segunda-feira, janeiro 07, 2008

Amor

"Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo, é nascido de Deus, e todo aquele que ama ao que o gerou também ama ao que dele é nascido dele" I João 5:1

A Carta de João para a igreja é realmente um espetáculo. Eu gosto muito dos evangelhos, principalmente pela forma apaixonada que ele descreve Jesus, poucos autores conseguem exprimir tanta paixão escrevendo. Amo ler Apocalipse, pela minúcia do testemunho, porque ficanítido o temor e tremor com que João, mesmo velho, escreveu aquela carta. Mas as Epístolas, são um caso a parte. Afinal elas tratam do temaque mais tem mexido comigo nesse início de 2008: o amor.

Eu sou evangélico desde meus 10 anos de idade. São ao todo mais de 14 anos de experiências com Deus, mas também de relacionamentos com os maisdiversos tipos de pessoas, é quase uma década e meia de convívio com diferentes visões, estratégias, doutrinas. Mas uma coisa é fato, em todasas igrejas que visitei, todas que eu fiz parte, sempre se prega sobre o amor. Infelizmente, esse sentimento não é tão visto em prática, quantoo é nos púpitos, e justamente isso que Deus tem falado profundamente ao meu coração.

Eu compartilhei recentemente com vocês que, em 2008, o Senhor tem ministrado em meu coração o ardente desejo de ser "a voz do que clama no deserto"como está registrado no texto de Isaías 40:3. Deus começou a falar comigo sobre isso no final de 2007 e, pra ser sincero, eu não entendi muito bem.Achei tudo muito lindo, mas somente agora começo a entender que viver esse texto implica em muitas coisas. Quando se lê sobre uma voz clamar no desertologo lembramos de João Batista, e o vemos como um marco, um referencial e com sua "fama" na época. Porém, o Pai tem me mostrado algo diferente nisso, acada dia mais, me sinto compelido a amar meu irmão com a mesma itensidade que eu amo a mim mesmo.

E a palavra, ou como você preferir, mandammento, amar implica em muito mais do que dizer: "Eu te amo". Do que sorrir num momento ou de oferecer ajuda aover alguém necessitado. Deus tem me revelado que amar é doar-se, é fazer exatamente o que Cristo fez: entregar-se. Muitas vezes nós pregamos o amor da Igreja do Senhor, mas não vivemos na prática e isso não significa que odiemos o nosso irmão ou o nosso próximo, mas que não recebemos a revelação do que é o verdadeiro amor. São impressões completamente impublicáveis porque não se é possível transforma-las em palavras, por isso é importante que você, ao receber do Espírito a testificação desse texto, ore e busque do céu a revelação do verdadeiro amor, pois somente Deus é capaz de dar.

Essas impressões têm mexido com a minha vida, mudado completamente minha maneira de enxergar a vida. Atitudes que antes eu tomava, simplesmente não consigomais tomar. Por ter a personalidade forte, confesso que sempre tive um "quê" de espírito vingativo e o amor incondicional que Deus tem posto em meu coraçãotem mudado isso. Deus também trabalha na personalidade, muitas vezes dizemos que amamos, e tratamos nosso próximo de maneira rude, com palavras ferinas ou atéxingamentos. Isso não é amar! Quando somos ofendidos, nossa resposta deve ser o amor.

O versículo mais conhecido da igreja no Brasil pode ser que seja João 3:16 que diz: "porque Deus amou o mundo de tal maneira que Deus o seu filho Unigênito paraque todo aquele que Nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna", mas um outro é muito pouco conhecido e muito ignorado por nós se encontra em I João 3:16 (olha a coincidência de referências):

"Nisto conhecemos o amor: que Cristo deu a sua vida por nós. E devemos dar a nossa vida pelos nossos irmãos"

Tremendo! Completamente tremendo esse versículo, porque mostra que o amor fez cristo doar-se por nós e se amamos realmente nossos irmãos teremos de ser capaz denos entregarmos por eles. Mas não uma entrega obrigatória, mas voluntária. Amor não impõe obrigatoriedade, mas fazemos aquilo que em tese "somos obrigados" comtodo o prazer, pelo simples fato de que amamos e a postura de sempre preferir o próximo se torna algo natural de nossa nova criação. Em 2008 oramos para que Deusrealize inúmeras coisas por nós, precisamos orar para que ele realize o sentimento de amor em nossos corações e em nossa mente. Queremos ser livres completamente a ponto de podermos amar nossos irmãos, nosso próximo, nossos inimigos, sem medo de declarar esse amor, sem medo de colocá-lo em prática. Porque o amor lançafora todo medo.

No amor do Pai
Daniel César