segunda-feira, outubro 30, 2006

O melhor de Deus


“Muitas pessoas querem ir para o céu, mas poucas pessoas querem morrer para si mesmas” (David Crowder)

Recentemente conversei com uma amiga minha pela net (grande Ju) e de repente questionávamos a respeito das coisas que Deus tem pra nossas vidas (o que ele tem reservado pra mim tem sido fantástico! Quem tem olhos que veja... =P) , a respeito das pessoas que andam conosco nas nossas denominações... e, engraçado, eu me matando de água e ela comendo leite condensado! Ô coisa boa! Na brincadeira, falei que o que temos de Deus é bom como o leite condensado (pra quem gosta, né?!), e que ficar sem Deus é como ficar sem esse leite condensado... falei pra ela que isso viraria artigo... e aqui está!!! (Com certeza ela “me mata” depois... heheh). O que a gente pode definir como sendo o melhor de Deus pras nossas vidas?! Essa é uma pergunta bem difícil de responder, até porque é muito envolvente. Fico a pensar naquele monte de palavras e opiniões a respeito de prosperidade, vida abençoada, etc etc. E estão até corretos, mas com certeza, superficiais a respeito do todo. Também não vou falar que vou totalmente ao centro aqui, mas vou tentar chegar perto, afinal de contas, também precisei (e preciso a cada dia) dessas respostas.

A igreja tem passado por uma fase simplesmente incrível. Porém, ainda temos que conviver com algumas coisas que cortam o coração. E o esfriamento espiritual é uma dessas. A gente vê muitos olhando as pessoas e do nada, se revoltam e somem. Impressionante. Às vezes, somos até nós essas pessoas. E no meio dessa cegueira, só aparece esse comentário: “Quero curtir a minha vida, porque esse é o importante”. E quando não somem, só aparecem as famosas pontas de crítica que sempre matam no interior quanto as pessoas no exterior. Coisa difícil mesmo... Porém, o melhor de Deus ainda está ali, no meio de nós, em nossas mãos. É como a lata de leite condensado: você tem quatro opções: Joga fora e “curte sua vida”; carrega a lata fechada (e não aproveita), mesmo sabendo que tem; abre a lata, mas não come; ou abre e explode de tanto comer!!!

Deus é a lata de leite condensado. O que você for fazer, aí é decisão sua. O que é o melhor de Deus então?! Simples: Ele próprio. Tão simples como o doce de leite! =)

Estive refletindo sobre isso esses dias (coisas de bom monstro, hahahahaha), e a conclusão foi até fácil: tudo que temos nessa vida vem de Deus. Tudo que eu e você precisamos, Deus supre. Na fraqueza, Ele é força, etc etc etc... tudo acaba por ser na pessoa d’Ele, não na benção que Ele pode me oferecer – pensar assim é muito incompleto e superficial. O segredo da nossa felicidade, da vida de Deus pra nós, daquilo que Ele tem pra nossa vida. É Ele, somente Ele, nada mais do que Ele. O que vemos no mundo não é o melhor de Deus (se fosse, Ele não precisaria ter me tirado de lá); só estar na igreja não é o melhor de Deus pra mim (se fosse assim, seria um comodista); é Deus o melhor pra mim, e isso envolve abrir a bendita da lata!

“Disse também o Senhor a Arão: Na sua terra herança nenhuma terás, e no meio deles, nenhuma parte terás; eu sou a tua parte e a tua herança no meio dos filhos de Israel” (Nm 18:20) Essa era a porção dos sacerdotes / levitas. E pergunta se faltou algo?! Não faltou...

Amados, não precisamos de mais nada que não seja Deus. Ele nos conhece totalmente, sabendo do que precisamos. Só precisamos tocar o coração de Deus, morrendo para as nossas vontades, e alcançando a Ele. Acredite, como Jesus mesmo disse: “Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e Sua justiça, e tudo nos será acrescentado” (Mt 6:33), então é morrer pra vontade própria e viver aquilo que Deus tem, ou melhor, quem Ele é! Adore, ore, jejue... faça o seu melhor, mas aproveite Deus. Isso nos direciona a uma vida feliz na terra,além de trazer o Reino de Deus ao mundo.

Jef!!!
De presente pra Ju e pro Mancallas... e pro meu melhor de Deus!!! =)

sábado, outubro 28, 2006

Descanse ou morra

OBS1 : A equipe "Efésios 2:22" está em oração para em breve comunicar a vocês leitores a nossa surpresa para o final do ano. Temos a certeza que Deus nos abençoará muito e grandes coisas acontecerá! Fique atento! Em breve as novidades.
OBS 2 : Para 2007 o blog tem um propósito muito bem definido e, em breve, divulgaremos aqui! Temos certeza que poderemos contar com o seu apoio nesse propósito vindo diretamente do Trono do Pai!
"Todo brasileiro tem, por Constituição, direito a férias" - Celso Russomano
Essa frase parece nada bíblica e muito menos propícia a um devocional ne? Mas ela se encaixa perfeitamente no que quero dizer. O que eu tenho visto e ouvido falar de cristãos maduros, que servem a Deus de todo o coração, mas que no momento apenas reclamam, reclamam e reclamam. Ja não oram mais com o mesmo fervor, não trabalham mais com o sorriso alegre que sempre cativou todos ao seu redor. Ainda trabalham no Reino, mas por obrigação, algo mudou!
Eu conheço alguns suficientemente bem pra saber que não foi a motivação que acabou, e muito menos o amor por Deus (como alguns definem "o primeiro amor" como se amor desse pra ter 1º e 2º). Essas pessoas amam a Deus mais do que tudo, e são extremamente motivadas para fazer a Sua vontade, porém, não sentem mais prazer nisso, fazem porque é sua obrigação e por obediência, mas por que acontece isso?
Você ja trabalhou mais de dois anos sem tirar férias? Quem não fez isso, sugiro que nunca faça, é algo horrível a ponto de destroçar o nosso corpo e a nossa mente, chegamos ao final do segundo ano como uma bomba atômica prontinha pra explodir. O nível de estresse está altíssimo, não sentimos mais prazer em trabalhar, só trabalhamos pelo dinheiro no fim do mês. Isso está acontecendo com muita gente na igreja!
Queridos, o descanso é fundamental para que possamos fazer o nosso melhor para Deus, muitos crentes erroneamente acham que devem trabalhar o tempo todo loucamente para o crescimento do Reino e não é assim. Nosso espírito, nossa alma e nosso corpo precisa descansar para sempre produzir o nosso melhor para o Pai. Sem descanso vamos nos esgotando e ficando mais frágeis.
Amados, não deixe o esgotamento chegar em sua vida, ele produz muitos males para a nossa alma que começa a sentir carência, dor, solidão, um peso espiritual excessivo e Deus não quer isso, porque ele sabe que tudo isso pode nos levar a morte espiritualo. Quando nos esgotamos não enxergamos mais nada de positivo, somente o lado negativo das coisas e é isso que o inimigo quer, por isso ele joga o ativismo nas igrejas.
Não estou aqui querendo dizer que ninguem deva trabalhar ou que o descanso deve ser prioridade, estou dizendo que em meio a guerra, sempre precisamos tirar um tempo para nos recuperarmos! Garanto que você se sentirá bem melhor. Pare de reclamar, pare de fazer na obrigação, descanse no Senhor! Tire um tempo para sua vida com Deus apenas e verá como produzirá muito mais para o crescimento do Reino!
No amor do Pai! - Daniel César

quinta-feira, outubro 26, 2006

Lembranças...

