segunda-feira, abril 30, 2007

As Duas Naturezas - parte 2

Plano de Leitura
Segunda: Neemias 3, 4, 5 e 6
Terça: Neemias 7, 8, 9 e 10
Quarta: Neemias 11, 12 e 13
OBS: Por problemas técnicos não foi possível postagem no sábado, 28/04 por isso continuamos o Plano de Leitura de onde paramos anteriormente e garantimos que isso não atrasará o propósito!
No meu devocional anterior falei sobre a primeira parte das Duas Naturezas, que é a Natureza carnal, e como disse, espero que tenha impactado cada um de meus leitores como me impactou e tem me impactado cada dia que o Senhor ministra em minha vida sobre o tema. Hoje, falaremos sobre a segunda natureza, que é a Natureza Espiritual, aquela que Deus deseja que cada um de seus filhos tomem posse assim que se convertem.
Quando um cristão se dispõe a abandonar o pecado e a velha natureza (Natureza Carnal) para viver a totalidade da vida de Deus aqui na Terra, ele precisa ter consciência da luta diária que terá com sua vontade humana, porque a tendência humana é sempre pecar, em virtude de nossa semente pecaminosa, porém ao posicionarmos para viver uma vida com Deus correta, o Senhor nos auxilia e a cada dia cresceremos em cada uma das áreas da nossa nova natureza, a Espiritual.
Assim, como descrevi algumas atitudes de um cristão que ainda age permeado pela Natureza Carnal, vamos descrever aqui atos que todos devemos tomar se quisermos seguir a Natureza Espiritual. Vejamos:
a) - entregar-se completamente a vontade de Deus: "venha o Teu Reino, seja feita a Tua vontade, assim na Terra como no céu" - Mateus 6:10
Um cristão que queira viver no espiritual, assim como nosso Deus vive, deve levar este versículo muito a sério, não apenas falá-lo como uma frase pura e simplesmente mecânica, mas colocar isso como atitude diária de vida. Viver a vontade de Deus é abdicar de nossas próprias vontades (sendo elas boas ou não) e optar por fazer a vontade de Deus, ainda que a nossos olhos não pareça uma boa opção. Deus sempre tem o melhor para os seus filhos!
b) - buscar os dons espirituais: "Mas vós amados, edificando-vos sobre a vossa santíssima fé, orando no Espírito Santo" - Judas 20
Os dons espirituais ja levam esse nome porque são dádivas, PRESENTES, puramente espirituais que o Senhor concede a seus filhos. E esses dons são de uso espiritual, pois eles não são matéria, não são humanos. Ao buscarmos os dons espirituais, estamos buscando crescer espiritualmente através de presentes vindo diretamente de Deus para o nosso espírito, fortificando-nos, portanto se quisermos crescer em nossa nova natureza, devemos buscar os dons espirituais.
c) - amar nossos irmãos: "Nisto conhecemos o amor: que Cristo deu a sua vida por nós. E devemos dar as nossas vidas pelos nossos irmãos." - I João 3:16
Amar seu irmão é condição primordial caso você queira subir os patamares da Natureza Espiritual, porque o amor é um sentimento espiritual, o amor genuíno, "ágape" não é sentimento de alma, nem emotivo, mas é algo vindo diretamente do Trono da graça para nós. Devemos amar nosso irmão com a mesma intensidade que nos amamos porque ele e eu somos um em Cristo, não há diferença.
d) - guardar a Palavra: "Escondi a Tua Palavra no meu coração para eu não pecar contra ti" - Salmo 119:11
Não existe meio de conhecer o Senhor se não for através de Sua Palavra. Como posso crescer em Deus? Como posso conhecer a Deus? Como posso saber qual é a sua vontade? Através da Palavra Dele. Se eu quero ter uma vida espiritual madura e crescente preciso meditar em sua Palavra dia e noite, buscar conhecer a Palavra de Deus e guardá-la em meu coração, para não pecar contra Ele.
e) - orar: "Orai sem cessar" - I Tessalonicenses 5:17
A vida cristã não é complicada, nós que a complicamos. Cristão que quer manter uma relação com Deus e não ora, é porque não quer relação alguma. Relação é convívio, diálogo, e é na oração que conversamos com Deus e, Ele conosco. Se quisermos crescer em Deus e caminhar na Natureza Espiritual devemos orar constantemente, buscar a face do Senhor, contar a Ele o que pensamos e buscar Nele respostas que precisamos, é assim que vamos crescer.
f) ser testemunhas de Cristo: "Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da Terra" - Atos 1:8
Ser testemunha é obrigação de qualquer cristão. Quem realmente mudou sua natureza se transforma em testemunha de Cristo, e testemunhar o Senhor não é apenas dizer do seu amor para todos (isso também é), mas é mostrar que Cristo vive através de nossas atitudes, é mostrar arrependimento e nojo ao pecado e profundo amor ao pecador. Isso é testemunhar Cristo!
Se quisermos verdadeiramente viver a essência de Cristo aqui na Terra precisamos ter a consciência que a Natureza Carnal deve ser abandonada e lutar com todas as forças de nosso ser para abraçarmos a Natureza Espiritual, que nos guarda inúmera bênçãos além da satisfação de conhecermos o Pai Celestial. Espero que essa série de devocionais possa ter levado você ao menos a pensar como tem sido sua natureza cristã, a meditar e refletir naquilo que Deus tem para você e o que você tem feito para Ele.
No amor do Pai
Daniel César

quinta-feira, abril 26, 2007

Deânimo X Entusiasmo

Plano de Leitura
Quinta: Esdras 5, 6, 7 e 8
Sexta: Esdras 9 e 10; Neemias 1 e 2
Obs: Como você já deve ter visto nosso banner ao lado (se não viu dê uma olhada, está logo abaixo do banner do especial "Edificando Muros") em breve teremos um novo "Efésios 2:22"! Logo contaremos algumas novidades e o novo blog vem aí já no segundo semestre! Aguardem!
“...encher-me-ás de alegria na tua presença” Atos 2:28b

Esse é um tema bem atual no mundo em que vivemos. Afinal todos nós, seres humanos, estamos suscetíveis a esse tal de desânimo. No final de semana passado, no culto de celebração, o pastor falou +/- sobre isso, deu uma ‘pincelada’ sobre o assunto, e me impactou muito, é Deus tratando nosso caráter.

