sábado, julho 28, 2007

Sucessão

Plano de Leitura:
Sábado: Ezequiel 8, 9, 10, 11 e 12
Domingo: Ezequiel 13, 14, 15, 16 e 17



"O homem que não valoriza o auto-exame pode estar bem certo de que as coisas precisam ser examinadas"
(Charles H. Spurgeon)

(Quase não gosto de Spurgeon, não?! Hahaha!)

Esta semana, mais precisamente ontem (=D) estava relendo sobre Elias e Eliseu (especialmente 2Reis), e vendo alguns detalhes. Diga-se de passagem, logo de cara vemos como Eliseu “veste a camisa” e vai com tudo, realizando obras maiores que a de seu discipulador (mestre, professor, ou como queira!), mesmo com menos de meia hora de “adquirir o poder”. Isso me fez rever alguns conceitos a respeito da sucessão, suas importâncias, ações no mundo do Espírito, e principalmente, o agir de Deus através do mesmo.

Se formos ver, biblicamente, as sucessões, você poderá ver algo: mesmo não sendo infalíveis, os homens fizeram coisas grandes: foi com Moisés e Josué, Davi e Salomão, Elias e Eliseu... Mesmo não sendo tão falados, fizeram coisas grandiosas, e que possivelmente foram mais importantes que a de seus antecessores devido um detalhe: eles são os responsáveis pelo futuro. Davi não pôde fazer um Tabernáculo, mas Salomão o pode. Moisés não esteve na terra prometida, mas Josué sim. A responsabilidade de formar o futuro é importante para Deus. Haja visto que Seu Filho disse:

“Em verdade, em verdade vos digo que aquele que crê em mim fará também as obras que eu faço e outras maiores fará, porque eu vou para junto do Pai” (Jo 14:12)

Creio que esta Palavra que Jesus disse aos seus discípulos seja uma chave para a Igreja atual. Melhor dizendo, é um ânimo a mais na caminhada. Se formos ver alguns aspectos históricos do cristianismo, podemos ver que várias coisas já aconteceram (principalmente a respeito dos primeiros avivamentos), sinal que esta profecia tem se cumprido. Talvez só o fato de não termos a mesma essência que Jesus tinha, e podermos realizar curas em nome do Senhor já é um grande fator. Mas como o Senhor mesmo disse: “Alegrai-vos antes por vossos nomes estarem escritos nos céus” (Lc 10:20)

Prendo minha alma nestes detalhes: muitas vezes fazemos alguns “deuses” quando essas coisas acontecem, quando na verdade fazemos isso através oração, jejum, adoração... quando estamos praticando nosso cristianismo de forma efetiva, conseguimos essas coisas, mas quando existe a necessidade, tem que expor ao mundo mesmo, a “olho-nu”, como foi o caso dos setenta homens de Lc 10.

Amados, não sei como, se têm feito isso, mas perseverem nesse sentido: sem santidade ninguém verá ao Senhor, e somente em santidade essas coisas poderão acontecer, e com isso o mundo, mesmo que poucos, sejam livres das armadilhas do mundo: respeite aqueles que têm te treinado, que têm discipulado, perseverado pela sua vida, e juntamente a posição de sucessor (mais ainda servo, filho e discípulo) de Jesus, ser bênção às nações.

Abraço!

Jef!!!