sexta-feira, fevereiro 15, 2008

Deuses e promessas


“Se vós vos virardes de segui-lo, também ele os deixará de novo no deserto, e destruireis a todo esse povo”
(Números 32:15)

Muito se fala sobre sonhos, muito se fala sobre avanços e conquistas. Muito se incentiva e se prega, muito cai no coração... mas já percebeu o quanto muitos delas (senão todas) são extremamente difíceis na hora do 'vamos ver'?

Um dos principais poderia ser o conformismo, mas isso seria só a metade da equação; acrescenta-se aí algo conhecido do povo – medo de investir, ou se adaptar as mudanças! Essa consegue ser uma barreira ainda maior que o conformismo, mas só o é porque a usa o próprio conformismo como base...

Israel foi massacrada, oprimida e escravizada pelo Egito por séculos. E mesmo se tornado uma nação grande e poderosa, continuava a patinar numa vida medíocre. E quando Deus levanta Moisés, e o usa, Deus sempre deixou claro o objetivo – a terra que mana leite e mel. Mas sempre existirão pessoas que se encaixam no problema de Números 32 – Os que vão adiante, rumo a promessa, e os que deixam de lado...

... E olham para o próprio umbigo!

É bem isso – eles tinham o bom: gado, terra... mas ainda não tinham o melhor de Deus, mas não estavam nem aí - queriam suas coisas, e em toda a fala do capítulo doze você não os vê dando a glória devida ao Senhor. E ficar olhando pro umbigo complica em ou dar de cara com a primeira barreira que houver ou não sair do lugar. Isso custou, e muito caro para as tribos de Ruben, Gade e a meia tribo de Manassés – não conseguiram as coisas no tempo de Deus, e muito menos Seu melhor. E o pior: foram, como Moisés bem apresentou no versículo em destaque: foram a DESTRUIÇÃO deles mesmos.

Mas ainda existe um lugar a sombra, e este lugar está na perseverança! Perseverança essa que é sustentada pelo sonho (assim como foi com Josué e Calebe), que não se preocuparam consigo mesmos, nem com suas coisas e que ousaram crer nas promessas de Deus para suas vidas e a vida da nação.

Onde você se encaixa nessa história?!

Resista, fique firme e perseverante! Deus é contigo!

Abração! Bom fim de semana!

Jef!