Vocês sabem o que significa a palavra desânimo? No nosso velho amigo Aurélio significa: falta de desejo, vontade, ânimo. Porém biblicamente falando, quer dizer, sem Deus, vazio de Deus!!! Karaka, então quer dizer que quando estamos desanimados, estamos sem a presença de Deus, e isso é algo muito sério. Não significa que você vai pro inferno, não! Apenas que a presença de Deus está em falta na sua vida, não é constante.

Porém, o contrário do desânimo é o entusiasmo, e consultando novamente nosso amigo, quer dizer: vigor, ardor, veemência. Biblicamente falando: estar cheio de Deus! Maravilha!!!!! Então quer dizer que quando estou entusiasmado com algo bom, estou cheio da presença de Deus.

Ok! Ok! Então chegamos ao seguinte resultado: desânimo = vazio de Deus; entusiasmo = cheio de Deus. Mas como em toda a nossa vida, temos o direito ou privilégio da escolha, então podemos escolher se queremos ficar desanimados ou entusiasmados, vazios de Deus ou cheios de Deus. A escolha é nossa!

Por isso se alegrou o meu coração, e a minha língua exultou; além disto também a minha própria carne repousará em esperança.” Atos 2:26

Os discípulos de Jesus haviam passado por um tempo terrível, em que o Líder deles havia sido crucificado. Eu fico imaginando como estaria o ânimo deles numa hora dessas, por mais que Jesus houvesse avisado que isso aconteceria, não seria ‘natural’ se eles reagissem com saltos de alegria, com entusiasmo a morte do amado Jesus. Eles estavam como qualquer um que perde uma pessoa querida – tristes, desmotivados, desanimados, chorosos, reclamões, quietos em certos momentos. Porém, quando aconteceu aquilo que Jesus havia prometido antes de subir aos céus, eles se transformaram completamente. Com o Espírito Santo em suas vidas, eles tiveram a ousadia de falar daquilo que Jesus sempre falava, porém com autoridade e totalmente alegres e entusiasmados, tanto que as pessoas ao redor diziam que os discípulos estavam embriagados.

Eles estavam fazendo aquilo porque estavam cheios da presença de Deus, eles estavam entusiasmados porque estavam cheios do Espírito Santo. E como eu creio que o que aconteceu com os apóstolos não foi só pra eles, Deus quer nos entregar esse mesmo entusiasmo pra nós, que vivemos hoje, basta aceitar e tomar uma posição de ser entusiasmado com as coisas de Deus e com aquilo que fazemos no dia a dia.

Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração como para o Senhor e não para homensCl 3:23

Que possamos decidir por sermos entusiasmados, cheios de Deus e fazermos o melhor para Ele, é isso que Deus espera de nós!!!

Até a próxima...
Scheila!!

segunda-feira, abril 23, 2007

As Duas Naturezas - parte I

Plano de Leitura
Segunda: II Crônicas 29, 30, 31 e 32
Terça: II Crônicas 33, 34, 35 e 36
Quarta: Esdras 1, 2, 3 e 4
A Natureza Carnal
No artigo anterior dei abertura a um tema que é muito interessante e de extrema importância para nossa caminhada crescente como cristãos. "As duas naturezas" é algo que é intrínseco no ser humano e deve ser cuidadosamente observado e ensinado nas igrejas cristãs. Para termos uma vida produtiva nos caminhos do Senhor devemos conhecer cada uma de nossas naturezas e nos posicionarmos como Deus se posiciona diante do assunto.
Sabe-se (foi dito no artigo anterior) que as duas naturezas do ser humano são: "Natureza Carnal" e "Natureza Espiritual", estudar, meditar, aprender sobre elas é imprescindível para nosso crescimento. Hoje, iremos falar um pouco sobre a "Natureza Carnal" adquirida com a queda de Adão e - em conseqüência disso - a separação do homem com Deus. Quero que você ore com todo seu coração ao ler esse texto para que compreenda a importância e profundidade do tema, não leie como um mero texto, mas busque em Deus sabedoria para aprender e colocar em prática em sua vida os ensinos nele contido.
"Ora, o homem natural não compreendeas coisas do Espírito de Deus, pois lhe parecem loucura, e não pode entendê-las porque elas se discernem espiritualmente" - I Coríntios 2:14
Paulo alertou claramente a igreja de Corinto a tomar cuidado com o "homem natural", pois ele não consegue entender as coisas de Deus porque sua mente é carnal, ou seja, uma mente que não é entregue a soberania do Espírito Santo. É preciso que saibamos que ter uma mente carnal, não implica necessariamente em viver em pecado. Carnal nesse contexto é apenas a contraposição a espiritual, ou seja, tudo aquilo que não é espiritual, é carnal. Logo, se buscamos entendimento pura e simplesmente humanos para as coisas de Deus estamos tendo conhecimentos carnais.
Paulo foi contundente no versículo citado acima porque ele sabia dos perigos de cairmos no engano da carnalidade, ele Paulo não estava advertindo a Igreja contra pessoas carnais que entrariam la, ele estava advertindo para cristãos carnais mudarem de mentalidade. Portanto, se temos a mente carnal, não significa que não somos salvos ou não temos o Espírito em nós, mas significa que precisamos mudar nosso comportamento de vida cristã. Vejamos alguns aspectos da natureza carnal:
a) não abandonar o pecado: - "Portanto, visto que nós também estamos rodeados de tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com perseverança a carreira que nos está proposta" - Hebreus 12:1
Quando nos achegamos a Cristo devemos buscar o arrependimento, quem não busca uma mudança genuína é porque sequer está em Cristo, porém muitos estão verdadeiramente no Senhor e buscam arrependimento dos pecados, porém não conseguem abandoná-los. Isso é sinal de mentalidade carnal, é preciso lutar contra a causa que te leva ao pecado, mas também é preciso dar uma palavra de comando a alma, a carne e decidir abandonar o pecado. Isso é prática de livre-arbítrio e colocá-lo em submissão a vontade de Deus, isso é vencer a natureza carnal.
b) tentar racionalizar o mundo espiritual: - "Ora, o homem natural não compreendeas coisas do Espírito de Deus, pois lhe parecem loucura, e não pode entendê-las porque elas se discernem espiritualmente" - I Coríntios 2:14
Não quero dizer aqui que devemos aceitar tudo como vindo de Deus sem questionar, pelo contrário, devemos comparar tudo à Palavra de Deus e reter o que é bom, porém, se temos a convicção (testificadas em nosso espírito e confirmadas pela Palavra) de que algo vem de Deus e ainda assim tentamos trazer compreensão humano, sentido humano, estamos demonstrando mentalidade carnal, porque as coisas espiritual se discernem espiritualmente e, ao discernirmos espiritualmente, aí sim, nossa mente compreende.
c) vontade contaminada: - "Eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum. Com efeito o querer está em mim, mas não consigo realizar o bem. Pois não faço o bem que quero, mas o mal que não quero, esse faço. Ora, se eu faço o que não quero, ja não o faço eu, mas o pecado que habita em mim." - Romanos 7: 18 a 20
Uma das primeiras atitudes do cristão novo convertido deveria ser lutar para limpar sua vontade de quaisquer contaminações mundanas ou controle das trevas, porque com nossa vontade contaminada, sempre penderemos para o pecado, como Paulo bem disse no versículo acima. Quando temos a vontade contaminada somos ainda carnais, porque não conseguimos vencer o pecado que está em nossa carne.
d) falta de comunhão: - "Ma se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo pecado" - I João 1:7
Falta de comunhão revela incapacidade de amar, quem tem dificuldade para amar é porque tem feridas não tratadas na alma e se deixa controlar por elas. Isso é atitude carnal e devemos combatê-la em nossas vidas. Viver em comunhão é viver continuamente perdoando e sendo perdoados, é amar apesar de tudo, ao agirmos assim vencermos nossa mente carnal.
e) não liberar perdão: - "Então Pedro, aproximando-se lhe perguntou: Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu lhe perdoarei? Até sete? Jesus lhe respondeu: Não te digo que até sete vezes, mas até setenta vezes sete." - Mateus 18: 21 e 22
Como dito anteriormente perdoar revela comunhão. A Bíblia não nos dá o direito de não perdoarmos nosso irmão, seja qual for o erro dele, portanto se retemos perdão, estamos praticando ato carnal. E precisamos aprender que perdão não é sentimento, é mandamento.
Claro que não é possível num artigo expor todos os atos carnais, nem é nossa intenção, apenas mostramos os mais corriqueiros na Igreja e, também não aprofundamos cada um deles por questão de espaço. Se alguém se sentiu amplamente interessado no assunto e tiver alguma dúvida querendo saná-la, ou apenas testemunhar entre em contato comigo pelo e-mail demlo.shu@gmail.com ou contate-me no msn: efesios222@hotmail.com Terei o enorme prazer em conversar com você.
No amor do Pai
Daniel César
CONTINUA

