quarta-feira, abril 04, 2007

O Valor da Unidade

Plano de Leitura
Quinta: II Reis 10, 11, 12 e 13
Sexta: II Reis 14, 15, 16, 17 e 18

“Oh! Como é bom e agradável viverem unidos os irmãos” (Sl 133:01)

Creio que muitos de nós, senão a maioria absoluta, já ouviu alguma ministração sobre esse tema, geralmente é o texto preferido de pastores e líderes, pois fala de uma verdade que poucos praticam, mas que deveria ser a primeira a ser praticada. Um tema que temos sempre que estar muito atentos.

A unidade da igreja é algo que traz a presença de Deus para o nosso meio – “Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles.” (Mt 18:20), ou seja, quando estamos reunidos com um único objetivo, no nosso caso de adorar e conhecer a Deus, trazemos a presença de Deus para o nosso meio.

Vejamos um exemplo clássico de unidade na Bíblia: A Torre de Babel em Gênesis 11: 1-9. Tudo bem que o objetivo era outro, totalmente errado, queriam chegar ao céu e tornarem-se famosos por tal façanha, mas eles estavam alcançando o objetivo proposto no coração e Deus teve que tomar uma atitude de interromper aquilo que eles estavam planejando e executando: “E o SENHOR disse: Eis que o povo é um, e todos têm a mesma linguagem. Isto é apenas o começo; agora não haverá restrição para tudo que intentam fazer.” (Gn 11:6).

Deus mesmo sabe que se nós, seres humanos, pecadores, tivermos um objetivo e trabalharmos em unidade, alcançaremos facilmente o objetivo, tanto que por ser um objetivo errado nesse texto, Deus teve que intervir para impedir a continuidade, aquele povo iria conseguir o objetivo se Deus não houvesse confundido as línguas.

Eu acho que nós ainda não sabemos que língua falamos dentro das igrejas. Porque não trabalhamos em unidade com o restante do corpo de Cristo em prol do reino de Deus. O que está nos faltando para abrir os olhos e ver que a unidade é uma ferramenta essencial para o avanço do evangelho, enquanto estamos de passagem por este mundo?

Se soubéssemos realmente a ‘arma’ que o povo de Deus, nós, eu e você, temos nas mãos, ao nosso alcance, daríamos mais valor aos nossos irmãos, faríamos de tudo para que a unidade da igreja esteja em plena harmonia. “Nada façais por partidarismo ou vanglória, mas por humildade, considerando cada um os outros superiores a si mesmo” (Fl 2:3). Creio que esse versículo resume tudo, se eu agir com meu irmão sem egoísmo, ou para glória minha ou de qualquer que seja que não seja a glória de Jesus, estarei contribuindo grandemente para a unidade da igreja, tanto local, quanto mundial. Isso é um avanço enorme no crescimento da igreja, conseqüentemente do reino.

Além do mais, é tão gostoso quando vemos uma igreja ou mesmo um grupo de pessoas em unidade (lembrando que unidade é muito diferente de ‘panelinhas’), todos defendendo uns aos outros, demonstrando amor verdadeiro. Posso ver isso claramente na minha célula de adolescentes, ontem aconteceu um fato desagradável com uma das meninas - conflito familiar entre pais e filhos - as outras meninas foram auxiliá-la, conforta-la, exorta-la em alguns momentos, pude perceber o amor que elas têm umas pelas outras, durante meu horário de almoço, quando orei por ela, abracei-a e falei algumas coisas que creio Deus queria dizer a ela. Algumas das meninas perderam provas e trabalhos importantes na escola, pra poder ficar junto dela, pois era uma situação difícil para ela.

Porém creio que nada é por acaso e que Deus tem algo importante pra tratar na vida dessa adolescente, como tratou comigo na questão da unidade, o quanto isso é importante: chorar com os que choram, alegrar-se com os que estão alegres!!!

É a unidade que traz a presença de Deus para o nosso meio...

Até a próxima...
Scheila!!

3 Comments:

Blogger Unknown said...

Muito bom. Adorei.

março 06, 2021 8:39 AM <$BlogCommentDelete?????????B?p??E?E????????????????????????????????????????†??????????????????????????????????†???????????????????????????????????????????????????????????????????4???????4?????????????????? ??????Icon$>
Blogger Unknown said...

Otimo. Obrigada.

julho 26, 2021 11:24 PM <$BlogCommentDelete?????????B?p??E?E????????????????????????????????????????†??????????????????????????????????†???????????????????????????????????????????????????????????????????4???????4?????????????????? ??????Icon$>
Anonymous Anônimo said...

Estudo muito bom ,Deus continue anencoando

maio 01, 2022 12:44 PM <$BlogCommentDelete?????????B?p??E?E????????????????????????????????????????†??????????????????????????????????†???????????????????????????????????????????????????????????????????4???????4?????????????????? ??????Icon$>

Postar um comentário

<< Home