quarta-feira, junho 20, 2007

A Oração de Jabez

Plano de Leitura:
Quinta: Eclesiastes 3, 4, 5, 6 e 7
Sexta: Eclesiastes 8, 9, 10, 11 e 12

“Foi Jabez mais ilustre do que seus irmãos; sua mãe chamou-lhe Jabez, dizendo: Porque com dores o dei à luz.” (I Crônicas 4:9)

Vocês já leram esse texto perdido de Crônicas? Existe um livrinho sobre esse texto, muito interessante de Bruce Wilkinson, que aconselho vocês a lerem. Bem, essa semana todos os acontecimentos da minha vida, tem girado nesse versículo, e todas as ministrações são sobre esse texto, então: falarei sobre esse texto também...

Vocês já repararam que antes dos versículos 9 e 10 de I Crônicas, existe somente genealogia? É o livro mais chato de se ler (na minha perspectiva): fulano gerou ciclano, que gerou beltrano, que viveu tantos anos e foi da tribo de tal e bla, bla, bla, bla. Porém o autor dá uma pequena pausa e fala sobre esse tal de Jabez, diz que ele foi mais ilustre do que todos os seus irmãos, porém o nome dele não dizia isso.

Na antiguidade os bebês eram nomeados conforme as circunstâncias que seus pais se encontravam, e como todos nós sabemos, o nome caracteriza o caráter da pessoa. Conforme o significado do nome, geralmente assim é o caráter da pessoa (por isso temos que tomar muito cuidado com o nome que daremos aos nossos filhos). Jabez foi gerado em meio a dores, então ele ‘deveria’ sofrer muito, ele seria sofredor... seria, mas não o foi, vamos analisar o porque que Jabez foi ilustre e não sofredor:

“Jabez invocou o Deus de Israel, dizendo: Oh! Tomara que me abençoes e me alargues as fronteiras, que seja comigo a tua mão e me preserves do mal, de modo que não me sobrevenha aflição! E Deus lhe concedeu o que lhe tinha pedido". (I Crônicas 4:10)

Uma simples oração com três linhas e cinco frases, capaz de mudar o rumo da vida de Jabez, pois no final do versículo vem a resposta de Deus a essas cinco frases: Deus concedeu o que ele havia pedido.
1) Tomara que me abençoes: primeiro Jabez pediu a bênção de Deus, sem as bênçãos de Deus, não podemos ser bem sucedidos em lugar nenhum e com projeto nenhum, necessitamos urgente da bênção de nosso Papai;
2) E me alargues as fronteiras: Jabez queria ser influente, queria espaço para crescer, talvez materialmente, sim, mas creio que muito mais, espiritualmente, muito mais do que ele já vinha experimentando, ele tinha visão de crescimento;
3) Que seja comigo a tua mão: Novamente ele se volta pra bênção de Deus, solicita que a mão de Deus esteja em todas as coisas que ele (Jabez) tocasse, que tudo fosse bem sucedido;
4) E me preserves do mal: hmmm, esperto esse Jabez, pedindo livramento contra os ataques de satanás, bem como da inveja que os outros teriam dele, ou coisa parecida;
5) De modo que não me sobrevenha aflição: ele foi contra aquilo que o nome lhe reservava, pediu livramento das aflições que temia sofrer, devido o significado do seu nome.

Jabez fez esta curta oração, invocando o Deus de Israel, o Deus que ele conhecia e amava, foi bem direto, e teve seu nome marcado na sua geração, de tal forma que ganhou um destaque especial durante a descrição da sua genealogia, permanecendo para a posteridade. Mas creio que Jabez não parou por aí, porque é muito fácil declarar cinco frases curtas e lindas (muitas vezes decorada) e esperar Deus agir, mas como falei no devocional passado, temos que fazer aquilo que nos cabe nessa obra, agir de tal forma que essas frases possam se tornar reais na nossa vida.

O que você tem feito, para que a bênção que esteve sobre Jabez, possa estar sobre você nos dias de hoje?

Até a próxima...
Scheila!!