sábado, julho 07, 2007

Espiritualidade Cativante

Sábado: Isaias 57, 58, 59, 60 e 61
Domingo: Isaias 62, 63, 64, 65 e 66

"A questão não é se o homem tem vontade, mas se a vontade humana e as escolhas que ele faz resultam de condições anteriores, como a educação na infância, o poder do pecado e a graça de Deus" (Gordon Clark)

50º post meu! \o/
Dia 07/07/07 – o Contra-ataque divino!!!

Hehehe, como tem sido a semana?! Aqui tem sido uma batalha interna desde que mudei do trabalho, mas Deus em sua incrível misericórdia tem me fortalecido. Confesso que a semana foi bastante cansativa, e na quinta feira durante meu discipulado, tenho ouvido sobre ter uma espiritualidade cativante. O que não se deve encarar como sendo uma falsa espiritualidade (aquela capa que colocamos pra dizer que estamos bem e tals), mas aquela motivação verdadeira, que nos leva a superar os obstáculos que existem, e ao mesmo tempo, levar outros a conseguirem.

Vendo a história de Abraão, ainda sendo Abrão, pude perceber que a melhor forma de ser cativado é a espera por tudo que Deus prometeu, mesmo que demore um certo tempo. E também ver que Deus sempre tem o melhor, e que por mais que às vezes não pareça, Ele sempre move, mesmo quando nós resolvemos ficar parados. Deus abençoou a Abraão, e lhe prometeu uma descendência poderosa e grande, mesmo sendo velho. Mas depois de cometer o erro de ter um filho com Hagar, e não com Sara, demoraram 13 anos pra que as promessas viessem a se cumprir. Mas foram compridas, com Abraão ainda mais velho, o que é mais impressionante. Os sonhos de Deus jamais morrem, e ver isso me cativou ainda mais.

Se cativar é a mesma coisa que procurar ter a fé necessária pra reconhecer que Deus tem feito algo na nossa vida. Algo grande, como aquele que com certeza Ele tem feito em nós. Mesmo que hajam coisas ‘pequenas’, é tudo parte do grande propósito divino para com Seus filhos. O negócio é ser espiritual verdadeiramente, o que não são os gritos de aleluia, nem as orações em línguas, ou mesmo as lágrimas... a questão é o coração. Muitos fazem essas coisas, mas o coração está distanciado, sem cativação ou mesmo um caminho a seguir. Querem o mais de Deus, mas o coração está distante d’Ele. Ter uma espiritualidade cativante é ter Deus dentro de si e agir como tal: o que você faria se tivesse algo caído no supermercado? Se soubesse de alguém enfermo, ou distante? Não procuraria fazer o correto? São coisas assim que demonstram uma verdadeira espiritualidade: fazer o que Deus faria (claro, dentro das nossas limitações humanas... você não vai criar maná pro faminto, mas pode dar um pedaço de pão).

Deus é um Deus cativante. A Bíblia mostra que Seu Espírito tem fortes ciúmes por nós. Porque?! Porque só Ele ama totalmente, verdadeiramente. E isso cativa... muito. Alguém que esquece meus pecados, apagando-os; me desmonta com um beijo, me protege, guarda e me livra... Tudo é muito lindo. Mas tenho que por em prática isso. É o famoso engordar na fé... mas só comer e não queimar as calorias...

Deus não precisa de religião, porque o Caminho de Deus já veio a nós através de Seu Filho, que se fez O Caminho... mas temos que ser espirituais. E muito. O mundo precisa e nós também, além do mais, é a demonstração de nossa restauração por Deus. Creio que sem isso, nossa vida cristã será muito sem graça e sem fundamentos... Cative-se! Levante-se, pois Deus te fortalece e tem a maior história do mundo pra realizar através de você!

Té mais, benção!

Jef!