terça-feira, janeiro 15, 2008

Diminuir

"É necessário que ele cresça e que eu diminua" - João 1:30
Deus já falou com você sobre um versículo sem você estar lendo o referido texto no momento? Pois é, isso aconteceu comigo nessa semanade várias formas diferentes e usando vários canais diferentes. Pessoas que são bênção em minha vida e dividiram comigo experiências, músicas que falaram comigo sobre o tema e até a impressão em meu coração colocada pelo Espírito Santo.
Confesso que mesmo com tantos "acontecimentos" girando em torno desse texto, ele sequer foi mencionado e eu também nem me lembrei dele nesses dias. Apenas hoje, ele me veio a memória após ouvir uma linda pregação (que nem teve como tema alvo, esse texto).

Sou grato a Deus pela sua infinita misericórdia e, por causa dela, Ele tem falado profundamente comigo em 2008 sobre várias mudanças que eu preciso ter em meu caráter, em minha postura cotidiana. Há uma semana o Pai vem falando comigo sobre a necessidade de entendermos que não precisamos ser glorificados, não precisamos estar em evidência, não precisamos de elogios. Isso tudo é obviamente conseqüência de um trabalho bem feito, mas nunca, nunca mesmo, deve ser o alvo em nossas vidas, e quando digo isso, quero dizer em todas as áreas e não apenas no espiritual.

O ser humano, corrompido pela queda no Éden, e seguindo a percurso desse mundo, tem sempre a tendência de se orgulhar, ensoberbecer, quando tem talento em um referido assunto. Desde a infância o clima de competitividade na escola faz com que muitos façam de tudo para ser melhor que seu companheiro, impedindo-o de compartilhar tudo que aprendeu com aquele que tem mais dificuldade. É a tendência que o homem tem de querer a glória para si. A soberba é algo que corrói o coração humano, o torna duro e faz com que ele não entenda a sua limitação e a necessidadeque temos de Cristo.

Trabalhar para o Reino de Deus implica literalmente em servir. Somos servos uns dos outros e o servo não tem que aparecer, quem aparece é quem manda. Não estou dizendo apenas trabalho de igreja porque trabalhamos para o Reino 24 horas por dia - ou pelo menos deveríamos trabalhar - e essa postura de submissão, humildade, de preferirmos o nosso próximo, deve ser constante, sem medo e sem nunca querermos a glória para nós mesmos.

Nos últimos dias o Senhor tem ministrado em meu coração que eu não preciso estar num ministério de status. Que eu não preciso ser elogiado pelo meu pastor, não preciso ouvir uma palavra de ânimo do meu chefe. Não é necessário meus pais dizerem que tenho sido um bom filho. É necessário apenas que Deus seja glorificado por minha vida. Se no meu dia-a-dia as pessoas enxergam e recebem de Cristo, isso me basta. E eu sequer preciso que as pessoas digam "ele é cristão. Dá pra ver Cristo nele". O que eu preciso é que Cristo seja visto, eu não preciso sequer ser enxergado.

Quando a Igreja do Senhor compreender a necessidade de entregar o louvor a quem realmente merece. Quando nós entendermos que nossa função é servir nosso próximo e não sermos servidos por eles, a partir daí a presença de Deus será realmente impressionante. O nosso egoísmo é prova de que não queremos diminuir para que Cristo creça. Nossas orações muitas vezes são centradas em nós mesmos: "senhor me abençoe", "senhor me perdoe", "senhor olha para mim". E nos esquecemos que outros precisam de oração. Queremos ser ministrados, mas nunca ministrar. Queremos receber profecia, mas nunca profetizar. Queremos receber palavra de ânimo, mas nunca animar. Queremos ser amados, mas nunca amar. O que faz o Reino de Deus se movimentar é o doar-se, entregar-se (como eu já disse no meu artigo sobre o Amor), e nós infelizmente temos invertido isso, ficamos apenas no receber.

Queridos, eu sinceramente me recuso a dizer: "abençoe seu irmão porque assim você será abençoado". Isso é barganha, não será uma bênção com sinceridade. O que você precisa ouvir e eu posso dizer com toda a convicção de meu coração é. "Abençoe seu irmão porque é isso que Deus faria se estivesse na Terra.", foi isso que Jesus fez. Sempre se entregou, sempre glorificou a Deus preferindo seu próximo, amando seu próximo. Vamos começar a parar de achar que o mundo gira em torno de nós mesmos e entender que Deus tem para nós um serviço, é tempo de servir aos nossos irmãos com o nosso melhor.

No amor do Pai
Daniel César

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Me desculpe,mas vc´s erraram o capitulo de João é 3:30 e não1:30

abril 28, 2008 8:57 PM <$BlogCommentDelete?????????B?p??E?E????????????????????????????????????????†??????????????????????????????????†???????????????????????????????????????????????????????????????????4???????4?????????????????? ??????Icon$>

Postar um comentário

<< Home