segunda-feira, setembro 10, 2007

Adoração verdadeira

Plano de Leitura
Segunda: Malaquias 1, 2, 3 e 4
Terça: Mateus 1, 2, 3, 4, 5 e 6
Quarta: Mateus 7, 8, 9, 10 e 11
"O Senhor Reina, tremam as nações, ele está entronizado entre os querubins, comova-se a Terra.O Senhor é grande em Sião, e mais elevado que todas as nações.Louvem o teu nome, grande e tremendo, pois é santo.O rei é poderoso e ama a justiça, tu firmaste a eqüidade, fizeste o que é justo e correto a Jacó.Exaltai ao Senhor nosso Deus, e prostrai-vos diante do estrado de seus pés; ele é santo." Salmo 99: 1 a 5

O livro de Salmos é composto por inúmeros louvores, em sua maioria escritos por Davi - o homem segundo o coração de Deus - emmeio a tantos Salmos de louvor ao Rei, eu escolhi esse por achar ter exatamento o versículo que traduz aquilo que Deus me ensinou e continua ensinando nos últimos dias: a adoração.

Não sei se isso acontece com muitas pessoas, mas tive uma conversa com o líder de jovens da minha igreja e ele concordou que,apesar da adoração ser o "tema da moda", poucas pessoas põem em prática a verdadeira adoração. Ele tem razão! Como cristãos precisamos reconhecer o quão falhos temos sido enquanto adoradores do Pai. O Senhor ministrou à minha falta de adoração numculto de domingo. São inúmeras as dificuldades, lutas e tribulações que venho passando nos últimos tempos. Como eu já dividi aqui no blog, precisava tomar decisões e sabia que elas deviam ser corretas para que não me levassem a caminhos de morte.

Diante de tantas reflexões, eu fui para o culto frustrado. Estava realmente cansado de tantas coisas, de tamanhos problemas, dificuldades, pecado. Tanto fardo! Eu simplesmente não me sentia livre durante o momento de louvor, mas Deus tinha reservado aquele momento para me ensinar. Foi nesse momento, em que eu não queria me sintonizar com o Reino dos céus diante de tantas lutas, foi que o Pai me chamou para me ensinar: "Você está com problemas, se sente perseguido, está assustado. Eu sei" foi assim que Deus começou falando e eu tinha certeza que iria ouvir palavras de consolo, não imaginava que viria exortação. Ele continuou: "E que culpa tenho Eu?". Quem ouve Deus falando nesse tom sabe exatamente nossa reação de descrença, mas Ele tinhamais para dizer: "Filho, você precisa aprender que você vai continuar tendo dificuldades, problemas, desilusões e frustrações,mas que nada, nada deve impedi-lo de me adorar. Se você está no seu melhor momento, Eu sou santo. Se você está na pior das tribulações, Eu também sou santo. Se você venceu suas carnalidades, Eu sou santo. E se você tem dificuldade para vencer o pecado, Ainda assim eu sou santo. Você não deve me adorar pelo que Eu faço para você ou de acordo com seu estado de espírito,você deve me adorar porque Eu sou santo. Essa é a motivação".

Não preciso dizer que me derramei enlouquecidamente na presença de Deus em virtude disso. Foi um dos momentos mais marcantes de 2007 para mim até aqui. Desde então meus dias têm sido confrontadores, mesmo errando em alguns momentos, mas sempre trazendo à memória isso que o Senhor me falou num momento. A culminância disso me aconteceu nesse final de semana quando, em conversa com minha pastora, Deus a usou profundamente (mesmo que ela nem tenha percebido isso, talvez) para me trazer à lembrança o sentido real de adoração. Quando o Senhor falou comigo, la no culto, eu entendi que era uma correção por eu não estar me entregando a Ele naquele momento de Louvor, puro engano. Deus precisou usar minha pastora para me lembrar que adorar não é apenas cantar. Adoração é vida de serviço ao Reino, é doar-se a Deus.

Não sei como está sua vida de adoração nesse momento. Mas nesse final de semana o Senhor começou a me confrontar sobre a minha. Eu passei dias, semanas, talvez meses, questionando o atual momento de minha igreja local, sobre não termos muitas atividades,muito o que fazer, muito trabalho e não percebi quando Deus simplesmente me perguntou: "e o que você tem feito?". Me fechei em auto-defesa, querendo justificar com problemas do passado o fato de eu estar estacionado, mas o Senhor também ministrou que o perdão quando vem é válido. Meus problemas no passado não devem ser desculpas para o meu serviço ao Reino, para a minha vida de adoração.

Como o Senhor me perguntou nesse sábado, enquanto eu estava deitado, eu pergunto a você querido, que como eu, é adorador do Pai: como anda sua vida de adoração? Quantas pessoas você tem evangelizado? Afinal, se você adora a Deus deve saber que o que Elemais ama são vidas. Você tem se disposto para fazer aquilo que o Reino precisa ou quer fazer apenas aquilo que você gosta? Isso não é mordomia querido, precisamos ser mordomos no Reino do Senhor Jesus. Como está sua vida de oração? Como adorar alguem senão dialogamos com Ele? E seu relacionamento com seu próximo? Você tem amado acima de tudo? É isso que um adorador faz.

Não quero e nem pretendo apontar o dedo para você em tom de acusação. Como é proposta desse blog, estou apenas tornando esse texto extensão daquilo que Deus tem me ensinado nos últimos dias. E o Pai tem me ensinado a importância de uma vida de adoração,apesar das circunstâncias, apesar dos problemas. Adorar é evangelizar, é orar a Deus, é vencer o pecado, é amar, é tudo aquilo que a Palavra nos Ensina. Então querido, mesmo nos momentos mais dificeis, continue como um adorador, adorar alguns podem, ser adorador não é assim tão fácil.

No amor do Pai

Daniel César