segunda-feira, abril 30, 2007

As Duas Naturezas - parte 2

Plano de Leitura
Segunda: Neemias 3, 4, 5 e 6
Terça: Neemias 7, 8, 9 e 10
Quarta: Neemias 11, 12 e 13
OBS: Por problemas técnicos não foi possível postagem no sábado, 28/04 por isso continuamos o Plano de Leitura de onde paramos anteriormente e garantimos que isso não atrasará o propósito!
No meu devocional anterior falei sobre a primeira parte das Duas Naturezas, que é a Natureza carnal, e como disse, espero que tenha impactado cada um de meus leitores como me impactou e tem me impactado cada dia que o Senhor ministra em minha vida sobre o tema. Hoje, falaremos sobre a segunda natureza, que é a Natureza Espiritual, aquela que Deus deseja que cada um de seus filhos tomem posse assim que se convertem.
Quando um cristão se dispõe a abandonar o pecado e a velha natureza (Natureza Carnal) para viver a totalidade da vida de Deus aqui na Terra, ele precisa ter consciência da luta diária que terá com sua vontade humana, porque a tendência humana é sempre pecar, em virtude de nossa semente pecaminosa, porém ao posicionarmos para viver uma vida com Deus correta, o Senhor nos auxilia e a cada dia cresceremos em cada uma das áreas da nossa nova natureza, a Espiritual.
Assim, como descrevi algumas atitudes de um cristão que ainda age permeado pela Natureza Carnal, vamos descrever aqui atos que todos devemos tomar se quisermos seguir a Natureza Espiritual. Vejamos:
a) - entregar-se completamente a vontade de Deus: "venha o Teu Reino, seja feita a Tua vontade, assim na Terra como no céu" - Mateus 6:10
Um cristão que queira viver no espiritual, assim como nosso Deus vive, deve levar este versículo muito a sério, não apenas falá-lo como uma frase pura e simplesmente mecânica, mas colocar isso como atitude diária de vida. Viver a vontade de Deus é abdicar de nossas próprias vontades (sendo elas boas ou não) e optar por fazer a vontade de Deus, ainda que a nossos olhos não pareça uma boa opção. Deus sempre tem o melhor para os seus filhos!
b) - buscar os dons espirituais: "Mas vós amados, edificando-vos sobre a vossa santíssima fé, orando no Espírito Santo" - Judas 20
Os dons espirituais ja levam esse nome porque são dádivas, PRESENTES, puramente espirituais que o Senhor concede a seus filhos. E esses dons são de uso espiritual, pois eles não são matéria, não são humanos. Ao buscarmos os dons espirituais, estamos buscando crescer espiritualmente através de presentes vindo diretamente de Deus para o nosso espírito, fortificando-nos, portanto se quisermos crescer em nossa nova natureza, devemos buscar os dons espirituais.
c) - amar nossos irmãos: "Nisto conhecemos o amor: que Cristo deu a sua vida por nós. E devemos dar as nossas vidas pelos nossos irmãos." - I João 3:16
Amar seu irmão é condição primordial caso você queira subir os patamares da Natureza Espiritual, porque o amor é um sentimento espiritual, o amor genuíno, "ágape" não é sentimento de alma, nem emotivo, mas é algo vindo diretamente do Trono da graça para nós. Devemos amar nosso irmão com a mesma intensidade que nos amamos porque ele e eu somos um em Cristo, não há diferença.
d) - guardar a Palavra: "Escondi a Tua Palavra no meu coração para eu não pecar contra ti" - Salmo 119:11
Não existe meio de conhecer o Senhor se não for através de Sua Palavra. Como posso crescer em Deus? Como posso conhecer a Deus? Como posso saber qual é a sua vontade? Através da Palavra Dele. Se eu quero ter uma vida espiritual madura e crescente preciso meditar em sua Palavra dia e noite, buscar conhecer a Palavra de Deus e guardá-la em meu coração, para não pecar contra Ele.
e) - orar: "Orai sem cessar" - I Tessalonicenses 5:17
A vida cristã não é complicada, nós que a complicamos. Cristão que quer manter uma relação com Deus e não ora, é porque não quer relação alguma. Relação é convívio, diálogo, e é na oração que conversamos com Deus e, Ele conosco. Se quisermos crescer em Deus e caminhar na Natureza Espiritual devemos orar constantemente, buscar a face do Senhor, contar a Ele o que pensamos e buscar Nele respostas que precisamos, é assim que vamos crescer.
f) ser testemunhas de Cristo: "Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da Terra" - Atos 1:8
Ser testemunha é obrigação de qualquer cristão. Quem realmente mudou sua natureza se transforma em testemunha de Cristo, e testemunhar o Senhor não é apenas dizer do seu amor para todos (isso também é), mas é mostrar que Cristo vive através de nossas atitudes, é mostrar arrependimento e nojo ao pecado e profundo amor ao pecador. Isso é testemunhar Cristo!
Se quisermos verdadeiramente viver a essência de Cristo aqui na Terra precisamos ter a consciência que a Natureza Carnal deve ser abandonada e lutar com todas as forças de nosso ser para abraçarmos a Natureza Espiritual, que nos guarda inúmera bênçãos além da satisfação de conhecermos o Pai Celestial. Espero que essa série de devocionais possa ter levado você ao menos a pensar como tem sido sua natureza cristã, a meditar e refletir naquilo que Deus tem para você e o que você tem feito para Ele.
No amor do Pai
Daniel César

2 Comments:

Blogger Unknown said...

Muito maravilhoso comentario.
Porém ao crermos no Deus que conhecemos é preciso que a Espirito vença a carne, como é o propósito de Deus na vida daqueles que o obedece.
Em assim sendo o estudo nos leva a fazer o que realmente a Bíblia nos ordena a fazer.
Parabens.

abril 30, 2007 1:19 PM <$BlogCommentDelete?????????B?p??E?E????????????????????????????????????????†??????????????????????????????????†???????????????????????????????????????????????????????????????????4???????4?????????????????? ??????Icon$>
Anonymous Anônimo said...

ainda ontem tive uma atitude orgulhosa, que acredito que nao agradou nada a Deus. tive a humildade de pedir perdao a quem eu feri mas notei que Deus ja esta trabalhando em meu orgulho pois tomei a atitude de pedir perdao logo apos ter explodido em palavras contra meu irmao. minha oraçao tem sido para que Deus me mostre onde falho para poder Crescer continuamente Nele e voces manos? D.V.A.

maio 05, 2007 9:39 PM <$BlogCommentDelete?????????B?p??E?E????????????????????????????????????????†??????????????????????????????????†???????????????????????????????????????????????????????????????????4???????4?????????????????? ??????Icon$>

Postar um comentário

<< Home