“Você não entendeu nada mesmo... Não há nada que realmente não importe... Fique aí por mim, preso em lembranças...”
(Cloud Strife ao derrotado Sephiroth, FF VII: Advent Children)

Jef usando frase de filme baseado em RPG pra fazer artigo?! o.0 – Uia!

Fazendo um “link” com o recente artigo “um bom monstro”, não pude deixar de ver algumas coisas ao meu redor, e principalmente em minha vida, que estavam certas e erradas. O fato de eu ser um bom monstro muitas vezes me impede de ver determinadas circunstâncias que fazem da minha vida ser muito melhor do que eu penso que realmente seja. Juntamente a esse fator, na necessidade de uma compreensão do que eu realmente seja, e de como sou, e o que eu devo ser, vem à tona as minhas lembranças.

Digo isso porque essa palavra causou um impacto muito forte. Não só em mim, mas em vários que estavam comigo na célula na última sexta feira, onde ministrei essa palavra. Explicando: Na célula eu dei um exemplo que aconteceu comigo naquela semana: Acabei por fazer um trabalho de faculdade a uma amiga minha (que recentemente se esfriou e está se entregando de corpo e alma ao mundo – isso porque sempre foi cristã), que eram 22 questões ENORMES, e que era pra ser feito em menos de 24 horas. No final, desesperado, vi que as duas últimas questões eram itens de pesquisa separada do material entregue, então lá vai eu pesquisar... No final das contas, 12 páginas de relatório (fora das normas, coisa de maluco!) e um Jeferson estressado até o último fio de cabelo (credo! Hahahahaha!!!) por ter chegado atrasado no trabalho 4 horas... Tudo pra ajudar a uma amiga. E quando falei isso pros rapazes na célula, todos eles olharam pra mim e falaram na lata: TONTO! Eu se fosse você não teria feito, vai nessa que você vai receber algo em troca disso...

Minha resposta: “Talvez... Mas vejo Jesus assim. Aos olhos de todos um tonto, porque Ele estava se entregando por causa de tanta gente que não merecia; eu e você não merecíamos”. Todos ficaram mudos e de cabeça baixa, ministrados na hora... (Porque será né,?!). E ao longo da célula, quase todos falaram sobre seus problemas da semana, vitórias e questionamentos quanto a ser um cristão e um bom monstro...

E realmente, Jesus nem perguntou se iria receber algo em troca, pois já tinha perdoado ao ser humano, mesmo antes de ser crucificado, ou melhor, antes mesmo de vir a Terra. Acredito que quando Ele disse para que o cálice fosse afastado, mas clamando para que a vontade de Deus fosse feita (Lc 14:36), ele simplesmente afirmou: “Não vou ficar lembrando do pecado deles, vou em frente pois existe algo maior que realmente importa!”, no caso nós. Meu lado bom monstro gritava mesmo (e até saia pela boca... =P ): não era pra ter feito isso, ela merecia se ferrar para aprender a lição, seu tonto! Ainda penso que sim (sou humano e “racional”, e vou falar com ela, claro!), mas se ficasse nisso não deixaria com que Deus me ministrasse, como está até agora: “Não há nada que realmente não importe, quando o assunto é vidas... Não fique preso em lembranças que só lhe trarão peso... Cresça”. Imagina se Jesus tivesse pensado da mesma forma que eu pensei! Logo entendi e lembrei também: Deus se preocupa com almas. O Coração de Deus pulsa por vidas – pela minha, pela da minha amiga e por toda a humanidade –, porque não iria fazer a minha parte?!

É estranho como Deus nos ministra algumas vezes; é como se essas coisas acontecessem só pra isso. Quebrantado pela humildade de um homem que ensinou que se alguém que bater na face, mostre a outra. Que se alguém falar pra você andar uma milha, ande duas. E minha “humanidade monstro” sendo curada devido a pecados que eu carregava pelas minhas lembranças imbecis... e sendo levado a ser mais cristão (não mais bobo, mas mais humilde)... O mundo não precisa de mais “sábios”, “líderes poderosos” ou “sociólogos”, no sentido humano da interpretação, o mundo precisa mais de Deus nos seus corações; corações desprendidos dos tempos da ignorância e sendo conduzido (e conduzindo) a níveis mais íntimos com o Senhor.

Quando o assunto é vidas, não há nada, e nem ninguém, que realmente não importe na sua vida, ainda que existam dentro de você lembranças ruins e negativas! Reflita nisso...

“Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena... Agora, porém, despojai-vos também de tudo: da ira, da cólera, da malícia, da maledicência, das palavras torpes da vossa boca. Não mintais uns aos outros, pois já vos despistes do velho homem com os seus feitos, e vos revestistes do novo, que se renova para o conhecimento, segundo a imagem d’Aquele que o criou” (Cl 3:5a,8-10)

“Pois outrora éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor. Andai como filhos da luz (pois o fruto da luz consiste em toda bondade, e justiça e verdade), descobrindo o que é agradável ao Senhor”
(Ef 5:8-10)

“Outrora éreis néscios...”

