quarta-feira, outubro 24, 2007

Mudança / Limpeza

Plano de Leitura
Quinta: Atos 6, 7, 8, 9 e 10
Sexta: Atos: 11, 12, 13 e 14

“Sede meus imitadores, como também eu o sou de Cristo” (I Cor 11:1)

Como já falei num outro devocional, estou de mudança, e como vocês também já devem saber, é um tempo onde você faz aquela limpeza, joga fora o que acumulou durante os anos que permaneceu num determinado lugar. Me admiro o quanto nós acumulamos tralhas, tranqueiras mesmo, coisas sem nexo algum guardar (ainda mais mulher, quanta coisinha a gente guarda - hehehe). Mas tomei uma decisão, mesmo antes de começar a empacotar a mudança: iria jogar fora tudo o que não tinha nenhum valor, aquilo que não tinha utilidade alguma.

E comecei a separar, joga uma coisa aqui, outra ali, guarda o resto. Quando fui empacotar o que havia separado, me deparei com quase tudo o que eu tinha ainda. Resolvi aí, separar radicalmente, sem olhar muito o que era, mas jogar tudo quanto é coisinha fora. Resumindo: eliminei 90% das minhas bugigangas – hahaha.

Aí comecei a meditar exatamente sobre isso: como é difícil a gente eliminar coisinhas da nossa vida, mágoas aqui, rebeldia ali, mentiras acolá. Coisas e sentimentos que vamos guardando e se tornam de estimação, já viram pecado de estimação? São esses que acabam com a nossa vida de intimidade com Deus, esses que nos afastam devagarzinho do Pai e você acaba nem percebendo, só se dá conta de que está longe de Deus, quando já está completamente desmotivado e frio quanto a presença dEle.

“mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão adiante” (Fl 3:13b)

Esse foi um conselho de Paulo, e me diga.. se Paulo, sendo quem foi, fazia isso, de eliminar as coisas velhas, porque nós que estamos aprendendo a caminhar na fé, não devemos fazer isso também? É saudável, devemos eliminar aquilo que nos afasta da presença de Deus, pode ser coisas grandes, de grandes conseqüências, mas pode também ser pequenos de pequenas conseqüências, creio que principalmente essas. Mas independente disso, é bom que façamos essa limpeza, sempre. Porque querendo ou não, sempre guardamos o que não se deve guardar. Sentimentos, rancores, mágoas, apatia, sentimentos que não agradam nadinha o Pai, muito pelo contrário, nos afastam dEle.

Que possamos aprender a descartar aquilo que nos afasta de Deus, aqueles pecadinhos de estimação possam ser rejeitados e banidos da nossa vida a cada novo dia!

Até a próxima...
Scheila!!