sábado, abril 21, 2007

Troca Equivalente 2


Plano de leitura:
Sábado: II Crônicas 21, 22, 23 e 24
Domingo: II Crônicas 25, 26, 27 e 28



Estava vindo ontem do serviço (que tá muito bom! Corrido, mas muito bom!!!) e estive vendo como Deus está sendo muito misericordioso comigo, ao mesmo tempo me lembrando do artigo “Troca Equivalente” que fiz a um tempo atrás (nos históricos é mais fácil procurar, heheh), e me lembrei de uma outra possibilidade dentro desta troca... a atribuição!

No artigo anterior mencionei sobre o conquistar as coisas pelo mundo espiritual através do esforço, e que algumas vezes nenhum esforço é necessário – apenas precisamos discernir o tempo de Deus no qual estamos. Nesse eu gostaria de colocar um segundo questionamento – quando conseguimos coisas e as atribuímos a Deus, quando na verdade não o são. Um tema bem complicado de se falar, mas de bastante necessidade em meio a tantas coisas que acontecem no nosso dia a dia. É muito normal atribuirmos as coisas que conseguimos falando: “Deus me deu!”, ‘estou aqui porque Deus me colocou”, e por aí vai... mas até que ponto isso é real? Até que ponto estamos demonstrando que estamos correspondendo de forma correta a Deus com essas coisas?

Estive conversando com vários amigos meus durante essas duas últimas semanas, e vi vários deles e relacionavam a alguns conhecidos meus (e alguns a si próprios) que conseguiram casas, motos, namoros, se casaram... E pra mim, todas essas coisas Deus nos concede mesmo, afinal é para nos abençoar, ou pra respeitar o livre arbítrio que temos. Mas a maioria hoje nem aparece mais na igreja! Perderam-se em seus namoros, se acidentaram em motos, consideram suas casas longe da igreja e não vão, afinal “podemos ter comunhão com Deus aqui mesmo”, essas coisas... E agora, como fica?

Aí entra a segunda parte desta “troca equivalente” que busco citar... Essa equivalência, no mínimo, deveria ser a correspondência da benção: não apenas atribuir, mas sim agir de forma a ver que realmente está na benção. É muito fácil satanás se utilizar destas bênçãos que Deus nos concede e de repente deturpar tudo, incluindo nossa mente e coração... isso quando é Deus que realmente concede, porque nessa maioria de vezes, a verdade é que nosso próprio braço é que trabalha, ao invés da destra de Deus, e satanás vai lá e faz a festa!

“Não digas, pois, no teu coração: A minha força e o poder do meu braço me adquiriram estas riquezas” (Dt 8:17)

Só aqui já dá pra ter uma noção... é aí que já começa o nosso engano inicial. Nada podemos fazer pra nós mesmos, quando é Deus que nos concede. Nossa maior parte de decisões normalmente são erradas devido ao nosso coração enganoso, que deixa Deus meio no cantinho... o.0, e aí ta feita a burrada: as pessoas percebem que estamos errados (e nem precisam julgar, só analisar os fatos) e insistimos: estamos em Deus. Hm.... ¬¬ - Deus é Deus de atitudes, e não só de palavras... As atitudes são demonstradas pelo Seu amor, Seu cuidado... e nossa vida também é uma vida de atitudes, pos além de sermos espelho, somos Seus filhos, então a responsabilidade é ainda maior. Carregamos conosco o nome do Senhor, nossa denominação, a Igreja como um todo. É a equivalência daquilo que Deus é: santo, correto, justo.