Jef!

segunda-feira, outubro 23, 2006

O Altar de Deus

OBS1 - Queremos Louvar a Deus por nos conceder o privilégio de, em pouco mais de 30 dias de contador no blog, chegarmos a marca de 550 visitas! Isso é sinal de que o Senhor está neste propósito e, mesmo em dificuldades continuaremos levando este sonho avante porque sabemos que o nosso Deus está conosco! Obrigado a você que ja faz parte da família "Efésios 2:22". Escreva-nos um email e conte-nos seu testemunho equipe.efesios222@gmail.com
OBS2 - Preparem-se, em dezembro a Equipe do "Efésios 2:22" trará uma surpresa aos nossos amados irmãos e leitores! Coloque isso diante de Deus em oração, temos orado e crido que o Senhor irá nos capacitar! Cremos todos nisso!
Tenho certeza que quem recebe o Informativo Quinzenal do Efésios 2:22 (caso você não receba, envie-nos um email pedindo a inserção de seu email para informativo.efesios222@gmail.com e providenciaremos a sua participação) ao ler o título deste devocional já deve ter pensado logo "de novo falar sobre altar? Ta virando moda", mas vou te surpreender justamente com o oposto!
Essa semana tenho parado muito pra pensar sobre o Altar de Deus, quando criei o título do devocional não sabia exatamente o que Deus queria que eu tratasse sobre o tema, mas o Espírito Santo começou a ministrar em meu coração, a me tratar diretamente sobre algo que não havia me atentado até hoje: a "moda" criada em torno do Altar de Deus!
Pode parecer absurdo a primeira vista, mas é o que ocorre. Nos últimos tempos temos recebido inúmeras pregações sobre o tema Altar, músicas inundam nossas casas falando sobre altar, textos e mais textos, livros e mais livros retratam o tema - uns de maneira inteligente, outras superficial, é bom que se diga - mas o tema tem estado sempre presente no dia a dia da Igreja! Antes que você me pergunte eu respondo: não, eu não acho errado falar do altar, acho errado o modo como tem sido recebido muitas vezes.
Tenho certeza que todo cristão com um tempo de caminhada com o Senhor sabe que o Altar representa morte, sacríficio, entrega. Isso é algo que sequer cabe discussão, quando estamos no Altar de Deus, é porque aceitamos que precisamos morrer para nós mesmos e entregar todas as áreas de nossas vidas a Deus! Agora eu pergunto: por que tantas pessoas permanecem insistentemente no altar?
Queridos, o grande perigo de se falar exaustivamente de um mesmo tema é este, as pessoas alienarem-se ao mundo e ficarem com os olhos voltados apenas a ele! O Altar de Deus é para que nós nos entreguemos totalmente ao Senhor, sem reservas, entregando a Ele o controle absoluto de nossas vidas. Eu sei que colocar isso na prática é bem diferente e mais demorado do que uma simples oração ou ministração! Mas quando você decide entregar a Deus tudo em um ato voluntário, as provas virãos para que você mostre essa entrega e, infelizmente as pessoas tem sido reprovadas nas provas e, não podem sair do altar. Me arrisco a dizer que muito crente tem até cabaninha no altar pra poder manter-se vivo!
O Altar de Deus é bênção, eu sei disso, mas Deus tem muito mais a nos oferecer do que vivermos eternamente nos entregando a Ele, vamos vencer esta etapa, ela é apenas uma até o Santo dos Santos! Chegar ao altar não representa de forma alguma o fim do trajeto, não é no Altar que o Senhor está, não é lá que o veremos face a face e, portanto, não é lá que devemos querer passar toda nossa vida terrena! O Altar é uma etapa a ser ultrapassada, uma etapa das mais dolorosas e eficazes, mas apenas uma etapa, não podemos enxergá-lo como ponto final ou como ponto de estacionamento, NÃO!
Queridos, que Deus abra nossas mentes e nossos corações para entendermos que Ele quer nos ver ao Seu lado, nos Santo dos Santos em adoração, com intimidade, vivendo uma vida de total dependência! Pode parecer duro o que vou dizer, mas é a realidade: você somente vai conhecer a Deus face a face quando passar pelo Altar e caminhar em frente! No altar você não terá intimidade com o Seu Deus! Medite nisso, guarde isso em seu coração, amadureça, saia do Altar, mas não saia porque quer mudar de lugar, saia de lá totalmente dependente de Deus para aí sim, caminhar rumo ao Lugar Secreto de Adoração!
No amor do Pai - Daniel César

sábado, outubro 21, 2006

Batalhar sim, mas não pra sempre


Delícia! Vou pegar férias só em dezembro! Quinze dias... vai ser pouquinho!!! Hahahah... mas vai valer a pena, afinal se trata de descanso (sim, vou viajar!!! E aproveitar um monte – quem me conhece e sabe pra onde vou vai dar risada quando ler isto)! E revendo a minha vida, percebi que estava a mais de três anos sem férias!!! Como foi que eu agüentei tanto tempo?! Não sei também (apesar da obviedade chamada Deus), mas tenho percebido que isso está sendo nocivo pra mim: devido a esta falta de descanso, tenho ficado mais nervoso, mais abatido, fraco física e mentalmente, o que de certa forma, devido ao ritmo destes três anos, é algo muito natural, apesar de não ser correto.

E novamente, minha relação do físico com o espiritual tomou forma: trabalhos na igreja, ministérios, vidas, trabalho... Tudo isso envolve aquele esforço já conhecido: oração, correr atrás, intercessão... e o cansaço começando a aparecer, além de inevitável, pode ser muito rápido ou muito sutil...

Tenho aprendido – a muitas duras custas, é verdade – sobre essa realidade. Particularmente sou um ativo-praticamente-extremista: procuro fazer de tudo, me envolver, dar a cara a tapa (tenho prazer nisso). Mas o cansaço vem junto, e o que era um prazer acaba por ser uma obrigação. O que eu faria por amor, faço por obrigação. O que faria por adoração, se torna apenas um peso do qual eu quero me livrar. E, claro, não é o que Deus tem pra nossas vidas.

Ativismo é um perigo grande. As grandes empresas nos dias atuais sabem que funcionários que trabalham excessivamente rendem pouco no decorrer de um certo tempo. Com isso, novos meios de trabalho são apresentados, inclusive cargas horárias menores. No meio de Deus, pior ainda: ativismo, quase sempre, é um sinal muito claro de que existe uma religiosidade no indivíduo – faço, faço, faço... Deus me recompensa! Ativismo religioso é uma praga, e como tal, destrói o local onde está. Destrói porque faz com que as pessoas venham a ver Deus como um Senhor do tipo distante e opressor, e com isso o que era pra me dar prazer acaba se tornando um fardo terrível. Os escribas e fariseus faziam isso, impondo ações legalistas que nem eles mesmos eram capazes de suportar (Mt 23:4). Nós fazemos isso, sempre batalhando, batalhando, batalhando... pra conseguir o que queremos: no fundo, verdadeiramente, é pra satisfazer o ego e o orgulho. Mas a pergunta que Deus, lá do alto, faz: “É pra ficar fazendo tudo isso?!”

