quinta-feira, outubro 19, 2006

Você é santo

"Portanto santificai-vos, e SEDE SANTOS, pois eu sou o Senhor vosso Deus." - Levítico 20:07
Você ja parou para pensar quantas vezes você abriu a boca para dizer que busca a santidade para sua vida? Ou então, quantas vezes ja ouviu ministração da Palavra sobre viver uma vida de santidade? Eu confesso que ja ouvi inúmeras vezes, seria impossível tentar contar, porque este é um tema que muitos gostam de abordar, tanto em livros, quanto em palavras e em louvores. Mas o que poucas vezes vemos qualquer explicação é exatamente um fato simples: o que é ser santo?
Sempre busquei uma vida de santidade, desde que me converti a Cristo, aos 10 anos de idade, me martirizava querendo a todo custo ser santo. O meu maior sonho era passar a vida sem pecar, vencer aquilo que me separava de Cristo e tornar-me verdadeiramente santo, pois, na minha cabeça, ser santo significa não pecar, jogar o pecado para fora de minha vida e nunca mais pegar de volta. De certa maneira eu sempre estive certo, mas apenas uma parcela do que eu pensava era certo, mas era e, infelizmente ainda é, aquilo que se ensina na maioria das igrejas.
Se ser santo é não pecar e a Bíblia diz que somos pecadores e aquele que disser que não peca está mentindo, portanto nunca seremos santos, mas como não seremos santos se a Bíblia nos ordena que sejamos santos? Contradição aí, mas a Palavra de Deus nunca se contradiz, é o homem com seus pensamentos que confunde-se, Glória a Deus porque sua Palavra é imutável e nunca erra!
Para entendermos o que é ser santo é necessário que desmistifiquemos a questão de santidade e pecado, vejamos um trecho interessante da Palavra:
"à igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados para serem santos, com todos os que em todo lugar invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso" - I Coríntios 1:2
Este é o início da primeira carta de Paulo aos Coríntios e vemos que ele ja começa os chamando de santos, dizendo que foram santificados em Cristo Jesus. Mais adiante no livro todo, Paulo faz uma série de exortações pesadas a esta mesma igreja, chamando-os de criança espirituais, dizendo que muitos estão em pecados e coisas do tipo (se ainda não leu com atenção, sugiro que leia todo o livro de I Corintios). Se os corintios estavam pecando como poderiam ser santos? Porque não é o pecado que define se somos ou não somos santos!
No original da Bíblia, ser santo significa ser SEPARADO, ou seja, ser propriedade exclusiva de algo. Ao aceitarmos Jesus como nosso Salvador, somos separados para parte do seu povo, de seu corpo, tornamo-nos sua propriedade exclusiva, e por isso somos santificados, porque estamos separados do mundo, separados do mal, separados para Cristo! Somos apenas Dele e de mais ninguém.
Mas por que então precisamos nos santificar? Você deve ter pensado isso não é? Muito simples, quem está com Cristo está separado do mundo e o mundo jaz do maligno, portanto ao aceitarmos a Cristo a cada dia precisamos nos separar mais dos pecados, da malignidade e isso se chama processo de santificação, ou seja, vencer nossos pecados, decretar a separação dele!
Meu querido, eu quero que você entenda de uma vez por todas que não apenas Paulo, Pedro, João foram santos, eu e você também o somos porque é assim que a Palavra nos chama: santificados em Cristo Jesus. É isso que precisamos receber e ministrar uns aos outros, santidade, separação. Eu gosto muito de duas definições que uma grande mulher de Deus dá sobre isso: "Eu não sou um pecador tentando ser santo. Eu sou um santo que peca."; "ser santo não é determinado pelo número de vezes que eu caio, mas sim pelas vezes que eu insistemente me levanto".
É isso mesmo amado, claro que tentamos diariamente vencer o pecado, mas algumas vezes pecamos, a Palavra diz que pecamos, portanto, lute contra o pecado, santifique-se, mas saiba que se você pecar, isso não tira sua santidade porque você é separado por Cristo Jesus, o perdão dele alcança sua vida! Nunca se esqueça, você é santo! Aja como tal.
No amor do Pai - Daniel César

5 Comments:

Anonymous Anônimo said...

"ser santo não é determinado pelo número de vezes que eu caio, mas sim pelas vezes que eu insistemente me levanto".
simplesmente linda esta frase! mt bom trabalho daniel tenha um dia abencoado

outubro 19, 2006 9:31 AM <$BlogCommentDelete?????????B?p??E?E????????????????????????????????????????†??????????????????????????????????†???????????????????????????????????????????????????????????????????4???????4?????????????????? ??????Icon$>
Anonymous Anônimo said...

karaka!!!!
boa essa meditação...
ainda temos a certeza de q o Pai nos perdoa, pq na Sua Palavra diz q se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar, temos a fidelidade de Deus em nossas vidas, o tempo todo, basta aceitarmos essa graça imerecida q Jesus nos proporciona

(meu pai, q é pastor, a uns dois domingos atras, no seu sermão utilizou a frase q o dani mencionou, - "Não sou um pecador querendo ser santo, mas sim um santo ñ querendo pecar mais" - simplismente D+)

o nosso Deus é bom, Ele é mto bom, Ele na verdade é bom D+, Ele é tri-bom
hahahahaa

outubro 19, 2006 2:08 PM <$BlogCommentDelete?????????B?p??E?E????????????????????????????????????????†??????????????????????????????????†???????????????????????????????????????????????????????????????????4???????4?????????????????? ??????Icon$>
Anonymous Anônimo said...

uma benção:

"por isso eu me santifico
cada dia me purifico
pois tenho te visto
te conhecido
e tu és santo"

outubro 19, 2006 11:49 PM <$BlogCommentDelete?????????B?p??E?E????????????????????????????????????????†??????????????????????????????????†???????????????????????????????????????????????????????????????????4???????4?????????????????? ??????Icon$>
Anonymous Anônimo said...

muito bom o texto! a frese final é "perfeita" !!! rs

outubro 20, 2006 10:53 AM <$BlogCommentDelete?????????B?p??E?E????????????????????????????????????????†??????????????????????????????????†???????????????????????????????????????????????????????????????????4???????4?????????????????? ??????Icon$>
Anonymous Anônimo said...

nossa, muito edificante essa meditação..."separados para Cristo"...por isso devemos honrá-lo sempre!
Deus abençoe vcs!

outubro 20, 2006 8:02 PM <$BlogCommentDelete?????????B?p??E?E????????????????????????????????????????†??????????????????????????????????†???????????????????????????????????????????????????????????????????4???????4?????????????????? ??????Icon$>

Postar um comentário

<< Home