“Mas receio que, assim como a serpente enganou a Eva com a sua astúcia, assim também seja corrompida a vossa mente e se aparte da simplicidade e pureza devidas a Cristo” (2Co 11:3)

Em tudo o que o homem tentou dominar por si só, se resume a destruição: altares levantados a outros deuses, guerras, fomes, descrença, desavenças... o que isso trás de bom pra nós? Até que ponto nossa independência traz algum retorno suficientemente satisfatório em nossa vida? E até que ponto nossas atitudes são equivalentes com as bênçãos que Deus nos concede, ou permitam que aconteçam?

Esse artigo (novamente) termina como reflexão... veja como está sua vida – você tem correspondido com a equivalência que Deus corresponde com você?! Sejam abençoados, uma semana cheia do melhor de Deus, e principalmente, sejamos luz assim como Ele é luz!

Jef!
(super reflexivo também! =P )







quinta-feira, abril 19, 2007

Adoração Verdadeira

Plano de Leitura
Quinta: II Crônicas 13, 14, 15 e 16
Sexta: II Crônicas 17, 18, 19 e 20

“Mas vem a hora e já chegou em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade...” (João 4:23a)

Esse tema é bem complexo, sei disso, não podemos determinar quando fulano ou beltrano está adorando a Deus verdadeiramente e muitas vezes não sabemos se nós mesmos estamos adorando verdadeiramente (pelo menos comigo as vezes acontece de surgir algumas dúvidas durante meu tempo de adoração: será que estou adorando verdadeiramente? Será que o que estou falando ou fazendo, está atingindo o coração do Pai, ou é só pra que meu líder, meu pastor ou mesmo minhas lideradas vejam que sou uma ‘boa adoradora’?

Não poderia ser assim, Deus condena categoricamente todos os tipos de máscaras que utilizamos durante nossa vida, ou seja, Deus abomina o fariseu, aquele que na igreja, na frente do líder ou de pessoas da igreja são uma coisa, agem de uma maneira, mas que quando estão no trabalho ou na escola, faculdade, agem completamente diferente, como se fizesse realmente parte deste mundo.

Não existe mais lugar para crente meia-boca, crente disfarçado. Como diz um velho ditado: ou é 8 ou 80, ou é crente e adora a Deus com as atitudes corretas, das quais Deus menciona na sua palavra, ou seja, vive por princípios, ou não é cristão e age conforme as regras do mundo em que vivemos.

“Eu te conhecia de ouvir falar, mas agora os meus olhos te vêem” (Jó 42:5)

Ahh, como esse texto é lindo, porém quantos de nós podem realmente dizer o que Jó falou? Bem que eu queria isso!! Creio que todo crente deveria ter como alvo de vida exatamente isso: conhecer a Deus verdadeiramente, de tal forma que poderia oferecer a Deus uma adoração que mova o coração dEle, uma adoração que faça Ele parar o que está fazendo só pra ver o que você está fazendo pra Ele... “... porque são estes que o Pai procura para seus adoradores.” (João 4:23b)

Deus está a procura de adoradores que não apenas O adorem com palavras belas, mas que O adorem de verdade, com as atitudes, com o coração. Ele procura pessoas com que possa compartilhar algumas coisas mais íntimas, coisas de Pai e filho, promessas maravilhosas, mas que necessitam da nossa atitude de adoração. Posso citar aqui uma promessa incrível que me veio á memória agora: “se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar e orar, e me buscar e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, perdoareis os seus pecados e sararei a sua terra” (II Crônicas 7:14).

O que você tem oferecido a Deus? As primícias ou o resto? As primícias do seu tempo pra Ele ou o fim de noite, quando você está cansado e mal agüenta fazer uma breve oração que logo pega no sono? São essas pequenas atitudes que irão mover o coração de Deus pra Ele te abençoar mais do que as outras pessoas. Foi isso que moveu o coração de Deus pra aceitar o sacrifício de Abel em vez do de Caim (Gn 4:1-16), Abel entregou as primícias, Caim o resto.

Devemos tomar muito cuidado com o que iremos oferecer a Deus, e a forma com a qual iremos fazer isso. “Assim, porque és morno e nem és quente nem frio, estou a ponto de vomitar-te da minha boca” (Ap. 3:16). Devemos nos posicionar perante Deus e os homens, de forma que todos saibam se adoramos a Deus ou não, se somos crentes ou não, se O amamos e O adoramos verdadeiramente, ou apenas cremos na sua existência e mais nada, totalmente apáticos a sua doce presença.

Creiam irmãos, de que esse devocional foi mais pra mim do que pra vocês, rsrsrs. Adorar a Deus verdadeiramente e busca-lo intensamente, é o que tenho percebido que falta na minha vida, e eu desejo o melhor dEle pra mim, e sei que o melhor de Deus ainda está por vir, mas eu quero almejar a sua presença mais intensamente na minha vida do que até agora experimentei. Eu quero mais, e você???

Até a próxima...

Scheila!!

segunda-feira, abril 16, 2007

As Duas Naturezas

Plano de Leitura
Segunda: II Crônicas 1,2,3 e 4
Terça: II Crônicas 5,6,7 e 8
Quarta: II Crônicas 9,10,11 e 12
Introdução:

Esse é um tema que a muito eu queria tratar aqui no blog, porém não era o tempo chegado, mas creio que o momento é esse.Falar sobre as duas naturezas do cristão nesse momento da minha vida não é algo agradável, nem algo fácil, porque eu tenhoexperimentado dia após dia a experiência do que é lutar contra essas duas naturezas, portanto o que vou falar aqui é muitomais do que simplesmente um estudo bíblico preparado para edificar os queridos leitores, mas é uma extensão daquilo que oSenhor tem me ensinado nesse ano de 2007 - e quando digo ensinado quero dizer de forma prática, com circunstância que causamprofunda dor e algumas feridas terríveis, porém necessárias para a restauração completa e total da minha alma e limpeza domeu caráter.

Espero eu que a grande maioria dos cristãos saibam que os seres humanos têm duas naturezas, porque isso é ensinado pelaPalavra de Deus em várias passagens e, é de vital importância compreendermos cada uma dessas naturezas para que assim possamosviver dentro dos parâmetros estabelecidos pela Palavra de Deus e aprendamos a lutar contra nossas próprias vontades e, semdúvida alguma vencê-las a favor da vontade de Deus que é sempre a melhor para nossas vidas e deve ser observada diariamente.

