sábado, maio 26, 2007

Velhas promessas

Plano de Leitura:
Sabado: Salmos 43, 44, 45, 46, 47, 48 e 49

Domingo: Salmos 50, 51, 52, 53, 54, 55, 56 e 57


“De fato, o cristianismo é velho, cada vez mais velho, ano após ano. No entanto, ele é também novo, cada vez mais novo, manhã após manhã” (John Scott)

Diferente da semana anterior, essa foi bem tranqüila... Deus me fez relembrar de algumas situações e pessoas queridas que marcam nossa vida, e a Sua ação através delas. Ontem encontrei um pastor, amigo meu (por assim dizer), no Orkut (olha que coisa de Deus é esse Orkut.... ^^ ), que trouxe uma revelação do Senhor pra minha vida na área empresarial, que por sinal é a continuação de uma outra revelação (a parte do processo, hehe), de uns 6 ou 8 anos. Foi a respeito disso que meu coração se alegrou em saber o que o Senhor tinha pra mim, com certeza, me agrada muito (é a coisa que eu mais gosto de fazer), não só por ser a Sua vontade feita, mas também por ser igual a minha. Promessas do Senhor, é a certeza daquilo que Ele mesmo afirma em Jr 29:11:

“Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais.”

É bom ver quando Deus nos direciona para o bem, a vontade d’Ele. Fiquei me questionando sobre meu trabalho atual (que é muito, mas MUITO diferente da promessa), e Deus me deu mais paz no coração denovo. Sabe, é quando nos prendemos em Deus que temos total confiança que aquilo que direcionamos na nossa vida é o correto. Vemos isso na vida de Calebe, com uma ênfase toda especial em Josué 14. Quero me prender em dois detalhes muito importantes desse que foi (pra mim) um dos maiores exemplos de fidelidade e perseverança da História.

“Tinha eu quarenta anos quando Moisés, servo do Senhor, me enviou de Cades-Barnéia para espiar a terra; e eu lhe relatei como sentia no coração. Mas meus irmãos que subiram comigo desesperaram o povo; eu, porém, perseverei em seguir o Senhor, meu Deus. Então, Moisés, naquele dia, jurou, dizendo: Certamente, a terra em que puseste o pé será tua e de teus filhos, em herança perpetuamente, pois perseveraste em seguir o Senhor, meu Deus. Eis, agora, o Senhor me conservou em vida, como prometeu; quarenta e cinco anos há desde que o Senhor falou esta palavra a Moisés, andando Israel ainda no deserto; e, já agora, sou de oitenta e cinco anos” (Js 14:8-10).

Gosto do exemplo de Calebe devido sua seriedade. Muitas vezes colocado como personagem secundário sim, mas diferentemente daquilo que fez a Josué, Deus tinha outros planos pra sua vida. A sinceridade e confiança sempre serão as chaves de abertura da benção. Através delas é que podemos dar maiores passos rumo àquilo que o Senhor já conquistou por nós. Calebe entendeu isso muito bem, e continuou lutando... por “pequenos” 40 anos... (coisa pouca, não?! ^^ ).

Perseverança então pode ser considerada como o abrir da porta mesmo... O que mais me deixa de queixo caído (e com vergonha, afinal isso é um murro na boca do estômago do nosso orgulho – e graças a Deus por isso) é isso veio no antes, durante e depois da promessa. Calebe assim finaliza:

Estou forte ainda hoje como no dia em que Moisés me enviou; qual era a minha força naquele dia, tal ainda agora para o combate, tanto para sair a ele como para voltar. Agora, pois, dá-me este monte de que o Senhor falou naquele dia, pois, naquele dia, ouviste que lá estavam os anaquins e grandes e fortes cidades; o Senhor, porventura, será comigo, para os desapossar, como prometeu”. (Js 14:11-12)

Perseverar é a batalha principal. É fácil (de certa forma) sermos sinceros e confiantes em nós mesmos, mas com Deus a situação muda um pouco – Calebe disse bem – o Senhor será comigo (ele sabia que por si só não conseguiria...). E ser perseverante, então, é pra poucos. Muito poucos, por sinal. Você tem perseverado naquilo que Deus lhe confiou? Acredite, falta pouco pra tudo isso acontecer, e quando o tempo chegar, você não se esquecerá do tempo que passou, e principalmente, de que é Deus que tem cuidado de você. Seja desses poucos... Acredite!

Jef!