quarta-feira, setembro 19, 2007

A Caverna

Plano de Leitura
Quinta: Lucas 1, 2, 3, 4 e 5
Sexta: Lucas 6, 7, 8, 9 e 10

“Ali, entrou numa caverna, onde passou a noite; e eis que lhe veio a palavra do SENHOR e lhe disse: Que fazes aqui, Elias?” (1 Reis 19:9)

Se nós formos ler o contexto de 1Reis 19, podemos ver a tristeza de Elias, pois tudo estava dando errado, ele estava numa ‘maré de azar’, podemos assim classificar. O povo de Israel tinha dado as costas a aliança feita com Deus, mataram profetas, como ele, e ele tinha fugido para não ser morto e conseqüentemente, ficou sozinho, abandonado. Elias estava tão amedrontado e isolado de tudo e todos, que resolveu se esconder numa caverna.

Quantos de nós, hoje, estamos numa caverna? Seja a caverna da solidão, seja a caverna da auto-comiseração, seja a caverna do status, ou outra qualquer que você tenha criado pra fugir dos seus problemas. Mas está lá, pra ver se os problemas vão embora, se aquele sentimento de impotência, de exclusão desaparecem de sua vida, e sua vida, volte a ser aquilo que era antes...

Como seria maravilhoso, se não tivéssemos que passar por isso neh?! Mas, por outro lado, se não sofrêssemos com esse tipo de situações e sentimentos, raramente nós buscaríamos a Deus de todo o coração e conseqüentemente, Deus não falaria conosco. Deus perguntou pra Elias, “o que fazes aqui, Elias?” Deus, ao contrário do que muita gente acha (e até pode ser que você se enquadre nesse ponto), Deus se preocupa conosco, nos ama e quer sempre o melhor pra nós, não é a toa que entregou seu único filho pra morrer por nós pra que pudéssemos ter livre acesso ao Pai.

“Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” (João 3:16)

Continuando o texto de 1 Reis 19, Deus mandou Elias sair da caverna, e Elias obedeceu, mas Deus viu que ele precisava de uma ‘prova’ de que Deus estava com ele, que Ele era realmente Deus e que tinha tudo sobre controle, então fez passar um monte de supostos sinais de que Ele se manifestaria, porém, Deus se manifestou quando Elias menos esperava, num cicio suave e tranqüilo (v. 12). Temos que aprender a identificar qual é a manifestação de Deus para a nossa vida, naquele determinado momento, Deus se revela de diversas maneiras, temos apenas que ficar atentos para não deixar o cicio tranqüilo passar e nós ainda ficarmos esperando algo grande e maravilhoso, achando que Deus estará ali, mas no futuro descobrir que era apenas barulho.

Desânimo vem em todos, indiscutivelmente, a questão é apenas uma: se esconder na caverna, ou sair dela pra experimentar o cicio tranqüilo de Deus no seu rosto e saber que Deus é soberano na sua vida? Que você possa experimentar o cicio de Deus, saindo da caverna, assim como eu, e muitos outros grandes homens e mulheres, que depois que saíram da caverna e fizeram maravilhas em nome do Senhor Jesus!!

Até a próxima...
Scheila!!