Para quem não sabe, vai aí as duas naturezas humanas: carnal e espiritual. São duas naturezas que estão inseridas em nossavida e, enquanto formos humanos e habitarmos nessa Terra, infelizmente não conseguiremos desprendermos como gostaríamos, poisestão interligadas e devemos aprender a lidar com essa situação. Apesar de muitas pessoas acharem que um cristão perde a suanatureza carnal ao vir para Cristo, isso é um engano e trataremos melhor disso no próximo artigo. O importante é que comofilhos de Deus, amados por Cristo e ajudados pelo Espírito Santo devemos buscar com o coração aberto obedecer a Palavra de Deus e ela é muito clara sobre as duas naturezas humanas, não devemos ignorar esse assunto e muito menos lidar com ele comose fosse uma metáfora utilizada por Paulo.

A luta entre as duas naturezas é constante, diária, e somente a clara compreensão daquilo que o Senhor quer de nós é que nos fará obedecer fielmente e fazer a natureza espiritual sobressair-se à natureza carnal, obviamente sabemos que isso não é fácile, apenas a prática nos mostra isso. Muitas pessoas pregam sobre as duas naturezas sem, contudo, advertir para a dificuldadeque é vencer, mas Cristo nunca disse que seria fácil nossa vida cristã, ao contrário Ele disse que no mundo teríamos aflições,mas Ele ja venceu o mundo, não temos mais que vencer, já somos vencedores com Ele.

O fato de termos duas naturezas não significa que devemos viver uma vida de irregularidade, ora praticando atos da naturezacarnal, ora da natureza espiritual. Deus não gosta de roda-gigante. Precisamos aprender a andar em equilíbrio e regularmentese quisermos crescer espiritualmente, entregar-se ao senhorio de Cristo implica aceitar que Deus traga circunstâncias dolorosaspara tratar com nossa alma e nos fazer mudar. Deus não costuma brincar, Ele não é nosso vizinho coleguinha para brincarmos, Eleleva a sério o que dissermos em nossas orações, portanto, se nos rendemos a Ele, podemos esperar circunstância para nos purificar.Não digo isso para assustar ninguém, mas digo para advertir que vida cristã é vida de seriedade é vida de mudança genuína, e se quisermos vivermos a natureza espiritual que Cristo tem para nós, precisamos nos submeter totalmente a sua vontade, semnenhuma espécie de restrição, mas nos entregarmos sem reservas.

Nos próximos artigos iremos tratar individualmente sobre cada uma das duas naturezas para que possamos compreendê-las melhor deforma individual e, em seguida, passarmos a ter um compromisso com a natureza espiritual que é um compromisso com a vontade deDeus para nossas vidas. Espero do fundo do meu coração que o Senhor possa falar com cada um dos leitores através dessa sériede devocionais assim como Ele tem falado comigo e me ensinado tanto sobre as duas naturezas. Deus nos abençoe!

No amor do Pai

Daniel César

CONTINUA

sábado, abril 14, 2007

Nascendo situações...

Plano de leitura!
Sábado: I Cronicas 21,22,23 e 24
Domingo: I Crônicas 25,26,27, 28 e 29



“Só o medíocre gosta do quase, porque o medíocre é quase alguém...” (Fruto Sagrado)

Hoje pela manhã acompanhava rapidamente um documentário sobre a vida de Davi, e me deparava com algumas coisas bem interessantes: alguns dados científicos sobre a batalha contra Golias, a visão política, a forma de como Jerusalém foi conquistada e levantava como um marco dentro de Israel. Isso me fez remontar algumas coisas que tenho presenciado por aqui e outras que Deus tem trazido aos poucos, mas de forma bem visível, sobre as conquistas que conseguimos em Deus.

Davi (e os próximos exemplos que colocarei a adiante) fez a diferença em seu tempo pelo fato de que ele conseguiu fazer acontecer algumas situações em Deus. Como assim?! Se vermos o desafio contra Golias em 1Sm 17, observamos a frase: “Hoje mesmo o Senhor te entregará na minha mão”. A partir de uma certeza em seu coração de que Deus pode fazer todas as coisas, ele gerou essa situação em Deus: Eu vou ganhar. ‘Simples’, de certa forma não?! Quase o mesmo aconteceu Sadraque, Mesaque e Abede-nego em Daniel 3, a diferença é que eles não estavam nem aí pra morrer, mas dentro de si criaram uma situação em Deus: sairemos ilesos da fornalha. A conquista da terra prometida também se deu a ousadia de Josué e Calebe, crendo na promessa que Deus deu a Israel, e criaram uma situação em Deus: Conquistaremos a terra.

Vocês vêem como Deus acaba por honrar a situação de fé em nosso coração?! Muitas vezes deixamos de conquistar grandes coisas em Deus pelo simples fato de que não ousamos criar situações para tal. A cada palavra profética que lançamos, decisões onde nossas duvidas não nos afrontam ou que entram em concordância com a vontade de Deus fazem com que dia a dia possamos presenciar o melhor de Deus pra nós. É nisso que vemos a existência de cristãos verdadeiramente vencedores, aqueles que estão mornos em sua fé ou aqueles que por ainda não terem entendido a vitória de Deus por nós, vivem em frangalhos espirituais constantemente.

O problema muitas vezes dentro da nossa vida cristã tem sido esse: Não sabemos valorizar o que Deus nos dá, queremos mais, e nada conseguimos – nem o que queremos, nem aproveitar o que temos. Esse é um problema muito grande, no qual muitos passamos (passei também, já que sou um filho um pouco impaciente...), e perdemos o foco do melhor de Deus, porque ainda estamos no quase e disso a gente não passa... e recebemos apenas uma pequena parcela do que Deus pode (e quer) nos conceder. É apenas uma questão de fé, e saber que Deus tem o melhor, sempre o melhor, e não apenas o bom.

Mas o mais interessante nisso é o fato de que tudo nasce, primeiramente, no coração do Senhor, e depois acaba se revelando ao nosso. Algo que aprendi bem no começo do meu despertar em Deus é que o maior interessado pra nos abençoar é o Senhor. Não precisamos ir atrás de benção, basta requerermos aquelas que já existem, e deixar com que Deus faça o trabalho que já nasceu no coração d’Ele em sua vida...

