segunda-feira, março 17, 2008

A Verdadeira Páscoa - parte 1

"Assim pois o comereis: Os vossos lombos cingidos, os vossos sapatos nos pés, e o vosso cajado na mão; e o comereis apressadamente; esta é a páscoa do SENHOR." - Êxodo 12:11
O feriado que eu mais gosto está chegando. Desde que era criança e, antes de me tornar cristão, sempre preferi a Páscoa ao Natal. Para mim soava muito mais legal a idéia de ganhar ovos de chocolate do "coelhinho da Páscoa" do que esperar pelo "Papai Noel", afinal, presentes eu já ganhava em meu aniversário, Dia das Crianças e em outras ocasiões. Mas era apenas uma vez por ano que eu tinha o privilégio de devorar quilos (ta certo, exagerei) de chocolate em formato de ovo.
Quando meu tornei cristão e descobri que a Páscoa era na verdade uma festa cristã, confesso que me senti muito feliz, até emocionado, por saber que meu feriado predileto era uma festividade criada pelo próprio Deus. Aleluia, eu poderia comer Ovos de chocolate sem peso na consciência.
Vivi um bom período cristão assim. Comendo Ovos de chocolate e, em algumas Páscoas, participando de Retiros Espirituais, sem contudo nunca ter me perguntado exatamente o que é a Páscoa. Eu vi uma peça teatral certa vez em que um menino indagava os pais - ambos cristãos - sobre o que era a Páscoa e eles explicavam que era a Festa em comemoração a Ressurreição de Jesus, acreditei e assim vivi muito tempo.
A partir do momento em que tive uma experiência pessoal e real com o Senhor, comecei a me interessar muito pelo estudo das Escrituras e, um dia, me deparei com um lindo estudo sobre a tradicional e milenar festa, a Páscoa. Fiquei fascinado com o estudo e com a grandiosidade que esta festa cristã representa.
O texto-chave em Êxodo, fala de Deus instituindo a Páscoa e ordenando que o povo de Israel se sacrifique para comemorar a Páscoa, como diz o texto: "esta é a Páscoa do Senhor". Mas o que seria isso? Matar animais? Não!
Páscoa é, na tradução literal, significado de libertação. A Festa da Páscoa foi instituída por Deus logo após o povo de Israel ter sido libertado milagrosamente das mãos da tirania da liderança egípcia, através de uma sucessão de milagres vindos do próprio Senhor que usou Moisés e Arão para tal obra.
Quando o povo foi liberto, todos muito felizes, Deus ordenou que sacrifissem um cordeiro como forma de gratidão pela libertação, ou seja, pela Páscoa. A Páscoa, em todo Velho Testamento servia como memorial para que as novas gerações dos israelitas jamais se esquecessem da milagrosa libertação que Deus proporcionou a seu povo num momento tão desesperador.
Isso, no Velho Testamento a Páscoa já tinha uma simbologia linda e que, se o povo de Israel tivesse um pouquinho mais de cuidado, jamais iria menosprezar tudo o que o Senhor fizera por eles. A partir do Novo Testamento, contudo, a Páscoa tomou novas direções, mesmo mantendo o significado literal.

CONTINUA

No amor do Pai
Daniel César

2 Comments:

Anonymous Anônimo said...

continua? quando? hehe Gloria a Deus por vossas vidas! Ele Vos ama muito!

agosto 07, 2008 5:40 AM <$BlogCommentDelete?????????B?p??E?E????????????????????????????????????????†??????????????????????????????????†???????????????????????????????????????????????????????????????????4???????4?????????????????? ??????Icon$>
Blogger Unknown said...

Muito bom .que Deus continui abençoado você em nome de Jesus Cristo

fevereiro 28, 2019 1:26 PM <$BlogCommentDelete?????????B?p??E?E????????????????????????????????????????†??????????????????????????????????†???????????????????????????????????????????????????????????????????4???????4?????????????????? ??????Icon$>

Postar um comentário

<< Home