quinta-feira, agosto 16, 2007

Lados opostos

"Existe algo mal em meu ser... este é o vento que sopra as árvores..." (My Obsession – Delírious?) – música é o que há!

Revendo Reis novamente, revendo a vida... aprendendo mais um pouco!

Tenho visto que hoje em dia, se tratando de séries e desenhos de sucesso, uma das principais formulas que tem levado determinadas séries até este sucesso é a forma de mostrar os dois lados da moeda que se chama vida (é, essas coisas são cultura – pop – mas sou assim!), e você pode perceber, sempre é o retrato de um lado sendo de uma forma, o outro o oposto. E nossas mentes, se colocando no lugar deles, acabam por chegar a um conflito – apoiamos e entendemos os dois lados. Tipos de situações como essa são situações do nosso cotidiano. Se você assiste séries como Gundam, Smallville, O.C., já tem uma noção do que eu estou colocando.

E isso me faz lembrar justamente o tempo em que não havia reis em Israel. E o povo clamou por um rei, humano, e Deus, mesmo a contra-gosto, ‘aceitou’. Logo depois das falhas de Saul, e a morte de Davi, o que se vê é que a cada seis reis, apenas um andou conforme as vontades de Deus. A principal frase que será lida é... “Fez o que era mau aos olhos do Senhor” (sem referências, são muitas). Existe um problema em nós que são os nossos impulsos. Nossas decisões. E nem sempre esses impulsos estão sujeitas a vontade do Senhor. Porquê?! Desejos são da alma, e conseqüentemente, da carne. Quando colocadas em um nível maior, prendem e dominam nosso ser.

Com isso, caímos na famosa batalha de Paulo: “Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem nenhum, pois o querer o bem está em mim; não, porém, o efetuá-lo. Porque não faço o bem que prefiro, mas o mal que não quero, esse faço. Mas, se eu faço o que não quero, já não sou eu quem o faz, e sim o pecado que habita em mim” (Rm 7:18-20)

A controvérsia entre carne e espírito é tão grande que confunde nossa pequena mente, porque são extremamente ligadas, e a diferença está numa linha mais ínfima ainda. Mas as execuções dos fatos determinam qual de nossas partes está agindo – nossa alma ou nosso espírito. É em muitos aspectos normal ver coisas que são feitas na carne acontecerem também em coisas feitas pelo espírito. O reinado em Israel era assim – Ou Deus ordenava ir, ou os reis agiam segundo seu próprio querer. O mesmo em relação as torres, os altos, os jardins... tudo voltado a uma adoração não destinada a Deus. Nosso mal interior impulsiona sempre nossa vida pra trás, e o que é pior, longe do Senhor Jesus.

E a única forma de podermos “peneirar” e ver por qual lado estamos agindo é pela ação do Espírito. É saber, com certeza absoluta, de que Deus realmente está se agradando desta ação.

Me preocupa hoje o nível de ação cristã... Se está muito preocupado em várias coisas, mas pouco tempo se coloca a vida no altar e saber o que tem feito é o certo: é uma questão de santidade, de renovação de glória e glória...

Como você está?!

Abraço galera, até sábado!


Jef!