quinta-feira, maio 17, 2007

Casa Favorita

Eu quero ser, o lugar onde Você gosta de estar, eu quero ser Sua casa favorita, quero ser o teu altar” (Ministério Filhos do Homem)

Como “boa filha de pastor” (rsrsrs =P ), sábado eu que trouxe a ministração no Culto de Jovens (dessa vez não tremi tanto quanto da primeira, mesmo assim, gaguejei um pouco). E quero compartilhar com vocês aquilo que trouxe pros jovens naquela noite: sobre sermos uma pessoa agradável, pois somos templo do Espírito Santo (1ª Co 6:19-20), e assim como nós desejamos morar em um lugar confortável e bonito, porque que o Espírito Santo teria que habitar num ‘lixão’??? Quero fazer uma analogia: imagine que você comprou um terreno com uma casinha, porém existem alguns passos que você precisa fazer antes, durante e depois da mudança, certo?! Vamos passo a passo nessa mudança, sempre comparando com nossa vida cristã.

1) Legalizar: se o terreno não estiver no seu nome, você não é dono, a casa não é sua, você precisa escriturar e assim se tornar dono. Da mesma forma nossa vida cristã, quando aceitamos Jesus como Senhor e Salvador de nossas vidas, damos o direito a Ele, Deus se torna nosso dono. “... propriedade exclusiva de Deus...” (1ª Pe 2:9)

2) Limpeza externa: ninguém gosta de morar numa casa onde está cheio de entulho, mato, essas coisas, então a primeira coisa que se faz é providenciar essa limpeza. Na vida cristã também, quando aceitamos Jesus, demos legalidade a Deus, e por isso Ele faz uma “limpeza”, começando pelos pecados de conseqüência mais grave, aquele que de certa forma a sociedade reprova, e Deus mais ainda. “no sentido de que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe segundo as concupiscências do engano, e vos renoveis no espírito do vosso entendimento, e vos revistais do novo homem, criado segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade.” (Ef 4:22-24).

3) Mudança: enfim chegou a hora de realizar a mudança, colocar as coisas em ordem, nos seus devidos lugares. Na vida cristã é hora de começar a honrar, adorar somente a Deus, o que antes ocupava o primeiro lugar no seu coração, é hora de abandonar e adorar somente a Deus. “Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores. Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade.” (Jo 4:23-24).

4) Divulgação: tudo certo na nova casa. Mas... ninguém sabe onde você mora agora, é necessário portanto divulgar o novo endereço. Na nossa vida cristã da mesma forma, divulgar quem somos e de Quem somos, precisamos testemunhar que nossa vida mudou por causa de Jesus. “Pois não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê.” (Rm 1:16)

5) Manter a Limpeza: todos gostam de morar numa casa limpinha, arejada, cherozinha, bunitinha, certo?!, mas se deixarmos de limpar, tirar o pó, acaba virando aquela ‘coisa’ - horrível. Pois bem, na vida com Deus da mesma forma precisamos estar nos limpando, tirando os pecados que cometemos durante o dia, precisamos buscar e manter uma vida de santidade. “Todo aquele que é nascido de Deus não vive na prática de pecado; pois o que permanece nele é a divina semente; ora, esse não pode viver pecando, porque é nascido de Deus.” (1ª Jo 3:9)

6)Decoração: uma casa bem decorada, com flores, tudo organizado é muito mais gostoso de morar do que uma casa mal cuidada. Nem que você tenha que apenas trocar os móveis de lugar de vez em quando, mas é bom mudar a decoração. Na vida cristã também precisamos mudar sempre, buscar mais e mais a presença do Espírito Santo, é Ele que vai mudar tudo na sua vida. “Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus” (Rm 12:1-2)

Deus sempre tem mais pra nós, nós é que vamos decidir se queremos tomar posse disso ou não. Ficar apenas olhando não vai trazer resultados concretos na nossa vida com Deus, precisamos decidir se queremos fazer com que nossa vida seja agradável ao Espírito Santo ou que seja uma casa mal cuidada, onde Ele mal consiga habitar direito, com o devido conforto que só Ele merece.

A decisão é sua. Torne a sua vida a casa favorita do Papai!!!!

Até a próxima...
Scheila!!