quarta-feira, janeiro 30, 2008

Que Queres?


“Naquela mesma noite, apareceu Deus a Salomão e lhe disse: pede-me o que queres que eu te dê” (2 Crônicas 1:7)

O que você pediria mediante essa pergunta?! Alguns, claro, iriam pedir a mesma coisa q Salomão pediu!! Mas.... analisando bem a sua alma, qual é a primeira coisa que vem a sua mente, quando aparece alguém na sua frente, perguntando o que você desejaria pra toda a sua vida?

Creio que posso imaginar algumas respostas: um carro novo, carteira de motorista, uma casa, um casamento, um emprego. Outros pediriam algo imaterial: paz, sossego, sem guerras no mundo (ou em nosso próprio país, ultimamente). Outros pediriam algo mais espiritual: mais entendimento das coisas de Deus, discernimento e até sabedoria, como pediu nosso amigo Salomão.

Mas vamos entender porque a resposta de Salomão foi a mais completa, a ponto de Deus se ‘impressionar’ e prometer “mundos e fundos” pra esse rei de Israel: “sabedoria e conhecimento são dados a ti, e te darei
riquezas, bens e honras, quais não teve nenhum rei antes de ti, e depois de ti não haverá teu igual.” (2 Crônicas 1:12).

A Bíblia nos relata que o povo de Israel era mui numeroso, grande demais, e vocês sabem o que fatalmente acontece com um povo muito grande: desavenças, intrigas, brigas, discórdias, e Salomão foi o escolhido da vez pra tentar reinar sobre esse povo e fazer com que todos vivessem em plena paz. Israel é a promessa cumprida que Deus fez a Abraão. “E disseste: Certamente eu te farei bem e dar-te-ei a descendência como a areia do mar, que, pela multidão, não se pode contar” (Gênesis 32:12).

O que mais Salomão poderia pedir? O cara tava com um problemão nas mãos, o pai dele – Davi – foi um bom rei, conseguiu reinar direitinho, mas ele – Salomão – tinha uma responsabilidade a mais sobre os seus ombros: construir o templo do Senhor Deus. Creio que se eu estivesse no lugar dele, já poderiam ter me internado num hospício. É claro que ele foi sábio, muito antes de pedir sabedoria pra Deus, propriamente dito.

A sabedoria é o precedente das bênçãos de Deus, quando somos sábios o bastante para escolhermos o certo em vez do errado, as bênçãos vêm com muito mais facilidade. É principio de Deus, e Ele não quebra aquilo que Ele mesmo determinou.

Mas daí você me pergunta: “Scheila, falar é fácil, mas como consigo esse treco de sabedoria?” simples, eu lhe digo em resposta. A bíblia nos fala que “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria; revelam prudência todos os que o praticam. O seu louvor permanece para sempre” (Salmos 111:10). Temor pelo nosso Deus. Não confunda temor com terror. Temor é
um sentimento profundo de reverência ou respeito; e terror é pavor; grande receio; pânico, qualidade de terrível.

Creio que o que nos falta muitas vezes é reverência pelo nosso Deus, quantas e quantas vezes banalizamos o nome de Deus ou agimos com desdém as bênçãos que nosso Papai nos concede todos os dias! Deus tem ministrado muito esse assunto ao meu coração, nesses últimos dias.

“Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida.” (Tiago 1:5)

Até a próxima...
Scheila!!