segunda-feira, março 26, 2007

A vida em Comunidade

Plano de Leitura
Segunda: II Samuel 15, 16, 17 e 18
Terça: II Samuel 19, 20, 21 e 22
Quarta: II Samuel 23 e 24; I Reis 1 e 2
Nos últimos dias Deus tem voltado minha mente para algo muito sério e que tem destruído gradativamente o povo cristão: a vida em comunidade. E não digo comunidade como um fator sociológico em que todos nós estamos inseridos de um jeito ou de outro, digo a vida em comunidade cristã, ou seja, convívio entre irmãos.
Pode parecer impensável e até herético minha afirmação, mas a constatação é que o convivío entre irmãos tem servido para destruir a todos, de forma lenta e letal. Meu pastor usou um exemplo que eu achei muito pertinente: nós vivemos em um aquário e esse aquário é nossa comunidade, estamos cercados de outros peixes dentro do mesmo ambiente, e a cada dia vamos matando uns aos outros para ocupar espaço nesse aquário.
Não sou contra o convívio cristão, não sou contra a comunhão, muito pelo contrário, ela é bíblica e deve ser preservada a todo custo porque ela nos ensina princípio de amor pelo próximo e de misericórdia, todavia, viver em comunidade enquanto cristãos já não é mais uma opção, afinal, vamos a igreja, temos eventos a cumprir e acabamos por conviver quase que diariamente com nossos irmãos, querendo ou não isso acontece.
O problema não está em conviver com nossos irmãos amados, nunca esteve! O problema está quando não colocamos o mandamento de Deus como algo prático em nossas vidas cristãs e isso acarreta morte. Convivemos com nossos irmãos por uma obrigação puramente "cristã", mas não o amamos como deveríamos, não aceitamos nossos irmãos como eles são, queremos mudá-los a todo custo e segundo a nossa visão e, quando não conseguimos, passamos a miná-lo dentro da sociedade cristã.
Jesus amou, pura e simplesmente amou de forma incondicional e sem olhar para aparência e personalidade, seu amor superava tudo. É isso que devemos fazer se quisermos viver em comunidade cristã de verdade, devemos amar nosso próximo como ele realmente é. Se ele tem uma vida de santidade "melhor" que a sua, ame-o, se ele está num pecado e não consegue abandoná-lo: ame-o, pois o amor liberta.
Queridos, não é fácil viver dentro de uma igreja, afinal são várias cabeças pensantes e várias personalidades distintas convivendo, mas para que esse convívio seja em harmonia é preciso que o primeiro passo seja o amor. Se amarmos nossos irmãos começaremos a entender que ele é um representante de Jesus aqui na Terra e por isso devemos enxergar Jesus nele e não aquilo que não gostamos dele, entendem?
Para encerrar, quero utilizar outra frase do meu pastor e que me marcou muito: "Se você tem um problema com seu irmão, lembre-se: não é ele quem deve mudar, mas é você". Que esta frase entre em seu coração assim como entrou no meu e, assim passemos a conviver de forma saudável e verdadeiramente cristã uns com os outros.


No amor do Pai

Daniel César

3 Comments:

Blogger Scheila said...

realmente, o convivio com os irmãos é bom, porém vc pode ver os pecados, as falhas mais facilmente, pois está diariamente com ele, está conhecendo-o, e justamente por conhece-lo é q devemos ver Cristo naquele irmão, não as falhas dele, amar ñ é aceitar o pecado, mas aceitar a pessoa e orar por ela, pra q vc e ela possam mudar em prol do reino

março 26, 2007 11:29 PM <$BlogCommentDelete?????????B?p??E?E????????????????????????????????????????†??????????????????????????????????†???????????????????????????????????????????????????????????????????4???????4?????????????????? ??????Icon$>
Blogger Unknown said...

bencao mano! ainda ontem foi falado isso no meu culto! houve inclusive profecia em relaçao a amar o conteudo e nao o exterior! Amor e a Chave! D.t.a.

abril 02, 2007 11:54 AM <$BlogCommentDelete?????????B?p??E?E????????????????????????????????????????†??????????????????????????????????†???????????????????????????????????????????????????????????????????4???????4?????????????????? ??????Icon$>
Blogger Unknown said...

Aê meu, vc arrasou.
Parabens pelos seu devocional.

abril 04, 2007 3:54 PM <$BlogCommentDelete?????????B?p??E?E????????????????????????????????????????†??????????????????????????????????†???????????????????????????????????????????????????????????????????4???????4?????????????????? ??????Icon$>

Postar um comentário

<< Home