quinta-feira, agosto 30, 2007

Prudência

Plano de Leitura
Quinta: Sofonias 1, 2, 3
Sexta: Ageu 1 e 2; Zacarias 1, 2, 3 e 4

“Prudência é saber distinguir as coisas desejáveis das que convém evitar” Marcus Tullius Cícero

Quando eu li esse pensamento hoje pela manhã, fiquei realmente pensativa, nunca havia meditado sobre esse assunto: prudência, e olha que a bíblia nos manda ser prudentes em vários versículos dos livros de Salmos e Provérbios. Mas, o que um homem prudente faz? Como ele age? Qual seu maior objetivo?

Nosso amigo dicionário dá a seguinte definição de prudência:
“virtude que leva o homem a prever e a evitar os erros e os perigos; cautela; moderação; precaução; circunspecção; tino.”, ou seja, cuidado com o que você faz e como você faz diante das pessoas, diante da sociedade e principalmente, diante de Deus.

“Disse o Senhor: Quem é, pois, o mordomo fiel e prudente, a quem o senhor confiará os seus conservos para dar-lhes o sustento a seu tempo?” (Lucas 12:42)

Deus está a procura de pessoas prudentes, cuidadosas para que possa dar algo mais do que tem entregue a outras pessoas que não são tão prudentes assim. Não estou aqui dizendo, que Deus faz acepção de pessoas, Ele não faz e nunca fará, o que estou tentando expressar, é que aquelas pessoas mais cuidadosas com o seu agir, com o seu modo de falar, com a maneira que tratam as pessoas que estão ao seu redor, essas Deus vai usar de uma forma diferente para fazer algo mais grandioso pra Ele.

Resumindo: se você tem o desejo no seu coração de fazer coisas grandes pro Senhor, de ser reconhecido na mídia, de ser conhecido no meio evangélico com ‘o cara’, aí está uma das chaves pra que isso se torne realidade: seja prudente e veja o que Deus pode e vai fazer com o seu ministério e com a sua vida.

“A sabedoria do prudente é entender o seu próprio caminho...” (Provérbios 14:8a)

Vivemos num mundo de ‘microondas’, tudo tem que ser pra hoje, pra agora, não sabemos esperar o tempo de ser, quanto mais ser prudente na hora de tomar alguma decisão, sempre vamos pela emoção, são raras as vezes que tomamos decisões baseadas na razão e no Senhor Jesus (não necessariamente nessa ordem). Mas Deus está justamente a procura desse tipo de pessoa, prudente no que diz respeito a tomadas de decisões e cujos corações estejam totalmente abertos ao senhorio do Senhor Jesus.

“Porque, quanto ao SENHOR, seus olhos passam por toda a terra, para mostrar-se forte para com aqueles cujo coração é totalmente dele; nisto procedeste loucamente; por isso, desde agora, haverá guerras contra ti” (II Crônicas 16:9)

E agora? O que nos resta a fazer, dia da palavra do Senhor? A mim, só resta orar e clamar por misericórdia e prudência na minha vida, que eu possa ser assim, como o Senhor está a procura: de pessoas prudentes, ou pelo menos dispostas a pagar o preço para ser prudente e agradar o coração do Papai!!!

Até a próxima...
Scheila!!