terça-feira, dezembro 25, 2007

Tempo de reflexão

Plano de Leitura
Terça: II João, III João e Judas
Quarta: Apocalipse 1, 2, 3, 4 e 5
Quinta: Apocalipse 6, 7, 8, 9 e 10
empre que um ano está se encerrando começamos a refletir sobre o que realizamos, o que conseguimos e aquilo que não foi possível. É como a tradicional retrospectiva que as emissoras de TV costumam fazer. Eu pessoalmente faço, não abro mão de fazer um balanço geral da minha vida, seja no ano, seja quando termina um ciclo importante, mas não abro mão.
Em 2007, esse momento de reflexão está sendo dos mais difíceis, pessoalmente para mim. Eu não tenho dúvidas em dizer que dos meus 14 anos de vida cristã, esse foi o maix complexo e complicado que já atravassei. Mas também não posso negar que Deus por diversas vezes me pegou de surpresa, cricou circunstância que do fundo da minha alma eu jamais imaginaria serem criadas para me moldar, me tratar e me ensinar.
Me lembro ainda da oração que fiz nos últimos minutos de 31 de dezembro de 2006: "Senhor estou tão cansado disso. Não quero mais ser multidão, não quero mais viver o cristianismo mecânico e com máscaras, eu quero o Senhor. Quero ser referencial, faça o que for preciso para que isso ocorra". Essa foi talvez a mais sincera de todas as minhas orações e foi também a mais respondida de todas elas.
Logo no início de 2007 uma série de acontecimentos fluíram ao longo de uma semana que arrancaram meus pés do chão. A minha vida cristã "certinha" ruiu totalmente e eu pensei que ia morrer. Senti um forte desejo por sair da igreja e abandonar tudo aquilo, afinal, as pessoas que confiavam em mim, sequer estavam falando comigo, outras pessoas maldosas aproveitando-se de minha queda inventaram uma série de mentiras a meu respeito que me deixaram triste.
Em minha casa, as lutas também não paravam, era como se a intenção de Deus fosse me isolar totalmente do mundo. Lembro-me de um dia em que sem suportar mais eu orei ao Senhor: "Deus faz alguma coisa senão eu morro". Foram 04 meses assim, cheio de surpresas negativas. A cada dia Deus mostrava a mim e a todos que me cercavam uma parte do meu caráter defeituoso e expunha minhas feridas emocionais.
Na contra mão disso tudo, minha vida material melhorou muito em 2007. Após um tempo trabalhando em algo que eu não gostava, o Senhor me deu o privilégio de retornar a minha vida profissional na área em que sou apaixonado: o jornalismo. Foram momentos de readaptação e também de aprendizado por trabalhar num setor novo dentro do jornalismo, mas Deus tem honrado seus propósitos e sua promessa.
Eu posso dizer nesse fim de 2007 que Deus o dividiu para mim em 03 partes: retirada das máscaras, aprendendo a viver no natural e lembrando do sobrenatural. No início do ano, como eu disse, Deus retirou máscaras que eu nem sabia existir em mim. Logo em seguida, o que Ele me ensinou foi que não me basta participar de milagres, receber dons. Eu preciso ter consistência em minha vida íntima com Ele. Eu preciso ser cristão em todo o tempo, no meu natural. E por final, o Pai me lembrou nesses últimos meses que também não me basta dar testemunho, evitar o pecado, mas eu preciso viver no sobrenatural. Depender Dele, crescer em ministério e crer Nele, isso por si só já é viver no plano sobrenatural.
O ano de 2007 foi marcado por um texto em minha vida. Texto que Deus usou uma pessoa que amo muito para falar comigo em início de Abril e que eu sei ainda continuará a ser meu texto em 2008:
"Desci à casa do oleiro, e vi que ele estava fazendo a sua obra sobre as rodas.Mas o vaso, que ele fazia de barro, se quebrou na sua mão; pelo que o oleiro tornou a fazer dele outro vaso,conforme bem lhe pareceu" - Jeremias 18: 3 e 4
O capítulo 18 inteiro de Jeremias tem sido uma verdade grande em minha vida, mas esses dois versículos foram fundamentais, o alicerce da minha construção em 2007 e continuará a ser em 2008, juntamente com outro versículo que Deus falou comigo e compartilhei no devocional passado:
"Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor; endireitai no ermo vereda a nosso Deus" - Isaías 40: 3
Espero do fundo do coração que 2007 tenha sido para todos vocês um ano em que, de forma alegre ou dura, o Senhor tenha moldado o caráter e ensinado muito a vocês. Espero também que Ele continue a fazer isso, independente do tempo, porque nosso Deus não é preso a isso.
No amor do Pai
Daniel César