terça-feira, outubro 23, 2007

Cristo em Mim

Plano de Leitura

Terça: Números 34, 35 e 36
Quarta: Atos 1, 2, 3, 4 e 5

"É necessário que Ele cresça, e que eu diminua" - João 3:30

Esse é um versículo muito famoso no meio gospel. Quando alguém quer pregar sobre humildade geralmente usa esse versículo em alguma parte do texto. Essa frase foi dita por João Batista em meio ao deserto, o homem que vivia longe de todos, como um animal, comendo gafanhotos e vivendo de mel. O homem que batizou Jesus Cristo, que desafiou as autoridades espirituais da época com sua pregação dura. Sim, ele disse isso!

Mas hoje não queremos falar disso. O enfoque deste texto não é sobre a humildade de João Batista, nem vamos falar da necessidade que temos, enquanto filhos de Deus, de sermos humildes. Esse versículo abriu minha mente para uma interpretação que realmente eu nunca tivera em tantos anos de cristianismo, a interpretação literal! A vontade de Cristo em minha vida.

Essa última semana Deus tem me levado por caminhos de reflexão sobre a minha vida. Eu tenho pensado muito sobre as promessas de Deus a mim individualmente e também as promessas diretas da Palavra de Deus. Cheguei a questionar o porque isso não acontece, foi então que entendi que para que os milagres aconteçam é necessário Cristo crescer em mim. E isso só acontece se eu diminuir.

Isso parece complicado e, ao mesmo tempo, apenas uma metáfora, mas não é. Você já quis ser algum "famoso crente"? Eu quero que você pare e pense um pouco nessa pessoa que você tanto admira por sua posição cristã, pelas profundas experiências com Cristo. O que é essa pessoa tem? Exato, ela tem Cristo nítido em sua vida o tempo todo. Cristo cresceu e ela diminuiu.

Quando olhamos para um desses cristãos parece tudo muito mais fácil, mas o processo é longo. Vamos citar dois exemplos bíblicos:

1 - Moisés

Moisés nasceu para ser o redentor de Israel contra o Egito, porém, mesmo diante das promessas, ele não tinha Cristo nitidamente nele, por isso tentou realizar isso na sua própria força quando matou um egípcio sem nenhum sucesso. Deus teve que levá-lo para longe, no meio de um terrível deserto, isolado, longe de seu povo, daqueles que ele aprendera a amar, para que Moisés entendesse a necessidade que tinha dele diminuir para que a obra do Senhor aparecesse. O resultado? Além de livrar Israel da tirania de Faraó, Moisés foi descrito pela Palavra como o homem mais manso toda a terra (Números 12:3). Isso parece o perfil de um homem que havia há alguns anos atrás assassinado a sangue frio um egípcio? Não, mas a característica de mansidão aparece outra vez na Bíblia: "Tomais sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para as vossas almas" - Mateus 11:28.
De um sujeito agressivo a um homem com a qualidade de Cristo! Moisés diminuiu e permitiu que Cristo crescesse. Mas isso foi através do sofrimento.

2 - Jó

Alguém sabe dizer de uma pessoa na face da terra mais "injustiçado" que Jó? Se souber me avisem porque ele realmente pagou um alto preço simplesmente por ser cristão. Satanás não acreditou em sua vida espiritual, em sua proximidade com o Pai e simplesmente decidiu que iria tentá-lo debaixo da permissão de Deus. Tente se colocar na posição de Jó. Um homem cristão, temente a Deus, santo, que ensina sua família o caminho correto que deve seguir, enfim, um homem em quem não se vê falha alguma. De repente, sem qualquer explicação natural, as notícias ruins começam a chegar: Sabe seus filhos Jó? É, eles morreram. Ah, e seu gado? Morreram também. Jó, você agora é um homem pobre, com lepra e seus amigos têm certeza que há pecado em sua vida. Não posso esquecer que sua mulher é sábia, ela pediu que você amaldiçoasse esse Deus que você tanto serviu e morre de uma vez, afinal, servir esse Deus só te trouxe desgraça. Era o que o diabo podia soprar nos ouvidos de Jó, mas ao ouvir o que sua esposa disse, Jó respondeu rapidamente como um homem que queria diminuir para que Cristo crescesse: "Como falas qualquer doida, assim falas tu. Recebemos o bem de Deus, e não receberemos o mal? Em tudo isso Jó não pecou com os seus lábios" - Jó 2:10
Impressionante. Como alguém seria capaz de fazer tal afirmação em meio a desgraça? Ele simplesmente queria diminuir para Cristo crescer, no fim, após tudo esclarecido, ele haver recebido tudo de volta, veja o que Jó disse com tamanha alegria: "Com os ouvidos eu ouvira falar de ti, mas agora te vêem os meus olhos" - Jó 42:5
Ele experimentou Cristo crescido nele, mas foi com muito sofrimento.

Poderíamos dar inúmeros exemplo aqui: Paulo, o soberbo que se chamava Saulo e transformou-se no Paulo que se achava o menor dos apóstalos; ou Pedro o bruto que cortou a orelha de Malco e negou a Jesus e por fim não se sentiu digno de morrer como o mestre; Davi, o homem ungido rei que teve de fugir sem ter feito nada de errado, entre tantos outros. O fato é que a Bíblia toda nos mostra homens que aceitaram pagar o preço para que Cristo crescesse neles.

Atualmente queremos ver milagres, queremos ter profundas experiências com o Senhor, queremos mostrar ao mundo nossa santidade, mas não queremos pagar o preço. Foi como em minha oração a Deus na última semana eu pedi: "Senhor, transforma-me" e Deus me respondeu de pronto: "Tem certeza? Tantas vezes me pediu isso e quando eu começo você me pede para parar". Queremos viver como Paulo, como Moisés, como Jó. Queremos as experiências deles, mas não queremos pagar o preço deles. Aí, não tem conversa, é sentar e esperar algo que não vai vir.

No amor do Pai
Daniel César