terça-feira, outubro 09, 2007

Oração

Plano de Leitura
Terça: Marcos 5, 6, 7 e 8
Quarta: Marcos 9, 10, 11 e 12
Sábado eu tive uma experiência interessante envolvendo o tema oração. Eu ja tinha escrito o artigo para postar aqui, mas aquela experiência me deixou pensativo o suficiente para decidir escrever esse texto e dividir com vocês. Minha igreja estava organizando um evento e a liderança optou por um relógio de oração em que cada membro era responsável por uma hora de oração no templo da igreja. Meu horário foi entre o período de 20 e 21 horas e foram momentos marcantes para mim.
Nós, enquanto cristãos, devemos orar diariamente, buscar ao Senhor porque é através desse diálogo que conhecemos a Deus, que nos relacionamos com a Trindade e também muitas vezes que recebemos orientações divinas. Mas o que chamou a minha atenção não foi porque a oração fluiu como em Pentecostes ou porque eu tive inúmeras visões de anjos, não. O que chamou minha atenção foi a autoridade que as palavras simplesmente fluiam de minha boca. A cada declaração eu mesmo me surpreendia porque não havia qualquer sombra de dúvida, medo ou descrença.
O Senhor me encheu com uma porção de esperança, de autoridade, de fé nas promessas Dele que eu não orava para que as coisas acontecessem, mas eu orava declarando que elas aconteceriam. Isso pode parecer normal para muitos de vocês, mas foi uma experiência que me marcou porque não houve nenhuma palavra vazia, nenhuma frase dita apenas por ser bonita. Tudo que saia da minha boca vinha do profundo do meu ser, era exatamente o que eu cria. Eu sabia que Deus iria realizar aquilo tudo.
São essas orações que faltam em nossas vidas eu percebi. Nós como cristãos entendemos que precisamos orar diariamente e acabamos por tornar esse momento um ritual vazio e robótico. Ou então em meio ao desespero dos problemas, das lutas, acabamos por orar clamando misericórdia, reclamando com Deus da nossa situação, pedindo que Deus entre com providência enquanto nosso coração simplesmente não crê que Deus está fazendo algo.
Deus sempre está fazendo algo, nós que na maioria das vezes não conseguimos enteder a forma de agir do Pai e acabamos por nos atormentar e até mesmo criar uma série de orações vazias e, pior bem pior, orações sem um pingo de fé no poder de Deus. Palavras como: "Deus por que as coisas não mudam pra mim?" ou então: "Deus me ajude" como se Deus não nos ajudasse sempre.
Queridos, a lição que Jesus me deu nesse sábado foi exatamente isso, quando a oração brota do fundo do nosso ser em combinação perfeita com a Palavra de Deus, simplesmente nos enchemos de fé porque a oração é dirigida pelo Espírito Santo e é ele quem sabe orar por nós, é Ele quem intercede por nós. Não basta orar, precisamos orar em sintonia com o Pai, orar em sintonia com o que a Palavra de Deus diz. Se existe algo que aprendi desde cedo é que se Deus diz algo, não importa o que nossos olhos vê, podemos descansar na Palavra Dele.

No amor do Pai

Daniel César