É necessário tudo isso?! Não. Entendo, claramente, que a obra deve ser feita sim. Somos os que estão com a mão no arado, preparando o caminho pro Senhor (Lc 3:4). O Reino de Deus hoje é tomado por esforço (Mt 11:12). Temos que trabalhar sim, batalhar pra valer. Porém, de nada me adiantará fazer tudo sem ter dentro de meu coração a alegria no servir. O descanso, muitas vezes, é muito mais necessário que a batalha. Por quê? Porque é no descanso que você presta atenção nas coisas ao redor, ou melhor, pro que Deus tem pra sua vida – você para pra ouvir Deus. Como batalhar se você não está descansado para isso? Nenhum soldado participa de cinco guerras seguidas. Ninguém suporta, normalmente, trabalhar dois anos seguidos e ficar inteiro. Descanso é necessário pra repor forças, rever conceitos, reconhecer sua própria situação, e acima de qualquer outra coisa, ver que Deus é PAI. Mais do que ordens, ombros e colo disponíveis pra você descansar e meditar, chorar e descarregar. Mais do que um líder, um ser amoroso que nos quer bem.

“Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”. (Mt 11:28-30)

Descansemos. Isso nos poupa de muitos inconvenientes desnecessários, e nos traz respostas importantíssimas!

Jef!!!

quinta-feira, outubro 19, 2006

Você é santo

"Portanto santificai-vos, e SEDE SANTOS, pois eu sou o Senhor vosso Deus." - Levítico 20:07
Você ja parou para pensar quantas vezes você abriu a boca para dizer que busca a santidade para sua vida? Ou então, quantas vezes ja ouviu ministração da Palavra sobre viver uma vida de santidade? Eu confesso que ja ouvi inúmeras vezes, seria impossível tentar contar, porque este é um tema que muitos gostam de abordar, tanto em livros, quanto em palavras e em louvores. Mas o que poucas vezes vemos qualquer explicação é exatamente um fato simples: o que é ser santo?
Sempre busquei uma vida de santidade, desde que me converti a Cristo, aos 10 anos de idade, me martirizava querendo a todo custo ser santo. O meu maior sonho era passar a vida sem pecar, vencer aquilo que me separava de Cristo e tornar-me verdadeiramente santo, pois, na minha cabeça, ser santo significa não pecar, jogar o pecado para fora de minha vida e nunca mais pegar de volta. De certa maneira eu sempre estive certo, mas apenas uma parcela do que eu pensava era certo, mas era e, infelizmente ainda é, aquilo que se ensina na maioria das igrejas.
Se ser santo é não pecar e a Bíblia diz que somos pecadores e aquele que disser que não peca está mentindo, portanto nunca seremos santos, mas como não seremos santos se a Bíblia nos ordena que sejamos santos? Contradição aí, mas a Palavra de Deus nunca se contradiz, é o homem com seus pensamentos que confunde-se, Glória a Deus porque sua Palavra é imutável e nunca erra!
Para entendermos o que é ser santo é necessário que desmistifiquemos a questão de santidade e pecado, vejamos um trecho interessante da Palavra:
"à igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados para serem santos, com todos os que em todo lugar invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso" - I Coríntios 1:2
Este é o início da primeira carta de Paulo aos Coríntios e vemos que ele ja começa os chamando de santos, dizendo que foram santificados em Cristo Jesus. Mais adiante no livro todo, Paulo faz uma série de exortações pesadas a esta mesma igreja, chamando-os de criança espirituais, dizendo que muitos estão em pecados e coisas do tipo (se ainda não leu com atenção, sugiro que leia todo o livro de I Corintios). Se os corintios estavam pecando como poderiam ser santos? Porque não é o pecado que define se somos ou não somos santos!
No original da Bíblia, ser santo significa ser SEPARADO, ou seja, ser propriedade exclusiva de algo. Ao aceitarmos Jesus como nosso Salvador, somos separados para parte do seu povo, de seu corpo, tornamo-nos sua propriedade exclusiva, e por isso somos santificados, porque estamos separados do mundo, separados do mal, separados para Cristo! Somos apenas Dele e de mais ninguém.
Mas por que então precisamos nos santificar? Você deve ter pensado isso não é? Muito simples, quem está com Cristo está separado do mundo e o mundo jaz do maligno, portanto ao aceitarmos a Cristo a cada dia precisamos nos separar mais dos pecados, da malignidade e isso se chama processo de santificação, ou seja, vencer nossos pecados, decretar a separação dele!
Meu querido, eu quero que você entenda de uma vez por todas que não apenas Paulo, Pedro, João foram santos, eu e você também o somos porque é assim que a Palavra nos chama: santificados em Cristo Jesus. É isso que precisamos receber e ministrar uns aos outros, santidade, separação. Eu gosto muito de duas definições que uma grande mulher de Deus dá sobre isso: "Eu não sou um pecador tentando ser santo. Eu sou um santo que peca."; "ser santo não é determinado pelo número de vezes que eu caio, mas sim pelas vezes que eu insistemente me levanto".
É isso mesmo amado, claro que tentamos diariamente vencer o pecado, mas algumas vezes pecamos, a Palavra diz que pecamos, portanto, lute contra o pecado, santifique-se, mas saiba que se você pecar, isso não tira sua santidade porque você é separado por Cristo Jesus, o perdão dele alcança sua vida! Nunca se esqueça, você é santo! Aja como tal.
No amor do Pai - Daniel César

segunda-feira, outubro 16, 2006

Um bom monstro


“Sometimes I’m feel like a Jekill and Hide...” (Petra, Jekill and Hide)

Não sei quanto a vocês, mas eu já passei por vários daqueles momentos reflexivos de como estou, querendo entender porque algumas situações em minha vida não caminhavam pra frente, mas pra trás. Logo, situações de confronto são inevitáveis... Foi durante esse período em minha vida, em que eu me via confrontado por que acabei sendo ministrado por um cd dos meus amados Jars of Clay: “Good Monsters”, ou “bons monstros”... Só a frase já mexeu muito comigo!!! Mas a gente também pensa: “Tem como um monstro ser bom?!” Tem!!! E é aí que o “bicho” passa a rasteira! Pode até não aparentar, mas aí que o grande problema do crente se inicia...

Jesus, em Mt 23:27-28, apresentou: “Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda a imundícia. Assim também vós exteriormente pareceis justos aos homens, mas interiormente estais cheios de hipocrisia e de iniqüidade”. De uma certa forma, hoje, eu e você, somos os escribas e fariseus: conhecedores da Palavra, e praticantes daquilo que ela apresenta... mas quando isso acontece quando o coração não está engajado no processo (a prática é algo feito apenas por fazer)... o risco se torna enorme de eu ser um monstro. Porque monstro?! Simples: expomos muitas vezes que estamos ótimos! Que somos quase perfeitos, literalmente santos infalíveis. Os exemplos que todos devem seguir. A intenção pode ser a melhor possível, mas é um erro grandioso! Porque não é isso que Deus busca, até mesmo porque nem sempre somos tudo isso, mesmo quando queremos nos convencer disso...

