sábado, maio 05, 2007

Sois cegos?!

Plano de leitura:

Sabado: Ester 9 e 10; Jó 1 e 2
Domingo: Jó 3, 4, 5 e 6


“Fecho os olhos e abro meu coração... Cubra-me e me faça algo, transforme algo normal em algo belo” (Jars of Clay – Something Beautiful)

Já ouviram o trocadilho "Que enxerga em terra de cego, é rei"?! Heheh... esta semana estava lendo o texto de João 9, e esta é uma história me mexe muito comigo (como a Bíblia toda, né?!)... Ela envolve muitas situações corriqueiras da nossa vida cristã, e o quanto acontece muito o fato de que o que realmente vemos não nos fazem estar realmente enxergando algo. Talvez o trocadilho não seja tão preciso assim!

"Respondeu ele (o que foi cego) pois, e disse: Se é pecador, não sei: uma coisa sei, e é que, havendo eu sido cego, agora vejo" (Jo 9:25)

No artigo anterior, Troca Equivalente 2, falei a respeito de atribuirmos coisas a Deus que na verdade não a são. Neste artigo, é a realidade de atribuir a Deus sim, mas não atribuir como algo corriqueiro, simples até. Ultimamente temos visto muito saudosistas no meio cristão, já perceberam?! “Ah, naquele tempo as coisas aconteciam assim... hoje tá tudo tão normal.” Pois é: um misto de falta de visão com visão perfeita. Tudo em Deus tem um tempo, mas não em relação as obras milagrosas, nem a Sua vontade ser manifesta. Jesus, em sua caminhada (no Evangelho de João fica bem aparente isso), fazia muitos milagres. Vários, não poucos. A deste cego em João 9 e toda a história dos religiosos e descrentes que ela traz, mostram a característica particular da pergunta: Estamos vendo?!

Até que ponto nós damos o verdadeiro valor às pessoas que estão iniciando na fé cristã, e até que ponto estamos abertos pra entender o que elas realmente estão passando? Todos nós, eu e você, que estamos lendo este artigo já tivemos um início na vida com Deus, de forma direta ou não. Mas muitas vezes nosso orgulho nos leva a considerar que, pelo fato de sermos (ou melhor, nos considerarmos) 'maiores' em Deus, ou que já temos um bom tempo de caminhada na fé, faz com que nos sintamos os entendidos, aqueles que sabem de tudo. Mas de repente, chega alguém curado, transformado pelo poder de Deus (que a Bíblia mesmo afirma que o Espírito será derramado sobre toda a carne, e isso pode ser no primeiro contato com o Senhor) e aí, como proceder?! Sermos como os fariseus, os seres perfeitos e entendidos em tudo, ou como Jesus, chegar na pessoa, e apresentar mais ainda sobre o que Deus tem a fazer?!

Ver o que Deus quer fazer nos dias de hoje é simplesmente ver a Bíblia em sua totalidade, ver o que Jesus fez, e continuar fazendo a obra d’Ele. Simples como abrir os olhos. O próprio cego entendeu isso...

“Ele respondeu, e disse: Quem é ele, Senhor, para que nele creia?” (Jo 9:36)

As experiências de Jesus na nossa vida acontecem para que nossos olhos sejam abertos, não só os nossos, mas para que os de outros que ainda não O conhecem também possam. São para testificar que nada somos sem Ele, e isso é termos olhos abertos: para que reconheçamos nossas limitações, e possamos crescer da forma correta, alcançando vidas e grande destreza no Senhor.

“Disse-lhes Jesus: Se fôsseis cegos, não teríeis pecado; mas como agora dizeis: Vemos; por isso o vosso pecado permanece” (Jo 9:41)

E então, sois / somos cegos?! Deus te abençoe, com visão aberta para aquilo que Ele deseja encontrar em você, e para aquilo que você deseja encontrar n’Ele.

Jef!

1 Comments:

Blogger Scheila said...

só tenho uma coisa a comentar...

Pai, abra os olhos para q realidade espiritual q o Senhor quer q vejamos!!!

maio 06, 2007 4:48 PM <$BlogCommentDelete?????????B?p??E?E????????????????????????????????????????†??????????????????????????????????†???????????????????????????????????????????????????????????????????4???????4?????????????????? ??????Icon$>

Postar um comentário

<< Home