Isso é representado e vivenciado naquilo que Jesus já fez por nós na cruz. Graças a Ele, tudo o que foi conquistado na cruz é direito nosso, herança nossa, e basta apenas requerermos n’Ele o que JÁ está reservado pra nossa vida. Mediante nosso entendimento, e não nossa afobação (hehehehe), conquistaremos mais e mais, e saberemos reter tudo o que Ele tem nos dado. E como disse acima,

Gere situações em Deus, e Deus que concederá o necessário para o aproveitamento total pra você, em nome de Jesus! E não fique no quase... mas no total!!!

Jef! (Marcando presença no post nº 101!!! \o/ )

quinta-feira, abril 12, 2007

O Renovo Espiritual

Plano de Leitura
Quinta: I Crônicas 13,14,15 e 16
Sexta: I Crônicas 17,18,19 e 20
“Correm e não se cansam, caminham e não se fatigam” Is 40:31

A uns dois devocionais atrás, compartilhei com vocês o quanto estava cansada, física e espiritualmente, lembram? Pois bem, a parte espiritual já resolvi =D rsrs. E a parte física resolverei nesse final de semana na casa da minha avó!!! \o/\o/\o/

No final de semana passado, fui para um encontro, chamado Face a Face com Deus, fui como intercessora, ou seja, não descansei nada fisicamente, trabalhei adoidado, mas me senti tão bem, tão no pick (mesmo porque eu estava liderando oito adolescentes, cuidando pra que elas recebessem ao máximo aquilo que Deus tinha pra elas, eu tinha que estar ‘a todo vapor’ rsrsrs). Mas foi bênção aqueles dias, separada pra cumprir aquilo que Deus reservou pra minha vida.

Mas como Deus nos ama e conhece as nossas necessidades, Ele preparou pra mim um banquete no final do encontro, um banquete espiritual, onde recebi tantas promessas, tantas palavras e confirmações vindas do próprio Deus, através dos servos dEle, que aquela manhã foi um verdadeiro renovo espiritual pra mim.

Esse tipo de retiro é muito válido e importante, mas não podemos ficar só nisso, de retiro em retiro, encontro após encontro, temos que nos ‘disciplinar’ a buscar a presença de Deus no secreto, a buscar o algo mais de Deus, quando estamos sozinhos, sem a companhia de homens e mulheres de Deus, pois é ali, no secreto que Deus mais age, é ali que Ele nos entrega as bênçãos, e quando estamos na comunhão dos santos, Deus apenas confirma e nos dá novo ânimo.

O renovo espiritual é tão bom, a bíblia fala que “A glória desta última casa será maior do que a da primeira(Ageu 2:9a), e creiam, quem já experimentou sabe do que estou falando, você tem um novo vigor de buscar a Deus, algumas coisas que antes pareciam tão difíceis de realizar no reino espiritual, agora se apresentam de uma maneira completamente diferente e tão menos complicada. A continuação do versículo de Ageu diz que “... neste lugar, darei a paz, diz o Senhor dos Exércitos.” (Ageu 2:9b).

Mas é aquele negócio neh?! O renovo espiritual de Deus só vem quando buscamos o reino dEle em primeiro lugar: “Buscai pois em primeiro lugar o reino de Deus e a sua justiça e todas essas coisas vos serão acrescentadas(Mt 6:33). Foi o que Deus ministrou em meu coração naquele devocional: “não são somente as coisas materiais que Eu te darei se você buscar meu reino, mas também o descanso necessário para o seu corpo e emoções.” – Posso acrescentar aqui o descanso e o renovo do meu espírito abatido e cansado.

Como diriam algumas adolescentes aqui: Deus é Pai, não é padrasto, hehehe. Deus realmente conhece as nossas necessidades, todas elas, sabe do que gostamos e daquilo que nos desagrada e também sabe, muito mais que nós mesmos, quando precisamos de um toque dEle para renovar nosso ânimo.

Lembrando que nem sempre sentiremos o toque do Espírito Santo, algumas vezes Ele está ali, não o vemos, não o sentimos, mas está ali, se precisarmos dEle, Ele estará pronto a nos ajudar, independente se sentimos ou não a Sua presença, Ele está ali.

Que a presença do Espírito Santo de Deus possa estar lhe dando o renovo de que você precisa e que possamos estar sempre buscando a Ele no nosso secreto...

Até a próxima...
Scheila!!

segunda-feira, abril 09, 2007

Páscoa e Liberdade

Plano de Leitura
Segunda: I Crônicas 1,2,3 e 4
Terça: I Crônicas 5,6,7 e 8
Quarta: I Crônicas 9,10,11 e 12
É bem certo que a Páscoa já passou (foi ontem), com certeza muitas pessoas se deliciaram com chocolate, pois é nesse dia que o mundo pára e come chocolate, quando não em forma de ovos, pura e simplesmente através de bombons ou tabletes, o que vale é comer (eu ja comi o meu ehehehe).
Confesso que ontem não foi um dos melhores dias da minha vida, primeiro por ser um dia de profundo tratamento da parte do Senhor em minha alma, e isso dói bastante, mas também por ver como o mundo - e as vezes até os cristãos - deturparam o real sentido da "Páscoa", tratando-a como mais um feriado ou apenas como um feriado comercial, o que é muito pior, uma vez que ela é o maior feriado cristão da história.
Páscoa quer dizer "passagem" - esse é o sentido literal da palavra - e Paulo diz que Cristo é a nossa verdadeira Páscoa, logo, Ele é a nossa passagem, isso é muito profundo e traz uma série de explicações profundas e interessantes. Mas quero me ater ao fato de que o nosso Senhor é nossa passagem para a liberdade, isso por si só é motivo de louvar a Deus durante este dia.
Amados, esse feriado deveria ser restaurado nas igrejas brasileiras porque o ideal seria um dia de Ação de Graças ao nosso Deus, por enviar Jesus como nossa passagem suficiente para a total liberdade das trevas. Não precisamos fazer qualquer sacrifício mais, porque nossa passagem já está em nossas mãos, é através dessa passagem que conquistamos o direito de sermos livres. Cristo - nossa Páscoa - é como nossa "carta de alforria", ou seja, não somos mais escravos das trevas, mas filhos livres do Criador. Você não acha isso motivo suficiente de comemorar?
Independente de chocolates, de ovos, de lendas, de capitalismo, a Páscoa é um feriado cristão quando tratada de forma séria e devemos louvar a Deus dia após dia porque tivemos a melhor de todas as Páscoas (passagens) - Jesus Cristo, o perfeito cordeiro de Deus em quem não foi encontrado mancha nem defeito algum! A Páscoa já foi, mas para todos aqueles que ainda não tomaram posse dessa "passagem" para a liberdade, tomem posse agora e eu desejo a estes uma "feliz páscoa"
No amor do Pai
Daniel César

sábado, abril 07, 2007

Páscoa e nossa realidade...

