do Skillet), em uma entrevista sobre o novo álbum da banda, afirmou: “O que queremos falar no CD é que muitas vezes nos encontramos em um estado de coma”... Confesso que aquilo mexeu muito comigo, pois se trata de uma verdade que se estende a nossas vidas, numa maioria quase geral. Muitos de nós estamos em um estado de coma espiritual em nossas vidas, e nos negamos a aceitar. O porque disto?! Quem está em coma é vegetativo, nada faz, nada sente. Praticamente morto seria o termo correto.

O que a Bíblia poderia apresentar sobre isso?! Bem... em meio a uma revisão deste tipo de assunto, parei aqui: “Aquele que ama a seu irmão permanece na luz, e nele não há nenhum tropeço. Mas aquele que odeia a seu irmão está nas trevas, e anda nas trevas; não sabe para onde vai, porque as trevas lhe cegaram os olhos” (1Jo 2:10-11) – Não sabe realmente o que faz. Existe, mas não vive verdadeiramente.

Existe algumas coisas em nossa vida em que ficamos realmente paralisados. A falta do amor cristão é uma dessas: tal como a igreja de Éfeso (Ap 2:1-7), existimos, atuamos, vivos em ação mas mortos em relação ao amor. Vida sem sentimentos é uma vida morta em si mesma. Nosso relacionamento familiar pode ser tão frio, que muitas vezes não sabemos como agir em meio as situações cotidianas. Nosso Senhor Jesus, mostrou com sua vida o projeto de Deus para o homem: sua salvação, e juntamente a isso, mostrou seu desejo também: que todos sejam salvos. Mas como salvar alguém sem ter um contato com essa pessoa?! Como querer salvar alguém se não amamos verdadeiramente a esse alguém?!

Claro: não somos deuses. Mas também não podemos ser considerados ‘demônios’... O próprio Senhor Jesus, na terra, não estava fisicamente em todos os locais, e nem ajudou a todos os seres humanos de corpo presente. Mas sempre se retirava pra orar. Sempre ouvia a voz dos que queriam. Entendia o sentimento dos necessitados. Um exemplo é o coxo que ficava na frente da porta Formosa (At 3:1-8): Jesus sempre passou por ali, o coxo sempre esteve lá, mas a obra foi realizada através de Pedro e João. Deus sabe, Jesus sabia... mas era necessário que dentro do tempo correto seus discípulos se importassem em amar os perdidos e agirem.

Eu sei que muitas vezes sou extremamente paulera nos meus artigos (o Dani vive me falando isso, hehe!!!), e que muitas vezes eles soam meio repetidos. Mas também tenho que me colocar no lugar dos perdidos. Voltar a entender a necessidade de Jesus, todos os dias, em todo tempo. Agora na faculdade, vejo as pessoas e procuro amá-las ao máximo, mesmo em meio a tantas situações que nos confrontam. Na igreja, o mesmo. No trabalho, idem. Sabe, é aquele lance de sentir a paixão pelo perdido que Jesus tinha. Ter realmente um coração pastoral pra aprender a ralar e trabalhar o máximo por amor. Era a forma como Jesus agia, e nunca faltou nada pra Ele. Com certeza não faltará nada pra gente.

Esse é meu desejo – que possamos aprender a viver (e levar outros a isso), e não apenas existir nesse mundo. Temos uma história a fazer, um Deus a servir, pessoas a amar. Deixar nosso estado de coma, e não servos meros ativistas, mas sim seres atuantes. Fazer o que nos cabe fazer. Que Deus possa, a cada dia, nos ministrar seu amor, pois o fim está próximo e não podemos esfriar...

Jef!!!

Jonh Cooper testemunha: "Tive experiências diferentes com algumas crianças que talvez nunca irei conhecer. Me enviaram correspondências para que eu ajudasse comprando algo pra elas comessem. Como podemos fazer a diferença? Como podemos ajudar alguém a viver? Apenas um sorriso, um toque. Orem por seus inimigos, isto que é amor".

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

é mesmo mano! nao podemos esfriar! nao podemos! Senao formos nos quem será o "sal da terra"? Deus vos abencoeeee muitaooo Fiquem na Paz De Jesus

março 15, 2007 11:47 PM <$BlogCommentDelete?????????B?p??E?E????????????????????????????????????????†??????????????????????????????????†???????????????????????????????????????????????????????????????????4???????4?????????????????? ??????Icon$>

Postar um comentário

<< Home