quarta-feira, junho 13, 2007

Boa Obra

Plano de Leitura:
Quinta: Provérbios 9, 10, 11, 12 e 13
sexta: Provérbios 14, 15, 16, 17 e 18
“Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus” (Fl 1:6)

A pergunta que sempre me faço quando leio esse versículo de Filipenses é a seguinte: Deus começou essa boa obra que Paulo menciona, na minha vida? Será que quando Jesus vier, Ele verá algo de bom iniciado na minha vida, pra que Ele possa completar? Sim, porque muitas vezes nós fazemos tantas coisas erradas, tantas coisas que sabemos que desagradam a Deus, mas insistimos em fazer mesmo assim, que chego ao ponto de pensar (por breves segundos) de que Jesus vai ter muito trabalho ainda com a minha vida, ou que não vai ter nada de bom para que Ele possa utilizar pra completar essa ‘boa obra’!!!! Porém o amor, a graça e a misericórdia de Deus são tremendas!!!

Quando tomamos a importante decisão de aceitar Jesus como Senhor e salvador de nossas vidas, temos a promessa de que Ele inicia essa obra maravilhosa de restauração de caráter, de restauração da nossa comunhão com o Pai, que foi quebrada lá no Jardim do Édem, de uma verdadeira obra (no sentido literal da coisa), pra que possamos estar em plenas condições de estar na presença de Deus, lá na eternidade.

As vezes parece que demora pra vermos essa mudança na nossa vida, essa obra em andamento que parece não ter fim, porém aí que entra a nossa parte da obra. Vamos por partes.

Jesus faz a parte dele, de estar nos tocando quanto as coisas que devemos ou não fazer, aquilo que é certo, aquilo que é errado: “Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo” (João 16:08). De tal forma que vamos nos habituando em obedecer a doce voz de Deus (aquilo que o Daniel falou no devocional passado), enfim vamos amando mais a mais a Deus, de forma a obedecê-lo e a querer sempre agradar e fazer nosso melhor!!!

Ok, ok, agora vem a nossa parte, aquilo que nos cabe nessa obra maluca: então vamos lá, arregace as mangas e ao trabalho. O que devemos fazer, para que nosso caráter seja transformado?
1) Pedir ajuda a Deus: quando reconhecemos que estamos agindo errado, e que isso está nos prejudicando no relacionamento com as pessoas e com Deus, creio que é o primeiro passo para uma restauração sadia e que dá resultados;
2) Desejar isso: se você não quiser mudar, nada vai mudar, é necessário nascer em nosso coração o desejo da mudança de caráter. Ex: se você era estouradão com tudo, muito esstressado (assim como eu era rsrsrs). Comece a gerar no seu coração um desejo por não ser mais assim;
3) Ter iniciativa: caminhe a passos largos em direção ao alvo que você tracejou, em direção ao desejo que você gerou no seu coração. Ex: contar até mil, quando você sentir que vai explodir de raiva... (isso funcionou comigo =P ), além de colocar na cabeça, se conscientizar de que os outros, em sua grande maioria, não tem culpa do que está acontecendo com você, muito menos a cadeira ou o sofá que você está preste a chutar de raiva...

“Porque Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade.” (Fl 2:13)

Essa é a promessa de Deus, porém primeiro precisamos desejar, gerar isso em nosso coração, pra que o espírito Santo de Deus, possa ter ferramentas com as quais Ele possa trabalhar no nosso caráter e assim: “E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito.” (2 Coríntios 3:18)

Que você possa trabalhar arduamente para que Jesus venha e ache algo de bom iniciado na sua vida e assim completar essa obra tão grandiosa e podermos juntos adorar ao Senhor, glorificados e justificados, santos na presença do Pai...

Até a próxima...
Scheila!!