segunda-feira, fevereiro 18, 2008

Autoproteção

"Portanto, visto que nós também estamos rodeados de tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com perseverança a carreira que nos está proposta" - Hebreus 12:1
Deus tem me feito meditar em um tema ja há algum tempo. Aqueles momentos em que passamos diante do Senhor e que Ele sempre nos leva a um tipo específico de meditação, em que aprendemos algo novo dentro do mesmo tema, é isso que tem ocorrido comigo. Esse versículo me veio a memória quando me propus a escrever sobre o tema. O que é o embaraço que o texto fala? E o pecado, o que é?
Eu estou lendo um livro que o Senhor usou e continua a usar para ministrar em meu coração sobre o pecado. O livro fala que pecado é apenas uma tentativa doentia que o ser humano tem para buscar a independência de Deus, para garantir sua independência. Este mesmo livro fala que somos seres criados para nos relacionarmos e, em virtude da nossa cegueira espiritual que nos faz tentar sermos independentes do Pai, acabamos por nos ferir e ferir a outros em nossos relacionamentos. Isso acaba por produzir uma autoproteção inconsciente que nos impede de crescermos em comunhão, em unidade, em amor para com nossos irmãos.
O livro "Como compreender as pessoas" de Larry Crabb vem mexendo muito comigo por isso. Antes mesmo de começar a ler o livro, o Senhor já falava ao meu coração sobre a necessidade que eu tenho de aprender a perdoar e esquecer. Mas esquecer a ponto de não temer novas feridas, de não me proteger em meus relacionamentos com medo de que as pessoas voltem a me ferir. Porque o amor lança fora todo medo.
Eu sei que muitas pessoas ao ler isso vai achar uma loucura completa, afinal é natural que se as pessoas nos feriram nós tenhamos o direito de não querer confiar, até perdoamos, mas não a queremos mais como amigos. Esse é um pensamento humano e pecaminoso que tem sido ensinado nas igrejas. Jesus não fez isso! Jesus não faz isso! Ele perdoo Pedro por tê-lo negado três vezes e, depositou sua confiança neste discípulo turrão. Esse amor sem desconfiança, sem medo, mudou a vida de Pedro. Hoje, Ele nos perdoa e retoma o relacionamento conosco como se nunca houvéssesmos pecado.
Como seres pecaminosos e decaídos, infelizmente nós temos a tendência de querer nos afastar das pessoas que nos fizeram mal, com a intenção de guardar nossa alma, nossos sentimentos. Tudo de forma muito sutil, as vezes - e na maioria das vezes - sequer percebemos que estamos agindo assim por autoproteção, mas achamos que é uma atitude natural para não nos prejudicarmos.
Jesus nos criou para vivermos em comunidade, nos relacionarmos. E eu sei que não é fácil para quem estar lendo imaginar confiando naquela pessoa que o traiu de maneira tão dura, tão terrível e mesquinha. Mas, se você não fizer isto, está se autoprotegendo e não conseguirá travar um relacionamento maior com o Senhor. Porque Deus não age em meio a muros de proteção, todos eles precisam ser destruídos, um a um.
Eu não sei se você foi traído por um amigo. Ferido por uma igreja que não soube lidar com você ou pela sua família que não soube te dar amor. Independente de qual seja a causa da ferida, perdoe e ame. Ame com uma intensidade jamais vista. Ame essas pessoas a ponto delas perceberem que apenas Jesus em sua vida é capaz de fazer você agir assim. Não pense assim: "mas elas não mudaram, por que confiar?". Não ame-as pelo que elas fazem, ame-as pelo que elas são, exatamente como Jesus faz com você. E quando alguém te ferir, lembre-se deste trecho:
"Vinde, e tornemos para o Senhor. Ele nos despedaçou e nos sarará; fez a ferida, mas a ligará.
Depois de dois dias nos dará vida; no terceiro dia nos ressuscitará, e viveremos diante dele" - Oséias 6: 1 e 2
As pessoas que te ferem são apenas agentes de Deus que faz a ferida e a sara, por que? Para tratar de sua personalidade, de áreas da sua vida que precisam amadurecer e chegar ao pleno conhecimento da majestade de Cristo. "Deus, livra-nos de toda autoproteção. Queremos amar nosso próximo, livres de todo medo, livres de todo sentimento de olharmos o passado. Não importa o que ele nos fez no passado, não importa quão dura foi a ferida. Eu sei que ela foi aberta pelo Senhor para ministrar em minha vida e por isso Pai, libero perdão a todos que me feriram. Quero amar meu irmão incondicionalmente, ajuda-me Deus a livar-me da autoproteção, não preciso me proteger dos meus relacionamentos, antes quero estar aberto a eles porque o Senhor é minha proteção. Eu creio nisso Senhor e ministro para todos os leitores. Em nome de Jesus. Amém".
No amor do Pai
Daniel César