segunda-feira, setembro 17, 2007

Crer primeiro

Plano de Leitura
Terça: Mateus 21, 22, 23 e 24
Quarta: Mateus 25, 26, 27 e 28
Obs: Não, nós não esquecemos da promessa do novo "Efésios 2:22" problemas de ordem pessoal atrasou o propósito, mas não o cancelou. Em breve divulgaremos detalhes sobre o novo sonho de Deus para nossa família
"E aproximando Faraó, os filhos de Israel levantaram seus olhos, e eis que os egípcios vinham atrás deles, e temeram muito; então os filhos de Israel clamaram ao SENHOR.
E disseram a Moisés: Não havia sepulcros no Egito, para nos tirar de lá, para que morramos neste deserto? Por que nos fizeste isto, fazendo-nos sair do Egito?
Não é esta a palavra que te falamos no Egito, dizendo: Deixa-nos, que sirvamos aos egípcios? Pois que melhor nos fora servir aos egípcios, do que morrermos no deserto.
Moisés, porém, disse ao povo: Não temais; estai quietos, e vede o livramento do SENHOR, que hoje vos fará; porque aos egípcios, que hoje vistes, nunca mais os tornareis a ver.
O SENHOR pelejará por vós, e vós vos calareis.
Então disse o SENHOR a Moisés: Por que clamas a mim? Dize aos filhos de Israel que marchem.
E tu, levanta a tua vara, e estende a tua mão sobre o mar, e fende-o, para que os filhos de Israel passem pelo meio do mar em seco.
E eis que endurecerei o coração dos egípcios, e estes entrarão atrás deles; e eu serei glorificado em Faraó e em todo o seu exército, nos seus carros e nos seus cavaleiros,
E os egípcios saberão que eu sou o SENHOR, quando for glorificado em Faraó, nos seus carros e nos seus cavaleiros.
E o anjo de Deus, que ia diante do exército de Israel, se retirou, e ia atrás deles; também a coluna de nuvem se retirou de diante deles, e se pôs atrás deles.
E ia entre o campo dos egípcios e o campo de Israel; e a nuvem era trevas para aqueles, e para estes clareava a noite; de maneira que em toda a noite não se aproximou um do outro.
Então Moisés estendeu a sua mão sobre o mar, e o SENHOR fez retirar o mar por um forte vento oriental toda aquela noite; e o mar tornou-se em seco, e as águas foram partidas.
E os filhos de Israel entraram pelo meio do mar em seco; e as águas foram-lhes como muro à sua direita e à sua esquerda."
Exodo 14: 10 a 22
Esse é um dos textos que eu pessoalmente considero mais sensacionais de toda a Palavra de Deus. Já ouvi inúmeras pregações sobre eles e todas marcaram profundamente minha vida cristã. Nós homens temos a facilidade em aprendermos através do "sobrenatural" como é o caso desse texto, parece que nossa alma prefere um grande milagre a algo corriqueiro.
Mas nessas últimas semanas Deus tem ministriado ao meu coração através de algo muito interessante que contém nesse texto, um dos ensinos mais úteis que eu retirei ao longo da minha caminhada. Quem acompanha o Blog sabe que eu passei por um momento de transição que foi um pouco doloroso, mas a vontade do Senhor se cumpriu em minha vida. Nesse período de transição, confesso que me sentei e fiz birra.
Eu estava com muito medo de seguir em frente ao longo do caminho que tinha certeza ser da vontade de Deus. Eu queria, aliás, sempre quis fazer a vontade do Pai, mas naquela ocasião específica para fazê-la, eu orava pedindo que o Senhor revelasse o que aconteceria quando eu obedecesse. Aí a Palavra de Deus me ensinou a tolice de meu pedido:
"Então disse o SENHOR a Moisés: Por que clamas a mim? Dize aos filhos de Israel que marchem
E tu, levanta a tua vara, e estende a tua mão sobre o mar, e fende-o, para que os filhos de Israel passem pelo meio do mar em seco" Exodo 14: 15 e 16
Deus não fez nada, só ordenou que Moisés tocasse na água e o povo marchasse. Deus NÃO faz o milagre antes que nós comecemos a caminhar. Essa é a verdade bíblica que aprendemos nesse texto. Deus poderia simplesmente ter dito: "Certo, vejam do que Eu sou capaz." e abrir o mar para que aí sim o povo começasse a andar, mas não! Ele requer de nós plena confiança para fazer seus milagres.
O Senhor dá muito valor para nossa confiança Nele. Quando decidimos nos sentar no caminho devido às circunstâncias ou por medo de prosseguir, na verdade estamos dizendo: "Senhor, não confio plenamente em Tua provisão" e isso fere nosso Senhor. Se você está nesse momento em dúvida sobre o que fazer, com medo de prosseguir ou achando estar no caminho errado, pense. Por que Deus iria te "castigar" com a perda da bênção, da vitória, se Ele sonda o seu coração e sabe como você quer fazer a vontade Dele?
Amados, não perca tempo, comece a caminhar, a marchar com vontade. Se em seu coração existe o desejo ardente em fazer a vontade de Deus, prossiga nessa caminhada intensa porque caso você mude a rota, Deus vai te levar de volta sem problemas, uma vez que Ele sabe perfeitamente que em seu coração você quer ir onde Ele ordenar.
Temos perdido muito tempo preocupados se a nuvem de Deus está indo por um lado e a gente por outro. A nuvem de Deus serve como nosso guia, basta que nós a sigamos. Não tenha medo de errar, é preferível errar tentando acertar do que não tentar, Deus não gosta de mornidão. O que vale é a intenção do seu coração! Não estou dizendo nada com relação ao pecado. O Senhor condena o pecado, não confundamos pecado com caminhada cristã. Se você diz que não quer pecar, mas peca é porque precisa ser tratado na área. Mas em sua caminhada cristã, Deus vai te mostrar o caminho. Creia e obedeça e aí sim, você verá o milagre.
No amor do Pai
Daniel César