segunda-feira, abril 23, 2007

As Duas Naturezas - parte I

Plano de Leitura
Segunda: II Crônicas 29, 30, 31 e 32
Terça: II Crônicas 33, 34, 35 e 36
Quarta: Esdras 1, 2, 3 e 4
A Natureza Carnal
No artigo anterior dei abertura a um tema que é muito interessante e de extrema importância para nossa caminhada crescente como cristãos. "As duas naturezas" é algo que é intrínseco no ser humano e deve ser cuidadosamente observado e ensinado nas igrejas cristãs. Para termos uma vida produtiva nos caminhos do Senhor devemos conhecer cada uma de nossas naturezas e nos posicionarmos como Deus se posiciona diante do assunto.
Sabe-se (foi dito no artigo anterior) que as duas naturezas do ser humano são: "Natureza Carnal" e "Natureza Espiritual", estudar, meditar, aprender sobre elas é imprescindível para nosso crescimento. Hoje, iremos falar um pouco sobre a "Natureza Carnal" adquirida com a queda de Adão e - em conseqüência disso - a separação do homem com Deus. Quero que você ore com todo seu coração ao ler esse texto para que compreenda a importância e profundidade do tema, não leie como um mero texto, mas busque em Deus sabedoria para aprender e colocar em prática em sua vida os ensinos nele contido.
"Ora, o homem natural não compreendeas coisas do Espírito de Deus, pois lhe parecem loucura, e não pode entendê-las porque elas se discernem espiritualmente" - I Coríntios 2:14
Paulo alertou claramente a igreja de Corinto a tomar cuidado com o "homem natural", pois ele não consegue entender as coisas de Deus porque sua mente é carnal, ou seja, uma mente que não é entregue a soberania do Espírito Santo. É preciso que saibamos que ter uma mente carnal, não implica necessariamente em viver em pecado. Carnal nesse contexto é apenas a contraposição a espiritual, ou seja, tudo aquilo que não é espiritual, é carnal. Logo, se buscamos entendimento pura e simplesmente humanos para as coisas de Deus estamos tendo conhecimentos carnais.
Paulo foi contundente no versículo citado acima porque ele sabia dos perigos de cairmos no engano da carnalidade, ele Paulo não estava advertindo a Igreja contra pessoas carnais que entrariam la, ele estava advertindo para cristãos carnais mudarem de mentalidade. Portanto, se temos a mente carnal, não significa que não somos salvos ou não temos o Espírito em nós, mas significa que precisamos mudar nosso comportamento de vida cristã. Vejamos alguns aspectos da natureza carnal:
a) não abandonar o pecado: - "Portanto, visto que nós também estamos rodeados de tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com perseverança a carreira que nos está proposta" - Hebreus 12:1
Quando nos achegamos a Cristo devemos buscar o arrependimento, quem não busca uma mudança genuína é porque sequer está em Cristo, porém muitos estão verdadeiramente no Senhor e buscam arrependimento dos pecados, porém não conseguem abandoná-los. Isso é sinal de mentalidade carnal, é preciso lutar contra a causa que te leva ao pecado, mas também é preciso dar uma palavra de comando a alma, a carne e decidir abandonar o pecado. Isso é prática de livre-arbítrio e colocá-lo em submissão a vontade de Deus, isso é vencer a natureza carnal.
b) tentar racionalizar o mundo espiritual: - "Ora, o homem natural não compreendeas coisas do Espírito de Deus, pois lhe parecem loucura, e não pode entendê-las porque elas se discernem espiritualmente" - I Coríntios 2:14
Não quero dizer aqui que devemos aceitar tudo como vindo de Deus sem questionar, pelo contrário, devemos comparar tudo à Palavra de Deus e reter o que é bom, porém, se temos a convicção (testificadas em nosso espírito e confirmadas pela Palavra) de que algo vem de Deus e ainda assim tentamos trazer compreensão humano, sentido humano, estamos demonstrando mentalidade carnal, porque as coisas espiritual se discernem espiritualmente e, ao discernirmos espiritualmente, aí sim, nossa mente compreende.
c) vontade contaminada: - "Eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum. Com efeito o querer está em mim, mas não consigo realizar o bem. Pois não faço o bem que quero, mas o mal que não quero, esse faço. Ora, se eu faço o que não quero, ja não o faço eu, mas o pecado que habita em mim." - Romanos 7: 18 a 20
Uma das primeiras atitudes do cristão novo convertido deveria ser lutar para limpar sua vontade de quaisquer contaminações mundanas ou controle das trevas, porque com nossa vontade contaminada, sempre penderemos para o pecado, como Paulo bem disse no versículo acima. Quando temos a vontade contaminada somos ainda carnais, porque não conseguimos vencer o pecado que está em nossa carne.
d) falta de comunhão: - "Ma se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo pecado" - I João 1:7
Falta de comunhão revela incapacidade de amar, quem tem dificuldade para amar é porque tem feridas não tratadas na alma e se deixa controlar por elas. Isso é atitude carnal e devemos combatê-la em nossas vidas. Viver em comunhão é viver continuamente perdoando e sendo perdoados, é amar apesar de tudo, ao agirmos assim vencermos nossa mente carnal.
e) não liberar perdão: - "Então Pedro, aproximando-se lhe perguntou: Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu lhe perdoarei? Até sete? Jesus lhe respondeu: Não te digo que até sete vezes, mas até setenta vezes sete." - Mateus 18: 21 e 22
Como dito anteriormente perdoar revela comunhão. A Bíblia não nos dá o direito de não perdoarmos nosso irmão, seja qual for o erro dele, portanto se retemos perdão, estamos praticando ato carnal. E precisamos aprender que perdão não é sentimento, é mandamento.
Claro que não é possível num artigo expor todos os atos carnais, nem é nossa intenção, apenas mostramos os mais corriqueiros na Igreja e, também não aprofundamos cada um deles por questão de espaço. Se alguém se sentiu amplamente interessado no assunto e tiver alguma dúvida querendo saná-la, ou apenas testemunhar entre em contato comigo pelo e-mail demlo.shu@gmail.com ou contate-me no msn: efesios222@hotmail.com Terei o enorme prazer em conversar com você.
No amor do Pai
Daniel César
CONTINUA

3 Comments:

Blogger Scheila said...

realmente, a natureza carnal é tão dificil de ser tratada e corrigida, mas agraças a Deus q pelas suas misericordias, Ele nos ajuda nisso

abril 23, 2007 10:24 PM <$BlogCommentDelete?????????B?p??E?E????????????????????????????????????????†??????????????????????????????????†???????????????????????????????????????????????????????????????????4???????4?????????????????? ??????Icon$>
Blogger Unknown said...

manos so para vos informar q n tenho tido tempo para ler os devocionais! mas tou em dia na leitura biblia diaria! Deus vos Abencoe! quando tiver um tempo vou por os devocionais em dia! Aquele Abraço

abril 27, 2007 11:39 AM <$BlogCommentDelete?????????B?p??E?E????????????????????????????????????????†??????????????????????????????????†???????????????????????????????????????????????????????????????????4???????4?????????????????? ??????Icon$>
Anonymous Anônimo said...

Concordo plenamente com a Sheila! Especialmente na parte ELE nos ajuda nisso

maio 03, 2007 11:54 AM <$BlogCommentDelete?????????B?p??E?E????????????????????????????????????????†??????????????????????????????????†???????????????????????????????????????????????????????????????????4???????4?????????????????? ??????Icon$>

Postar um comentário

<< Home