segunda-feira, maio 28, 2007

Comunhão? Que Comunhão?

Plano de Leitura
Segunda: Salmos 58, 59, 60, 61, 62, 63, 64 e 65
Terça: Salmos 66, 67, 68, 69, 70, 71 e 72
A frase escolhida como título do devocional não foi escolhida ao acaso, ela tem uma importância fundamental para um momento específico que creio eu a igreja brasileira está enfrentando nos últimos tempos. Temos visto se falar muito sobre comunhão, sobre viver em unidades, músicas têm sido cantadas em nossos ministérios de louvores e os grupos de dança e teatro também têm falado do tema até a exaustão. Porém estamos vivendo este tempo de fato?
Creio que não! Estamos vivendo um tempo em que se ensina sobre comunhão, se prega sobre unidade, mas não se vive nada disso. As pessoas têm, sabe Deus porque, criado um mundinho que gira em torno delas mesmas, criado amizades até a página 04 e comunhão "virtual" e acreditam do fundo do coração que estão agradando a Deus. O mais incrível é que elas acham que estão fazendo a vontade de Deus.
Você, querido leitor, deve estar pensando: "Credo como ele está triste hoje, chateado" ou "será que ele brigou com alguém da igreja?". Nem estou chateado nem briguei com ninguém, apenas estou inconformado de ver a igreja viver essa farsa, essa comunhão mentirosa da igreja do século 21 em que a minha vontade se sobrepuja a vontade do meu irmão, em que eu amo mais a mim e meus desejos do que a Deus e meu próximo. Essa não é a comunhão bíblica.
Não estou dizendo aqui também que ter comunhão é viver sem nunca discutir, sem nunca ter problemas de relacionamento, isso também é uma utopia, todavia o que quero dizer é que a verdadeira comunhão não ocorre quando eu converso com todos da igreja, quando eu sorrio pro meu irmão mesmo querendo estrangulá-lo, não é me tornar falso com meus sentimentos que me faz unido com alguém. Queridos, não são nossas diferenças que contam, o que nos faz um só corpo é termos o mesmo Deus e crermos no mesmo sacrifício como expiação de nossos pecados, é por causa disso que devíamos ser unidos, não para sermos "bons crentes".
Se você acha que eu, você e a Igreja do Brasil tem dado o seu melhor para se viver a verdadeira comunhão, quero ler com você esse texto:
"Era um o coração e a alma da multidão dos que criam, e ninguém dizia que coisa alguma do que possuía era sua própria, mas todas as coisas lhes eram comuns.
(...)
Não havia entre eles necessitado algum. Pois todos os que possuíam herdades ou casas, vendendo-as, traziam o preço do que fora vendido, e o depositavam aos pés dos apóstolos.
E repartia-se a cada um segundo a sua necessidade." Atos 4:32, 34 e 35
"E perseveravam na doutrina dos apóstolos, na comunhgão, no partir do pão e nas orações.
Em cada alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais eram feitos pelos apóstolos.
Todos os que criam estavam juntos e tinham tudo em comum.
Vendiam suas propriedades e bens, e repartiam com todos, segundo a necessidade de cada uim.
Perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração." Atos 2: 42 a 46
Não é essa comunhão que vemos nos dias atuais, se não é essa qual é então. Que comunhão? Nenhuma!
No amor do Pai
Daniel César