sábado, novembro 18, 2006

Crescer...


Crescimento tem sido uma palavra que tem sido constante nessas últimas duas semanas por aqui, e é algo que já vinha sendo ministrado na minha vida já a um certo tempo... Algo que tive que refletir, e bastante, é o seguinte: o que é realmente crescer e principalmente, porque crescer?! E isso culminou na célula aqui na quinta... tive de pregar novamente, e foi nessa “barreira” que me esbarrei, e que entramos em discussão na célula.

E bem, as respostas de certa forma vieram através de Ef 4:13-15:

“Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo, Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente. Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo”.

Logo lembrei de algo: crescimento é um fator totalmente natural. É muito natural o ser humano crescer, evoluir. Como qualquer um, você sente a hora de que existe a necessidade de ser mais maduro. De fazer coisas que normalmente você não faria se fosse “mais novo”, tipo aprender a dirigir, fazer uma faculdade... No espiritual ocorre o mesmo, quando você procura estar a serviço do Rei: você sentirá esta necessidade. Não apenas por si, mas o Pai tem esse desejo no coração d’Ele: de ver seus filhos crescendo, passando novas etapas e progredindo na luta! É como Paulo colocou, “alcançarmos estatura completa, homem perfeito”.

E o mais principal: precisamos ter base firme pra seguir em frente. O Paulinho (co-líder na célula que temos em casa, e uma benção na minha vida que vocês nem tem idéia!), na célula, disse algo muito interessante: “É como se as pessoas não conseguissem ver Deus, e você trouxesse a elas um binóculo. Elas olhariam por ele, e viriam a Deus – isso acontece quando estamos começando, ou quando temos pouco de Deus em nossa busca. Mas não é melhor ter Deus junto conosco, pra quando as pessoas nos vissem, elas também vissem Deus, e não precisassem de binóculo?!”... o.0 ~ Nossa base firme é o Senhor, e se alcançarmos a perfeita estatura, é sinal de que Cristo está realmente junto conosco – Aliás, a perfeita estatura é isso. Com isso, não ocorrerá aquilo que muitas vezes acontece, e é o que o apóstolo Paulo nos traz o lembrete: no primeiro problema, somos brutalmente abalados e caímos. É uma precisão termos uma base firme, pois aí não seremos enganados pelas armadilhas e ciladas de satanás, nas aflições deste mundo que jaz no maligno, e mais do que isso, aprenderemos a crescer cada dia mais.

Pra fechar, creio que o maior motivo do nosso crescimento está ligado totalmente a nossa postura dentro do corpo de Cristo. Somos corpo, unidos com várias pessoas, e existe a necessidade de crescermos juntamente com aqueles que estão acima de nós, e ajudarmos a crescer aqueles que estão no começo da caminhada. Você não cresceu sozinho. O mesmo acontece com as outras pessoas. Os que estão acima de nós, hoje muitos como autoridades, não cresceram sozinhos. Sempre tiveram àqueles que puderam solidificar as suas bases. Eu não cresci sozinho, e pra ser sincero, tentei... só levei tombo!!! =D Deus vê o valor de você buscar o crescimento, mas dá um toque para que você também possa reconhecer que precisa de auxílio. Cole em alguém, ou deixe que alguém cole em você, e isso fará com que sua caminhada seja mais produtiva, e fará com que você cresça e se torne cada dia mais maduro, em Cristo.

Paz seja com vocês, e que Deus os abençoe, com mais experiências do amor de Deus,

Jef!

3 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Crescer tbm exige renuncia né, se vc ficar sentado parado e num vai trabalhar, estudar e correr atras vc naum cresce, tem q suar a camisa, ;)

kibenção Jeff

Parabens pelo artigo

novembro 18, 2006 3:03 PM <$BlogCommentDelete?????????B?p??E?E????????????????????????????????????????†??????????????????????????????????†???????????????????????????????????????????????????????????????????4???????4?????????????????? ??????Icon$>
Anonymous Anônimo said...

tenho visto no meio cristão uma onda de crescimento alucinante, mneu pai ate falou sobre isso ontem (pra quem ñ sabe, meu pai é pastor), ele falou q a uns anos atras, a pessoa se convertia e ficava um tempão no banco, aprendendo, hj, qdo a pessoa aceita Jesus, ela nem fica no banco, já está trabalhando em prol do Reino, levando outras pessoas a aceitar Jesus... isso é maravilhoso, que possamos tbm estar nessa onde de crescimento e maturidade..

=D

novembro 20, 2006 10:50 AM <$BlogCommentDelete?????????B?p??E?E????????????????????????????????????????†??????????????????????????????????†???????????????????????????????????????????????????????????????????4???????4?????????????????? ??????Icon$>
Anonymous Anônimo said...

crescer implica luta, mas luta gera vitoria nunca vi um homem sozinho ganhar uma guerra! o ego afecta nosso crescimento! custei a entender isso me achei sempre forte! ate que tombei! ai percebi que é sempre bom estar pelo menos 2 a 2 caso um caia o outro da a mao,levanta e ajuda a caminhar! obg mano! devo-vos uma explicaçao! por ter estado ausente :P nao, nao me desviei eheh! simplesmente o album de louvor e adoraçao de um grande amigo meu foi lancado! e eu faço parte do mesmo cd! e tamos em concertos pa honra e Gloria de Deus um abraço!

novembro 28, 2006 12:53 AM <$BlogCommentDelete?????????B?p??E?E????????????????????????????????????????†??????????????????????????????????†???????????????????????????????????????????????????????????????????4???????4?????????????????? ??????Icon$>

Postar um comentário

<< Home