sábado, janeiro 06, 2007

Retribuição

Programação de leitura!
Sabado: Gn 9,10,11
Domingo: Gn 12,13,14


Bem, ler e reler a Palavra de Deus sempre nos faz crescer, e nos faz ver alguns detalhes interessantes que antes não havíamos ns]os apercebido... esse foi um desses detalhes que passaram... mas consegui ver... E que tal a gente falar sobre retribuição?! Aproveitando o ensejo dos planos de leitura, poderemos ver algumas coisas interessantes sobre a vida de Abrão – Antes mesmo dele ser o Pai Abraão – podemos ver suas atitudes de adoração a Deus, mesmo com os tais defeitos de mentiras que todos nós conhecemos dele (hehehe – acusação?!). Um desses é a retribuição a Deus. Vamos ver alguns versículos em que podemos tratar melhor sobre isso:

“Passando dali para o monte ao oriente de Betel, armou a sua tenda, ficando Betel ao ocidente e Ai ao oriente; ali edificou um altar ao Senhor e invocou o nome do Senhor.” (Gn 12:8)

“E Abrão, mudando as suas tendas, foi habitar nos carvalhais de Manre, que estão junto a Hebrom; e levantou ali um altar ao Senhor.” (Gn 13:18)

“E sucedeu que, posto o sol, houve densas trevas; e eis um fogareiro fumegante e uma tocha de fogo que passou entre aqueles pedaços. Naquele mesmo dia, fez o Senhor aliança com Abrão, dizendo: À tua descendência dei esta terra, desde o rio do Egito até ao grande rio Eufrates” (Gn 15:17-18)

Tratei isso ontem com a galera aqui na célula – Somos sim o templo do Espírito, mas perceberam como Abrão sempre levantava altares para adorar a Deus depois de um tempo de conversa com Ele?! E não tinha o Espírito como nos dias de hoje... Após receber as promessas, levantava altares. Adorava a Deus. E bem, o que temos feito depois de nossos momentos de conversa com Deus?! Estamos aprendendo aquilo que Deus verdadeiramente quer de nós, e sabendo o adorar com o que temos? Sinceramente, achei muito interessante essa ação de Abrão pelo fato que Ele sempre confiou no Senhor, o que foi imputado como justiça (Gl 3:6“É o caso de Abraão, que creu em Deus, e isso lhe foi imputado para justiça”). E com isso vemos, como a Scheila afirmou em seu artigo anterior, o “detalhe” de que devemos andar não por regras, MAS POR PRINCÍPIOS. Isso fez valer a Abrão muitos pontos extras lá com Deus. Ele vivia nos princípios, e este é o fator que atrai a benção de Deus à nossas vidas.

Vejo esta a solução para que estejamos do lado bom de Deuteronômio 28, onde a lista de maldições é deveras gigantesca em relação com as de benção... heheh! E a dica:

“Se atentamente ouvires a voz do SENHOR, teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que hoje te ordeno, o SENHOR, teu Deus, te exaltará sobre todas as nações da terra.” (Dt 28:1)

(Gosto dessas dicas que Deus nos dá!!! =D ) O cuidado de guardar aquilo que Deus tem. Concilio isso com a leitura da Bíblia, como temos enfatizado nesses dias. Bem, não temo como a gente pegar pedras e no meio da rua apresentar um “churrasco” pra Deus como naquele tempo né? (hahahahaha) Mas nós, como o sacrifício vivo sim (Rm 12:1“Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional”), mas seguindo o princípio, não uma regra. E por amor a Pessoa d’Ele, e não pelas bênçãos. Isso é retribuição.

Deus se fez humano através de Jesus para mostrar esse valor de retribuições – quantas vezes ele não glorificava ao Pai? Amando a Ele pelo que Ele era, e não pelo que ele oferecia, da mesma forma Ele conosco – Ele nos ama pelo que somos, não pelas oferendas que oferecemos. Ele via em Abrão esse coração, que amava Sua Presença pelo que Ele era. E Deus o levantou como pai de multidões. Uma “troca” de retribuições bem legal – uma troca equivalente talvez.

Bem, é isso – que possamos dar a retribuição da qual Deus possa verdadeiramente se agradar! Deus te abençoe ricamente, com as mais ricas bênçãos, em nome de Jesus!

Jef!

2 Comments:

Anonymous Anônimo said...

bom, mto bom...
q possamos estar dando o devido valor as conversas com Deus e oferecendo aquilo q temos de melhor

janeiro 06, 2007 10:43 AM <$BlogCommentDelete?????????B?p??E?E????????????????????????????????????????†??????????????????????????????????†???????????????????????????????????????????????????????????????????4???????4?????????????????? ??????Icon$>
Anonymous Anônimo said...

isso msm

e a melhor retribuição q o Senhor espera é aquela dada sem quer nd em troca (seria um reetribuição?!), akela q é dada de coração

janeiro 07, 2007 1:26 PM <$BlogCommentDelete?????????B?p??E?E????????????????????????????????????????†??????????????????????????????????†???????????????????????????????????????????????????????????????????4???????4?????????????????? ??????Icon$>

Postar um comentário

<< Home