quarta-feira, agosto 08, 2007

Filho reclamão

Plano de Leitura:
Quarta: Ezequiel 44, 45, 46, 47 e 48
Quinta: Daniel 1, 2, 3, 4 e 5
Tenho certeza que você já ouviu essa expressão mais de uma vez. Quantas vezes cada um de nós tem o imenso desejo em chutar o pau da barraca e falar, reclamar, tomar uma atitude como a nossão visão mostra ser necessário. Sair da nossa vida de santidade e relembrar os "bons" e velhos momentos de carnais.
E não estou dizendo apenas em relação a relacionamento com pessoas, digo em relação a circunstâncias também, afinal todo cristão passa pelo momento de chutar o pau da barraca, ou seja, enfrentar uma situação tão terrivelmente difícil que o desejo máximo é abrir mão dos sonhos de Deus, abrir mão de todo um processo iniciado e simplesmente largar tudo, mas não dar uma paradinha para descansar, largar, gritar que não quer mais, sair falando que tudo é ilusão.
E quanto ao relacionamento com Deus? Quantas vezes o desejo de nossa alma, de nosso coração é colocar Deus numa cadeira de área (gostei da expressão ehehhee) e falar umas "verdades" para Ele, afinal por que Ele permite tantas coisas? A gente jejua, ora, chora, prega, dizima, oferta, falta se flagelar fisicamente em busca da tal satindade e parece que Deus se diverte colocando situações terríveis, pessoas insuportáveis e desejos tão deliciosos quanto pecaminosos.
Você ja passou por isso? Bem vindo ao clube dos filhos de Deus que não matou sua carne. Eu ouço muitas pessoas dizendo que "tem o direito de desabafar com o Pai, de reclamar porque senão enlouquece" e fico me perguntando onde em toda a Bíblia Deus nos dá o direito de reclamarmos de algo? Vamos tentar imaginar um diálogo entre um filho reclamão e o Deus justo?
__ Pai, cansei, eu faço das tripas coração para ser santo e você não dá a mínima para mim.
__ Filho, não é assim. Tudo coopera para o bem daqueles que Me amam, você não compreende?
__ A única coisa que eu compreendo é que depois que te sirvo as coisas parecem piorar na minha vida.
__ É mesmo? Você antes era sujo e hoje? Você antes não tinha paz e hoje? Você antes não tinha salvação e hoje? Você antes não tinha amigos e hoje? Sua família antes era destruída e hoje?
__ Mas... mas... eu não aguento tanta pressão.
__ Não aguenta porque gosta de pecar.
__ Não é bem assim não, a Bíblia diz que só o inimigo acusa, Deus perdoa.
__ Perdoo, e não estou acusando, estou mostrando suas falhas para você corrigir. O que você prefere que eu te corrija pelo Meu amor ou te abandone a própria sorte?
O diálogo evidentemente se encerraria aqui. Qual resposta poderíamos dar? Pois é, Deus não nos dá o direito de reclamarmos, Ele nos dá o direito de clamarmos por sua graça diante das terríveis circunstâncias e aí sim Ele vai nos abastecer com as infinitas misericórdias. Mas filho reclamão, caaaaansa... ainda bem que Ele é realmente Deus de misericórdia...
No amor do Pai
Daniel César