Plano de Leitura:

Sabado: II Reis 19, 20, 21 e 22
Domingo: II Reis 23, 24 e 25



Êxodo 12 é a totalidade sobre o tema, mas uma parte eu gostaria de destacar:


“Guardai, pois, isto por estatuto para vós outros e para vossos filhos, para sempre. E, uma vez dentro na terra que o SENHOR vos dará, como tem dito, observai este rito. Quando vossos filhos vos perguntarem: Que rito é este? Respondereis: É o sacrifício da Páscoa ao SENHOR, que passou por cima das casas dos filhos de Israel no Egito, quando feriu os egípcios e livrou as nossas casas. Então, o povo se inclinou e adorou.” (Ex 12: 24-27)

Como diria o Daniel, kilindu! A festa verdadeiramente cristã está de volta! Estamos chegando na páscoa! Hora da troca de chocolates, bombons, ovos... Opa! Deixaram o meu reservado aí pessoal?! Hahahaha...

Brincadeiras a parte, vamos voltar ao lado da realidade que precisamos estar atentos: as verdades da Palavra. Graças a Deus, através do sacrifício de Nosso Senhor Jesus hoje somos livres! Podemos experimentar daquilo que Deus tinha reservado apenas para alguns, temos o Espírito Santo... E isso só veio ocorrer depois daquilo que Jesus veio fazer na Terra. E me deparando com uma situação até normal nos dias de hoje, mas sinceramente não dá pra se acomodar com isso: desconhecemos muito da Verdade. O mundo desconhece ainda mais. Essa semana vieram alguns meninos em casa pra ver se minha mãe falava algo a respeito de páscoa pro trabalho deles. Mamãe ficou em dúvida (‘¬¬) e me chamou pra ajudar; quando me deparo, um dos meninos era de uma família da igreja. Só pensei: “Jesus, onde estamos chegando?... Nem na páscoa sabemos o que realmente significa?! O que passamos pra próxima geração?!”

Sinceramente, essas coisas me preocupam – muitas vezes não conseguimos ser aquilo que Deus quer, não por falta de capacidade, nem por falta de tempo... é mais pra falta de consideração mesmo. E pela nossa falta, aqueles que virão após a nós estarão sofrendo do mal da falta de conhecimento de Deus. Até que ponto temos impactado nossa geração a ponto deles verem a Jesus?! E na nossa casa?! Confesso – isso me deixa quase em parafusos de vez em quando... e vamos orando!!!

Ontem na vigília um jovem teve uma visão: Pessoas nadando num rio, contra a correnteza. Não eram poucos, mas sim uma grande multidão. Nisso eu me lembro do salmão: para manter a sobrevivência de sua espécie, é necessário ele chegar a águas mais tranqüilas, mas para isso, é necessário ir contra a correnteza. Conosco, na terra, e principalmente nestes dias, o negócio é ir contra a natureza do pecado, contra o pensamento (ou a falta dele, se você entender assim! =P ) do mundo. É uma questão de SOBREVIVÊNCIA. Se assim não fosse, não teria sentido Deus libertar o povo do Egito. Não teria outro sentido. E Jesus morrer na cruz pela minha vida e pela sua também seria em vão.

Sabe, é nessas coisas que devemos ficar antenados pra aquilo que Deus tem pra nós. E também para aqueles que Deus tem confiado a nós pra tratarmos, e sermos o exemplo. Não é pra eles somente, é para a Obra do Senhor. Nós ainda somos os instrumentos que Deus utiliza no mundo pra alcançar as vidas, para anunciar libertação e cura, pra derrotar o inferno, pra sermos vitoriosos e com um propósito bem definido na terra. E não ficar presos a movimentos do mundo que só querem deturpar aquilo que é santo e aceitável ao Senhor. O que temos passado a nossos filhos, a nossos parentes e amigos, a nós mesmos?! Temos buscado em Deus suas verdades pra nos mantermos vivos? Entendemos nosso propósito neste mundo?!

Amados, eu gostaria (e muito) de poder dissertar melhor a respeito de Páscoa e outras coisas relacionadas, mas o principal aqui é a Edificação do Corpo, e nada melhor que tratar a realidade em que estamos pra isso. Creio que o poder de Deus pode abrir nossos olhos pra sermos os vencedores que Deus quer que sejamos. Basta apenas tomar a posição necessária.

Um abraço a todos, e que o significado da Páscoa, nossa libertação do cativeiro, esteja em seu coração dia após dia.

Jef!

quarta-feira, abril 04, 2007

O Valor da Unidade

Plano de Leitura
Quinta: II Reis 10, 11, 12 e 13
Sexta: II Reis 14, 15, 16, 17 e 18

“Oh! Como é bom e agradável viverem unidos os irmãos” (Sl 133:01)

Creio que muitos de nós, senão a maioria absoluta, já ouviu alguma ministração sobre esse tema, geralmente é o texto preferido de pastores e líderes, pois fala de uma verdade que poucos praticam, mas que deveria ser a primeira a ser praticada. Um tema que temos sempre que estar muito atentos.

A unidade da igreja é algo que traz a presença de Deus para o nosso meio – “Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles.” (Mt 18:20), ou seja, quando estamos reunidos com um único objetivo, no nosso caso de adorar e conhecer a Deus, trazemos a presença de Deus para o nosso meio.

