segunda-feira, janeiro 21, 2008

Eternidade

"Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido." I Coríntios 13:12
É estranho a forma como Deus tem falado comigo entre o final de 2007 e início de 2008. Estranho para mim porque tem sido diferente de como eu era acostumado, mas digamos que é essa mudança que tem me feito amadurecer a cada dia mais. O Senhor tem sempre me falado sobre um tema por um tempo, para aí então, eu passar alguma situação que me faça pôr em prática o que aprendi sobre o tema. Atualmente Ele tem me ensinado sobre a importância da eternidade.
No final de 2007, como acredito muita gente também o fez, eu coloquei em oração algumas questões mal resolvidas em minha vida para que em 2008 seja diferente. Situação familiar, relacionamentos, minha vida emocional, temas que para mim ainda estavam bastante incompletos e necessitando de intervenção divina urgente. Mas Deus, como é tremendo, me tratou de uma forma diferente, me fez enxergar as mesmas situações, que não mudaram, com outros olhos, como o Senhor as vê.
Como humanos temnos a tendência natural de enxergar as circunstâncias que nos rodeiam com nossos olhos naturais, limitados e acabamos por medir errado, dar um valor exagerado a determinadas coisas que não tem todo esse valor. É isso que Deus tem falado comigo, sobre dar muita importância ao que é humano, pois tudo que é humano é passageiro, não dura eternamente e por isso não deve ser prioridade em minha vida, porque não sou passageiro, sou eterno.
Os jovens que lotam igrejas atualmente mantém uma ansiedade fora do comum para se casarem, é como se a ferida da carência afetiva estivesse se aberto sem medo no mundo moderno. E, infelizmente, muitos têm dado importância exagerada a isso. É bíblico o casamento, é importante constituir família, mas isso é passageiro, é humano. Devemos louvar a Deus pelo relacionamento saudável que Ele nos der com alguém, mas também devemos louvá-lo enquanto estivermos sozinhos porque não somos feitos para o casamento, somos feitos para o Louvor da Glória Dele. E isso se aplica a muitos outros exemplos como um bom emprego, relacionamentos com amigos, ser popular, ser amado, ser conhecido, ter um ministério, ser aceito. Tudo isso é bênção, mas nada disso pode ser o centro da nossa vida porque é tudo vaidade.
Queridos, é importante que cada um de vocês entendam que não estou dizendo que não devemos ter sonhos, que não devemos lutar por aquilo que queremos, ao contrário. Deus sonha conosco, Ele próprio nos dá sonhos. O que quero dizer é que não devemos condicionar nossa existência humana a esses fatores. O tempo que estamos nessa Terra é muito pequeno, quando comparado a eternidade ao lado do Senhor e isso nos basta, ao menos deveria bastar.
É impressionante como as orações de cristãos estão cercadas de pedidos egoístas e também cercadas de humanismo, poucas vezes oramos com nosso coração e nossa mente voltados para a eternidade, para aquilo que realmente importa em nossa vida, uma vez que quando aceitamos Jesus, nós adentramos na eternidade da Trindade, passamos a fazer parte dessa eternidade, mas ainda assim, insistimos em dar valor exagerado ao que é humano.
Deus tem me ensinado nesse dia justamente isso. Que devemos agradecer a Ele por tudo que consquistemos. Se tivermos um emprego estável, caso nosso ministério engrene e faça sucesso, se encontrarmos "a tampa da nossa panela", se formos amado em nossas casas, e muitos outros exemplos. Tudo isso é motivo para agradecê-lo. Mas se nada disso acontece, não há motivos para choramingar, não há motivos para murmurar, nem duvidar do Senhor. Porque ainda que não tenhamos mais nada nessa Terra, ainda que não consquitemos nada, ainda que estejamos aqui sem motivos humanos para nos alegrar, temos a salvação, somos parte do povo do Senhor, temos Deus como nosso Pai, somos eternos e não precisamos de nada que seja passageiro para nos dar garantia dessas conquistas. Como disse Salomão:
"Vaidade de vaidades, diz o pregador, tudo é vaidade" - Eclesiastes 12:8
Que o próprio Deus ministre essa verdade em seu coração e abra sua mente, assim como Ele tem feito com a minha.
No amor do Pai
Daniel César