sábado, janeiro 26, 2008

Discernimento

No dicionário, discernimento é distinguir uma coisa de outra, assinalando a diferença existente entre elas. É poder dizer o que é bom e o que é ruim e assim tomar atitudes e decisões que não coloquem em risco a nossa vida, status ou qualquer outra coisa que seja realmente importante na nossa vida!

O mesmo ocorre biblicamente. “Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração” (Hb 4:12). Diante desse texto, podemos concluir que o discernimento espiritual (e material também) é proveniente da Palavra de Deus.

Quando estamos diante de um problema, de uma dificuldade qualquer, seja de que tamanho for – grande ou pequena, precisamos ter o discernimento correto para decidir o que fazer. A melhor ‘arma’ do crente para tomar a decisão certa, é a Palavra de Deus, indiscutivelmente, pois é ela que nos direciona o certo e o errado, o bom e o ruim, é o nosso ‘manual de instruções’ para uma vida reta e de santidade.

Meu pai não é muito ‘ligado’ no meio virtual, então, vira-e-meche ele grita pro meu irmão ou pra mim: “isso aqui é vírus?” e eu ou meu irmão temos que vir até ele e dizer se é ou não é, se pode ‘clicar’ no link ou não. Você deve estar pensando... “essa mulher é louca?! O que uma coisa tem haver com outra?!” e eu te digo: muito (rsrsrs). Eu e meu irmão temos autoridade de dizer se é ou não é bom clicar, se é ou não é vírus, porque temos uma certa intimidade com o mundo virtual, conhecemos daquilo que falamos. A mesma história se aplica ao discernimento de algo (do mundo espiritual no caso), temos que ter conhecimento a tal ponto de ter autoridade pra dizer algo positivo ou negativo, no popular: se é de Deus ou não!

A melhor maneira de adquirir essa intimidade, vocês e eu e qualquer crente já sabe: INTIMIDADE com Deus e MEDITAÇÃO na Palavra de Deus. Somente essas duas coisas – que estão interligadas – são a chave para podermos ter o discernimento de separar juntas e medulas, separar pensamentos e propósitos do coração, decidir o futuro que queremos para as nossas vidas, o estilo de vida que desejamos.

“Mas o alimento sólido [palavra de Deus, intimidade] é para os adultos, para aqueles que, pela prática, têm as suas faculdades exercitadas para discernir não somente o bem, mas também o mal.” (Hebreus 5:14)

Até a próxima...
Scheila!!
Obs: o conteúdo entre colchetes da autora =D