Davi, o homem segundo o coração de Deus, foi um exemplo de bom monstro. Um líder grandioso, adorador, guerreiro... mas ainda assim alguém que reinava com poder mas não conseguiu segurar os problemas de seu lar. A exposição de um líder forte mas de um pai fraco. Um líder poderoso sim, mas que caiu em pecado, e até se confessar... Como?! Ou Paulo, quando diz o famoso “o que eu quero fazer, não faço, e o que eu faço não é o que eu quero fazer” (Rm 7:15)? E olha o grande homem de Deus que ele foi... mas também um “bom monstro”... Porque isso acontece?! Como revertemos isso?!

Por partes: acontece porque temos um negócio conhecido como orgulho. O meio do caminho entre o pecado e a queda, pois ele nos impede de termos o que Deus quer de nós: sinceridade (confissão de pecado) e coração aberto (deixar Deus agir). Disse algo do tipo uma vez aqui: Deus quer pessoas que não tenham medo de se expor, e que sejam sinceras. Pecamos, e muito! Mas enquanto confessamos e nos levantamos pra continuar, Deus trabalha no nosso coração. Faço parte de uma liderança de jovens, e hoje, como líder (mais do que quando eu era um membro), vejo isso em minha vida e procuro tratar rapidinho (tenho dois pastores fantásticos que se tratam e nos tratam em relação a isso). Pelo fato de eu ser um cristão, sou uma referência que o mundo tem procurado (Rm 8:29), e que meus discípulos e os membros de onde congrego me vêem (Fl 4:5), o que me leva a procurar não ser um fariseu no sentido que tão bem conhecemos. E como Paulo, de vez em quando faço coisas que não quero fazer. Mas a graça e a misericórdia são maiores que a queda, então posso continuar lutando. E ainda que haja a condenação por parte do mundo, melhor ser um crente pecador confesso do que ser um mentiroso com mania de poderoso, nariz erguido – um “bom monstro”. Era isso que Davi e Paulo entenderam: poderiam ser condenados por muitos a vida inteira, e até colhendo o fruto de seus pecados, mas diante de Deus, ficha limpa! E o mais importante, que entra dentro disso: reconhecer que precisamos de ajuda! Se fosse pra conseguir fazer tudo sozinho, Deus não teria dado uma Eva e filhos a Adão...

Não sou nem um pouco perfeito, mas procuro ser aperfeiçoado em Deus: quero que Ele se mova através de mim! Quero ser o canal que ele procura (assim como todos nós queremos ser). Não quero ser um bom monstro: cheio de ótimas ações ou intenções, mas por dentro podre e cheio de pecados ocultos. Levando pessoas em direção a Deus, quando nem mesmo eu estou caminhando nessa direção. Querendo apresentar o amor de Deus pela humanidade, quando eu não estou imerso nesse amor. Querendo liberar perdão, mas negando a redenção de Cristo querendo lutar com minhas próprias forças... E creio que você também não quer isso pra sua vida. Persevere em ser autêntico. Deus honrará essa atitude!

Jef! (Hehe... estou digitando isso aqui e me confessando a um irmão agora... vai entender! =D )
(*Ah sim.. Jekill and Hide é aquela história do “Doutor e o Monstro”, aonde um homem tem duas personalidades - a do bom Dr. Jekill e a do monstro assassino Hide – só pra esclarecer...)

sábado, outubro 14, 2006

Pedro, tu me amas?


"Depois de terem comido, perguntou Jesus a Simão Pedro: Simão Pedro: Simão, filho de João, amas-me mais do que estes? Respondeu-lhe: Sim, Senhor; tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta os meus cordeirinhos. Tornou a perguntar-lhe: Simão, filho de João, amas-me? Respondeu-lhe: Sim, Senhor; tu sabes que te amo. Disse-lhe: Pastoreia as minhas ovelhas. Perguntou-lhe terceira vez: Simão, filho de João, amas-me? Entristeceu-se Pedro por lhe ter perguntado pela terceira vez: Amas-me? E respondeu-lhe: Senhor, tu sabes todas as coisas; tu sabes que te amo. Disse-lhe Jesus: Apascenta as minhas ovelhas". João 21: 15 a 17

Em poucas vezes que vou fazer um devocional ocorre o que me ocorreu com este. Primeiro veio-me a idéia do devocional e, em seguida o texto bíblico, geralmente é o oposto, porém este texto encaixa-se perfeitamente àquilo que quero tratar hoje com vocês. Deus tem me levado a enxergar da forma mais dolorida possível (muito provavelmente porque não dei ouvido à outras formas, o importante é aprender sempre, não importa como) que Ele não quer nada menos do que nosso amor incondicional por Ele, qualquer coisa menos do que isso não basta! Não porque Ele seja egoísta, mas porque Ele sabe que se não dermos exatamente este amor, não conseguiremos estar Nele durante as dificuldades.

Pedro é um dos discípulos mais citados na Palavra, ele sempre esteve próximo ao nosso Senhor. Foi ele quem quis andar nas águas com o Mestre, foi ele quem não queria permitir que Jesus se entregasse à morte, foi ele quem cortou a orelha de Malco lutando pelo seu Senhor e foi ele que prometeu que se preciso fosse morreria junto com Jesus! Mas não fez, ao contrário, ele negou o Senhor por três vezes como ja sabemos. Mas eu sempre me perguntei porque Jesus perguntou a Pedro três vezes se ele o amava, será que Ele não acreditava em Pedro? A resposta me veio a bem pouco tempo, durante momentos difíceis da minha vida com Deus: Pedro amava sim a Cristo, mas não incondicionalmente, o amor dele pela vida era maior que o amor dele pelo Mestre, por isso ele não teve coragem de reconhecer que era seguidor de Jesus e o negou.

A insistência de Jesus em perguntar: "Pedro, tu me amas?" não era para envergonhar o apóstolo, mas era para que ele compreendesse que o amor que Cristo queria era outro, não um simples amor, mas o amor ágape, e Pedro compreendeu isso, porque vemos que sua última resposta mudou e ele entristeceu-se ao dizer: "Senhor tu sabes todas as coisas; tu sabes que eu te amo". Pedro demonstrou humildade suficiente para reconhecer que Jesus sabia de tudo, inclusive que Pedro o amava, mas não o suficiente, e foi essa humildade, essa resposta corajosa que fez com que o Senhor Jesus fizesse de Pedro tão grande dali em diante.