Vejamos um exemplo clássico de unidade na Bíblia: A Torre de Babel em Gênesis 11: 1-9. Tudo bem que o objetivo era outro, totalmente errado, queriam chegar ao céu e tornarem-se famosos por tal façanha, mas eles estavam alcançando o objetivo proposto no coração e Deus teve que tomar uma atitude de interromper aquilo que eles estavam planejando e executando: “E o SENHOR disse: Eis que o povo é um, e todos têm a mesma linguagem. Isto é apenas o começo; agora não haverá restrição para tudo que intentam fazer.” (Gn 11:6).

Deus mesmo sabe que se nós, seres humanos, pecadores, tivermos um objetivo e trabalharmos em unidade, alcançaremos facilmente o objetivo, tanto que por ser um objetivo errado nesse texto, Deus teve que intervir para impedir a continuidade, aquele povo iria conseguir o objetivo se Deus não houvesse confundido as línguas.

Eu acho que nós ainda não sabemos que língua falamos dentro das igrejas. Porque não trabalhamos em unidade com o restante do corpo de Cristo em prol do reino de Deus. O que está nos faltando para abrir os olhos e ver que a unidade é uma ferramenta essencial para o avanço do evangelho, enquanto estamos de passagem por este mundo?

Se soubéssemos realmente a ‘arma’ que o povo de Deus, nós, eu e você, temos nas mãos, ao nosso alcance, daríamos mais valor aos nossos irmãos, faríamos de tudo para que a unidade da igreja esteja em plena harmonia. “Nada façais por partidarismo ou vanglória, mas por humildade, considerando cada um os outros superiores a si mesmo” (Fl 2:3). Creio que esse versículo resume tudo, se eu agir com meu irmão sem egoísmo, ou para glória minha ou de qualquer que seja que não seja a glória de Jesus, estarei contribuindo grandemente para a unidade da igreja, tanto local, quanto mundial. Isso é um avanço enorme no crescimento da igreja, conseqüentemente do reino.

Além do mais, é tão gostoso quando vemos uma igreja ou mesmo um grupo de pessoas em unidade (lembrando que unidade é muito diferente de ‘panelinhas’), todos defendendo uns aos outros, demonstrando amor verdadeiro. Posso ver isso claramente na minha célula de adolescentes, ontem aconteceu um fato desagradável com uma das meninas - conflito familiar entre pais e filhos - as outras meninas foram auxiliá-la, conforta-la, exorta-la em alguns momentos, pude perceber o amor que elas têm umas pelas outras, durante meu horário de almoço, quando orei por ela, abracei-a e falei algumas coisas que creio Deus queria dizer a ela. Algumas das meninas perderam provas e trabalhos importantes na escola, pra poder ficar junto dela, pois era uma situação difícil para ela.

Porém creio que nada é por acaso e que Deus tem algo importante pra tratar na vida dessa adolescente, como tratou comigo na questão da unidade, o quanto isso é importante: chorar com os que choram, alegrar-se com os que estão alegres!!!

É a unidade que traz a presença de Deus para o nosso meio...

Até a próxima...
Scheila!!

segunda-feira, abril 02, 2007

Um novo tempo

Plano de Leitura
Segunda: I Reis 19, 20, 21 e 22
Terça: II Reis 1, 2,3, 4 e 5
Quarta: II Reis 6, 7, 8 e 9
Tenho um costume que aprendi com um amigo muito querido: para mim, os anos não se mudam entre 31 de dezembro e 01 de janeiro, e sim na data do aniversário de cada um! É ali que iniciamos um novo ano de vida, com novos propósitos, novo tempo, novas buscas e novas conquistas.
Meu novo ano se iniciou no sábado - com mais um aniversário - e foi um dia marcante em minha vida, em vários aspectos. O fato de ser lembrado pela esmagadora maioria de meus amigos me deixou imensamente feliz, a lembrança de toda a minha família também foi muito importante, além da lembrança dos meus queridos irmãos. Porém, o dia foi tão marcante porque foi um dia de reflexão, um dia de pensar como foi meu último ano no caminho do Senhor.
Cheguei a uma conclusão, Deus foi misericordioso ao não permitir com que as trevas me consumissem nesse último ano, confesso que no primeiro período do meu ano anterior, eu quase morri dos caminhos do Senhor, mas Ele nunca desistiu de mim e, na segunda parte do ano, me fez voltar ao crescimento, a busca da santidade a ter como alvo exclusivamente o Senhor Jesus.
Mas não posso negar que foram alguns meses perdidos em minhas próprias vontades, desperdício de tempo satisfazendo desejos da carne ao invés de buscar a vontade de Deus que é absoluta sempre, e isso me deixou além de um enorme vazio, lições que nunca vou esquecer. Ainda hoje carrego conseqüências desses meus deslizes, mas sei que essas conseqüências geram em mim maturidade para não cair novamente em tais enganos.
Minha profunda reflexão me levou a fazer uma pergunta a mim mesmo: E neste novo ano? Como será? Tenho a certeza plena dos propósitos de Deus para mim nessa nova etapa de vida, ministérios restaurados, vida espiritual crescente, vida profissional fortalecida, todas as áreas o Senhor tem um propósito específico para mim neste ano. Deus me fez entender que não é mais tempo de eu ficar olhando para feridas do passado, não é mais tempo de chorar por mágoas, por ressentimentos. Deus tem a cura, basta eu aceitar, quem resiste a tratamento é porque não tem maturidade suficiente para entender que é no tratamento que está a cura.
Ainda no sábado eu abri meu coração para o Senhor, declarando que Ele sabe que minha vida é Dele e eu não penso em tomar de volta. Fico feliz pelo estágio que atingi nos caminhos do Senhor mesmo diante de tantas lutas e tentações, porém sei que o melhor de Deus ainda não veio porque me distraia em feridas, em problemas que eu considerava tão insuperáveis. Não quero mais isso, ao contrário, quero viver a essência do que Deus tem para mim, quero aproveitar cada instante de esta na presença de Deus e ter a vida completamente cheia da glória do Pai.
Sei que não foi muito bem um devocional, mas precisava testemunhar tudo quanto o Senhor me fez pensar nessa transição para um mais novo ano, e espero que você querido, pense assim como eu pensei, como está sua vida diante de Deus. Não estou dizendo vida de santidade, pecado e etc, mas vida de acordo com os propósitos de Deus, viver a essência daquilo que o Senhor planeja para você.
No amor do Pai
Daniel César