sábado, novembro 10, 2007

Saudosismo

Plano de Leitura
Domingo: Atos 15, 16, 17, 18 e 19
Segunda: Atos 20, 21, 22, 23 e 24
Terça: Atos 25, 26, 27 e 28
"Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim,
Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus."
- Filipenses 3:13 e 14
Você já foi a um asilo? Eu fui e sei como é gostoso conversar com aqueles velhinhos abençoados e, muitas vezes, feridos pelo cotidiano e pela dureza da vida. Eles nos fazem passar por momentos únicos e de incrível bom humor e também podemos aprender muito conversando com essas pessoas maduras e experientes. Elas têm sempre muito para contar.
Nos últimos dias (precisamente 15 dias), Deus tem ministrado em meu coração sobre o "asilo espiritual" que muitas vezes nós sofremos. Pode parecer uma completa loucura falar sobre isso ou usar esse termo, mas isso acontece com uma freqüência muito maior do que a que imaginamos.
Sempre enxerguei as experiências do passado como algo gratificante em minha vida. Nunca cansei de me sentar juntamente com meus queridos irmãos para lembras os momentos intensos e profundos que passamos juntos com Deus. Momentos em que a presença de Deus era quase palpável e o ambiente se tornava tão incrivelmente propenso ao sobrenatural de Deus que as vezes era difícil até mesmo respirar. Bons tempos aqueles...
A frase que encerrei o último paragráfo já foi repitida inúmeras vezes por um sem número de cristãos. E foi isso que o Pai começou a ministrar em meu coração atualmente. O saudosismo cristão. Nós, como filhos de Deus, muitas vezes acabamos por nos sentar em conjunto e lembrar dos "bons tempos" em que a presença de Deus era manifesta de forma poderosa e sobrenatural. Lágrimas enchem nossos olhos quando lembramos daquilo que o Senhor já fez em nossas vidas, por nós e através de nós. Porém, esquecemos que o Deus que realizou coisas tão grandes no passado é o mesmo Deus que quer realizar coisas ainda maiores no presente.
Deus ministrou em meu coração uma frase que não sai de minha mente: "Quando lembramos demais do passado, deixamos de sonhar". O conformismo tem invadido a mente de nossas igrejas com a falsa imagem de boas lembranças. Excelente que tenhamos experiências para compartilhar, mas não podemos viver de experiências passadas, devemos buscar com afinco outros momentos intensos com o Senhor.
Eu sempre enxerguei o versículo tema, citado no início desse texto, como uma forma de nos incentivar a vencer a acusação do diabo por nossa vida pecaminosa do passado, antes de sermos salvos ou da luz do arrependimento brilhar em alguma parte de nossa alma. Porém, nesses últimos dias, Deus me fez enxergar com outro ênfase. Devemos esquecer as experiências que para trás ficam e prosseguir para o alvo, a fim de experiências maiores, de momentos mais intensos, de maturidade maior. Não podemos viver presos ao que vivemos no passado, mesmo que tenha sido o momento mais marcante de nossa vida. Deus tem sempre algo melhor para nos dar.
Esse é o propósito que Deus colocou em meu coração para esse final de 2007! Marchar com afinco em busca do alvo, largar o passado e receber o que o Pai tem para mim hoje, agora. Estar atento ao derramar atual do Espírito Santo. Eu não preciso viver saudosista daquilo que foi feito, quero viver maravilhado com aquilo que está sendo feito! E você?
No amor do Pai
Daniel César