O mesmo ocorre conosco, somos cristãos, estamos na Igreja, trabalhamos para o Senhor e não nos cansamos de declarar aos quatro cantos que amamos a Deus. Adoramos cantar músicas e declarar palavras de amor (a moda é fazer declaração de amor ne?) para o Senhor, ficamos honrados por isso. Mas, até que ponto tudo isso é verdade? Não estou aqui querendo julgar seu coração e seu sentimento por Deus, muito ao contrário, quero apenas fazê-lo entender que Deus não quer uma parcela do nosso amor, Ele quer muito mais do que isso!

Estes dias estava eu assistindo uma série na TV, e um padre (personagem) disse algo que ministrou em meu coração, quando uma moça por quem o padre estava apaixonado perguntou: "Case-se comigo, você não me ama?" A resposta do padre foi certeira: "Amo, mas amo mais a Deus"! Perfeito! É justamente isso que Deus estava ministrando em meu coração e aquela série testificou de forma clara no meu espírito. Precisamos amar mais a Deus do que a qualquer coisa.

É duro ter que constatar um fato, mas quando nos prendemos a hábitos pecaminosos, o motivo é apenas um: amamos mais ao pecado do que ao Senhor e por isso não conseguimos abandoná-lo! E não apenas pecado, mas quantos de nós amamos mais nossa família, nossa posição, nossos trabalhos, nossa vida, do que amamos a Jesus. Estaríamos nós dispostos a perder ou ter uma mudança brusca em nossas vidas por amor a Deus? Qualquer amor menor que este, não serve!

Deus te ama querido e quer ser amado por você, mas se você não amá-lo com todo seu ser, o ÚNICO prejudicado será você mesmo, sem este amor nunca conseguiremos derrotar nossa própria carne, nossos desejos e nem mesmo o pecado. Porque é o amor incondicional pelo Senhor que faz com que enxerguemos o pecado exatamente como Deus o enxerga, como algo abominável e destruidor! Deus quer o seu amor incondicional, para isso é preciso renúncia, entrega, mas não estou falando de você ir se ajoelhar aos prantos entregando sua vida, cada área e ao se levantar continuar do mesmo jeito. Deus quer amor incondicional em suas atitudes, no nosso dia a dia. Qual seria nossa resposta se o Senhor nos dissesse: "Filho, tu me amas?"

No amor do Pai - Daniel César

quinta-feira, outubro 12, 2006

Filho de Davi...


“E, tomando consigo os doze, disse-lhes: Eis que subimos a Jerusalém, e se cumprirá no Filho do homem tudo o que pelos profetas foi escrito; pois há de ser entregue aos gentios, e escarnecido, injuriado e cuspido; e havendo-o açoitado, o matarão; e ao terceiro dia ressuscitará. E eles nada disto entendiam, e esta palavra lhes era encoberta, não percebendo o que se lhes dizia. E aconteceu que chegando ele perto de Jericó, estava um cego assentado junto do caminho, mendigando. E, ouvindo passar a multidão, perguntou que era aquilo. E disseram-lhe que Jesus Nazareno passava. Então clamou, dizendo: Jesus, Filho de Davi, tem misericórdia de mim. E os que iam passando repreendiam-no para que se calasse; mas ele clamava ainda mais: Filho de Davi, tem misericórdia de mim! Então Jesus, parando, mandou que lho trouxessem; e, chegando ele, perguntou-lhe, Dizendo: Que queres que te faça? E ele disse: Senhor, que eu veja. E Jesus lhe disse: Vê; a tua fé te salvou. E logo viu, e seguia-o, glorificando a Deus. E todo o povo, vendo isto, dava louvores a Deus.” (Lc 18:31-43)

Essa passagem da Bíblia é algo simplesmente maravilhoso... Porque é incrível como as pessoas podem ter um nível de revelação tão incrível. Misericórdia é uma ação muitas vezes difícil de ser tomada, já que envolve muito de nossos aspectos emocionais. Vejo como é difícil (muitas vezes) vivermos em uma constante vida de liberação de perdão... mas muito mais difícil viver em ações de misericórdia.

Segundo meu amigo Nário, misericórdia pode ter dois significados – o da palavra e de definição como adjetivo/característica é: compaixão ou golpe final, respectivamente! Fico simplesmente envergonhado até de escrever um pouco sobre isso, pois essas são coisas que simplesmente estão aí todo dia, diante dos meus olhos...

Essa semana teve um fato interessante aqui em Rolândia (apareceu num jornal): havia um homem caído em frente a uma sorveteria, muito machucado. Logo percebeu-se que se tratava de um andarilho. Uns se negaram a ajudar (o jornal apontou o dedo pra um bombeiro...), outros ajudaram como puderam. Jesus estava numa situação tal como essa, ou até pior, devido a uma palavra: multidão. Enquanto a multidão dava os ataques finais (ou os golpes de misericórdia pra acabar com a pouca dignidade que lhe restava), Jesus se prontificou a agir em favor daquele homem. E o fato que mais me faz ficar envergonhado: ele não era o grande mendigo na história, mas sim uma multidão de pessoas que matam até a sua própria esperança, devida a sua própria falta de revelação da pessoa de Jesus. E Cristo agindo com amor, tendo misericórdia / compaixão da vida do homem (assim como da multidão ao redor).

Filho de Davi... mesmo no pouco conhecimento do cego (Jesus questiona sobre ser “Filho de Davi”, isso em Lc 20:41-44), dentro de seu coração ele tinha a fé necessária pra entender quem era Jesus realmente... O suficiente pra Deus honrar àquele homem. Enquanto a multidão... Sinceramente, comparo isso na minha vida, e muitas vezes vejo o quanto preciso aprender mais de Deus... a ser mais humano, mais misericordioso, mais cristão (me vejo tanto sendo o cego que clama e encontra, e como a multidão que esnoba)... é impressionante como atos podem transformar as pessoas. E mais impressionante ainda é como hoje uma grande maioria de nós cristãos não conseguimos isso!!! Acho que ainda temos um pouco desse lado de não darmos a importância devida ao ser humano, mesmo quando este aparenta não merecer uma gota dessa importância... Até porque misericórdia, segundo “Miss” Valnice Milhomens (amada nossa aqui!!!) é: colocar-se no lugar do outro e sentir o que ele sente (o mesmo que Jesus fez - o.0). Tratarei um pouco sobre isso no próximo artigo que apresentarei, “Um bom monstro”.

Até lá, que Deus alcance, e nos abençoe, em nossos corações, com a fé necessária para curar nossa cegueira.

“Pregue o Evangelho para todo mundo. Se necessário, use palavras” (Francisco de Assis)

Jef!!! (Paulera denovo!!! Jesus, tende misericórdia de mim!!!! =P)

segunda-feira, outubro 09, 2006

O que eu faço na igreja?

"Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros do corpo, embora muitos, formam um só corpo, assim também é Cristo. Pois em um só Espírito fomos todos nós batizados em um só corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos quer livres; e a todos nós foi dado beber de um só Espírito. Porque também o corpo não é um membro, mas muitos. Se o pé disser: Porque não sou mão, não sou do corpo; nem por isso deixará de ser do corpo. E se a orelha disser: Porque não sou olho, não sou do corpo; nem por isso deixará de ser do corpo. Se o corpo todo fosse olho, onde estaria o ouvido? Se todo fosse ouvido, onde estaria o olfato? Mas agora Deus colocou os membros no corpo, cada um deles como quis. E, se todos fossem um só membro, onde estaria o corpo? Agora, porém, há muitos membros, mas um só corpo. E o olho não pode dizer à mão: Não tenho necessidade de ti; nem ainda a cabeça aos pés: Não tenho necessidade de vós. Antes, os membros do corpo que parecem ser mais fracos são necessários; e os membros do corpo que reputamos serem menos honrados, a esses revestimos com muito mais honra; e os que em nós não são decorosos têm muito mais decoro, ao passo que os decorosos não têm necessidade disso. Mas Deus assim formou o corpo, dando muito mais honra ao que tinha falta dela, para que não haja divisão no corpo, mas que os membros tenham igual cuidado uns dos outros. De maneira que, se um membro padece, todos os membros padecem com ele; e, se um membro é honrado, todos os membros se regozijam com ele." - I Coríntio s 12: 12 a 26


Este é um texto que fala comigo de forma especial, sempre que posso procuro lê-lo na Palavra de Deus e tento vivenciar os princípios bíblicos ensinados aqui. Hoje em especial, quero compartilhar algo que o Senhor tem ministrado em meu coração nos últimos meses com relação a nossa vida no Corpo de Cristo, ou seja, na Igreja. Muito se fala sobre fazermos parte de um Corpo, vivermos em unidade de pensamento com nossa Igreja, mas muito pouco se ensina sobre isso, é como se houvesse alguma barreira para ensinamentos e também para aprendizado.


Precisamos aprender que não vamos a Igreja apenas para cantar belas músicas, ouvir a Palavra e vermos nossos "amigos". É muito mais do que isso. Quando eu aceitei Jesus (ja se vão mais de 13 anos) eu não tinha a menor noção do que era viver em Igreja, afinal eu era uma criança, mas
fiquei muito tempo sem saber uma vez que minha liderança não ensinava nada sobre o tema e acabei por sofrer muito. Glória a Deus que hoje me colocou num lugar em que se é priorizado os ensinamentos bíblicos sobre a vida no Corpo e eu tenho visto uma série de milagres do Pai
através disso. Deus realmente zela pela unidade no corpo!


Queridos, estamos na Igreja de Cristo, e nesse lugar, todos temos uma responsabilidade, nenhuma é maior do que a outra, são apenas responsabilidades diferentes e precisamos nos colocar a disposição do Senhor para que venhamos trabalhar no Reino, para o crescimento e
desenvolvimento sadio do Corpo de Cristo. O texto bíblico faz referência ao corpo humano para nos ensinar sobre a vida na Igreja, agora eu pergunto: imagine você se o seu pé resolvesse não crescer acompanhando o crescimento do restante do seu corpo? Seria um grande problema! E isto tem acontecido muito na igreja, muitos membros não têm crescido e deixado a igreja com uma séria deformação! Esta não é a vontade de Deus.


A um certo tempo atras ouvi um pastor dizer uma frase que marcou muito meu coração sobre os membros de Cristo: "quem não trabalha, dá trabalho". É justamente isso amados, se não trabalhamos para o Senhor, provavelmente estamos dando trabalho para outros que poderiam
estar gerando vidas, se empenhando em outras coisas e têm que voltar para nos ajudar. Não dá mais tempo de ficarmos atrofiados no Reino de Deus, é tempo de crescimento, é tempo de sermos maduros em Deus e compreendermos que um corpo deve crescer por igual.


Muitas pessoas ficam um pouco perdidas na igreja por não saberem exatamente o que devem fazer, preferem passar dias, semans e meses orando e orando buscando o que devem fazer. Não tenho nada contra a oração, muito pelo contrário, incentivo que cada um de nós oremos e muito todos os dias, porém ficar orando apenas não resolve. Amados se vocês não sabem o que devem fazer na igreja, procure a liderança e se ofereça para algum trabalho que a casa de Deus necessita. Faça, Deus te honrará e se não for sua área de trabalho específico, o Senhor irá te direcionando aos poucos. É muito mais fácil levar quem ja está andando pro caminho correto do que quem está sentado ne?


Esse texto pode parecer duro, mas realmente não é, é apenas extensão daquilo que Deus tem me ensinado. De nada adianta eu ser cristão entre amigos, de nada adianta eu evangelizar, eu querer ser luz, se eu não estou em conexão ao Corpo de Cristo. A falta de unidade me leva sem dúvida a mornidão espiritual e, conseqüentemente morte! Eu quero lembra-los que unidade não é estar juntos ou sair pensando a mesma coisa, longe disso. Unidade é caminhar para um só alvo! Ainda que você pense diferente, se o alvo da sua igreja é este, abraçe-o, o Senhor fará grandes coisas. Lembre-se que o que nos faz um não são nossos pensamentos, mas a morte e ressurreição de Cristo! Este é o foco.


Se você se sente em desajuste com sua igreja local, pois ela é o Corpo de Cristo em sua vida, ore, peça a Deus que coloque você no mesmo caminho que o corpo, você vai ver o milagre do Senhor em sua vida individual, porque quando caminhamos com o corpo, tudo muda, tudo melhora, o Senhor abençoa sobremaneira. Eu creio nisso, e você?


No amor do Pai - Daniel César

sábado, outubro 07, 2006

O valor de si mesmo

“Eu sou o que sou e sei o que sou!” (Popeye, the Sailor Man – ‘o.0 – no desenho antigo do Fleischer Studios, primeira versão...)

Na minha opinião (e na do Dani também, heheh), tenho pegado pesado demais (não me culpem! Até eu estou meio tonto dos “tapinhas” que Deus me dá – como dizem, estou vendendo o peixe que comprei!)... mas logo após dos dois temas anteriores definidos, senti de trazer algo mais leve, pra alegria geral da nação (nhéééé)!

Muitas vezes confundido com o orgulho (porque caminha bem junto a este), saber valorizar a si mesmo é uma posição importante na vida do cristão. É uma posição mesmo, pois é você que decide ser o que quer. Jesus era uma pessoa muito decidida (não quis relacionar a denominação que faço parte gente, sério!). E sinceramente: Jesus é impressionante. Em todos os aspectos, todos! É sábio, sabe verdadeiramente o que é amar, faz refletir, é um revolucionário, de uma essência santa. Mas um fator determinante em Sua pessoa (ou O fator) são as suas pregações. Impressionante como elas alcançavam (e ainda hoje alcançam – Glória!) com impacto a vida das pessoas (mesmo elas aceitando ou não). Mas o maior detalhe, isso vejo em todos os Evangelhos, é este: ele sempre falou de si mesmo. Acredito que não somente por Ele ser a promessa Divina, mas existem partes na Bíblia que são puro confronto mesmo e exposição de si próprio.

