quarta-feira, janeiro 23, 2008

Duas Escolhas na Dificuldade

"Há algumas virtudes suas que jamais seriam descobertas se não fossem as provações pelas quais você passa.”(Charles H. Spurgeon)
Começo de ano foi algo bem corrido – continuação de um ano cheio! É nesses tempos que você se olha e pensa: “É hora de férias, com certeza!” E sinceramente, é hora mesmo! Afinal, apenas uma semana de férias em mais de cinco anos de trabalho, em quatro empresas diferentes (porque Deus permitiu, não é fato de que eu seja um funcionário ruim não, pelamor... ^^ )! Mas bem, enquanto isso não aparece, a gente agüenta! Mas em meio a tantas coisas acontecendo, e tantas coisas a se fazer, bate um sentimento, talvez dois: incapacidade e (nem sempre, mas pode acontecer) desespero. São as situações de nosso dia a dia que nos levam a isso. Mas isso está muito, mas muito longe de dizer que é algo simplesmente aceitável permanecer assim nessa ‘fossa’...
Houve uma situação na Terra: Um homem paralítico e um tanque – o que o separava de sua cura eram a distância e a incapacidade de se mover, algo normal, óbvio e porque não, aceitável. Um homem paralítico e Jesus – nada poderia separá-los senão a incredulidade, uma permanência de espírito do ser humano. Essa última linha transcorrida por este homem rumo sua cura e salvação poderia ser ainda mais difícil que a de tentar chegar, ainda que arrastado por outros, ao tanque. Milhares que questionamentos poderiam estar acontecendo em sua mente! Mas ao olhar Jesus, numa simples conversa, apenas expôs seu problema: Jesus nem deu bola, mas insistiu em que ele se levantasse. E o homem mostrou o desejo de ser curado, e alimentou sua fé, vendo a realidade a sua frente: ele nunca conseguiria naturalmente, mas ao ouvir a voz de Jesus, simplesmente se pôs em pé.
Esse exemplo de João 5:1-9 mostra uma realidade importante, em qualquer meio, cristão (principalmente) ou não – Deus não valoriza a derrota, e nem quem quer permanecer nesse estado. Àquele paralítico poderia ter todas as verdades da incapacidade ao seu favor, mas não se pôs em estado de derrota, como muitas vezes tachamos algumas pessoas de os ‘coitadinhos’... Chega a ser ‘normal’ testemunhos de pessoas que perderam tudo e se reergueram, ou foram tirados de uma situação humilhante e hoje estão “por cima”, ou mesmo daqueles que sempre tentam subir, e nunca param de tentar. Esses são os verdadeiros vitoriosos, pois extraem virtude de situações problemáticas. E Deus valoriza totalmente isso!!!
A Bíblia tem exemplos e mais exemplos... paralíticos, enfermos, pessoas possuídas, familiares de mortos... hoje vemos muitos exemplos de que Jesus ainda está a ouvir o clamor do homem, e não se importando muito com a situação em si: mas analisando o coração pra ver que o problema está bem longe do desejo de superá-lo, e com isso mostrar o porque d’Ele ser o Filho de Deus.Como está hoje? Vencido pelos seus problemas, ou crente que existe algo maior que eles, que é a sua vitória?
Extraia virtude, se achegue a Jesus!
Jef!