Exemplos? Alguém dispor-se a ser a pessoa com o fardo leve (Mt 11:28-30), ser o bom pastor (Jo 10:11), ser a porta (Jo 10:7), se declarar o Filho de Deus (nem vou por citação aqui! heheh)... e tantos outros. Quantos “eu sou” ele usou?! Ele sempre puxou a responsabilidade pra si, e ninguém faz isso às cegas – só quando se tem certeza do que é capaz de ser e realizar. Bem, onde eu quero chegar com isso?! Heheheh... somos discípulos d’Ele. Não é uma utopia acreditar que fazer coisas maiores do que Ele seja possível, nem uma profanação se declarar ser aquilo que Deus quer que sejamos. Valorizar a si mesmo é reconhecer sua procedência, saber do que se é capaz... Mas acima de qualquer coisa: ser sincero e autêntico, humilde e lembrar sempre: sou filho de Deus (por adoção, mas sou!!! Amor fala mais alto!)

No final de uma pregação, hora dos apertos de mão e abraços (amo demais isso), um pastor (sim, o mesmo pastor que usei como referência no artigo “Deus te Abençoe” – se não leu, leia!) foi cumprimentado por um irmão (coitado! Hahahahah!!!) que disse: “- Pastor, que benção, que palavra abençoada... o senhor foi uma benção pra mim...” O pastor: “- Amém querido, eu sei!!!” O irmão olhou com uma cara do tipo “Meu, que arrogância...”, mas o pastor completou: “- Querido, eu não vim aqui pra não ser outra coisa a não ser uma benção mesmo (é o que Deus quer de mim)...” Meu, que visão! É o que temos que ser mesmo: autênticos. Se somos de Jesus, sejamos como Ele: reconhecendo que somos (e que estamos pra ser nessa terra) uma benção. E não só isso, mas luz, sal, evangelistas... o que na verdade somos.

Mas como frisei anteriormente, isso não é orgulho. E cada um de nós tem o discernimento no Espírito para nos confirmar quando é. Jesus mesmo se declarando e se expondo, não mostrou orgulho ou soberba, mas humildade e reconhecimento. E até quem estava na hora da crucificação reconheceu que ele era mesmo o Filho de Deus (Mt 27:54).

Brincadeiras a parte, eu e o Dani fazemos isso direto entre nós (e com quem conhecemos também, vocês sabem...), mas somos o que somos, lutando pra ser, dia após dia, de glória em glória, o que Deus quer que sejamos, mesmo que nossa natureza humana lute contra nós. Não entendo só pelo lado da “auto-estima”... é nosso estilo de vida.

Deus te abençoe, com bastante entendimento!

Jef! (querendo ver o que vocês falam de si próprios nos comments!!! ^^x )
E claro... agradecer de coração pela sua presença. Como é bom!!! Vocês são ‘specials’!

quinta-feira, outubro 05, 2006

Ressuscitando os sonhos mortos

Obs: Quero novamente agradecer ao Carlinhos por nos ajudar a melhorar um pouco o visual de nosso blog, colocando o que queríamos nos tópicos laterais! Valeu Carlinhos!

Disse Deus a Abraão: Quanto a Sarai, tua, mulher, não lhe chamarás mais Sarai, porem Sara será o seu nome. Abençoá-la-ei, e também dela te darei um filho; sim, abençoá-la-ei, e ela será mãe de nações; reis de povos sairão dela. Ao que se prostrou Abraão com o rosto em terra, e riu-se, e disse no seu coração: A um homem de cem anos há de nascer um filho? Dará à luz Sara, que tem noventa anos? Depois disse Abraão a Deus: Oxalá que viva Ismael diante de ti! E Deus lhe respondeu: Na verdade, Sara, tua mulher, te dará à luz um filho, e lhe chamarás Isaque; com ele estabelecerei o meu pacto como pacto perpétuo para a sua descendência depois dele. Gênesis 17: 15 a 19

Eu preciso começar este devocional dizendo que ele é de longe o mais difícil pra eu escrever. Quando pensei em escrevê-lo confesso que pensei no título porque sentia necessidade de trazer uma palavra de ânimo a meus queridos irmãos que tão bondosamente vêm a nosso blog, mas não sabia que os planos de Deus me trariam confronto antes disso. Muitas coisas me aconteceram após pensar no tema, e o Senhor começou a ministrar em meu coração sobre meus próprios sonhos mortos, minha própria paralisia e falta de fé diante das circunstâncias, e confesso que não está sendo fácil escrever sobre algo que ainda estou vivendo, estou no processo de lutar contra minha carne para ressuscitar um sonho específico!

Este texto tratou muito com minha vida neste momento. Quando Abrão ouviu a voz de Deus pela primeira vez, foi tão cegamente obediente como provavelmente nenhum de nós será algum dia, sem sequer conhecer este Deus, ele abandonou toda sua família (com exceção de Ló) e foi em busca da terra prometida que o Senhor lhe dissera. Andou sem rumo! Isso foi uma demonstração de fé muito grande, mais ainda, foi demonstração de sonho, de que Abrão era um homem que sonhava grande e cria que Deus Todo Poderoso poderia tornar estes sonhos reais!

Muitos foram os problemas, muitas foram as batalhas e conforme o tempo passava, ainda que prosperasse, Abrão não tornava-se pai de muitas nações como Deus prometera a ele. O tempo passando e nada acontecendo, foi aos poucos minando o ânimo dele, Abraão ja não sonhava como antes, ele continuava obediente ao Senhor, íntimo do Pai, mas não sonhava mais àquele sonho específico. Mas Deus que conhece todas as coisas, e perscruta nosso coração, vendo isso, renovou a promessa a Abraão como está registrado em Gênesis 17:15 em diante, dessa vez a resposta de Abraão não foi uma resposta de fé como nas vezes anteriores, ao contrário, ele demonstrou toda sua frustração, ele deixou claro que seu sonho morrera! Ele continuava crendo na promessa de Deus, mas imaginava que Deus faria se cumprir através de Ismael, ao que Deus novamente se negou e confirmou que Abraão teria um filho com Sara e DESTE FILHO sairia as muitas nações da Terra!

Como a gente se identifica com este momento de Abraão! Quantos sonhos grafados em nossos corações morreram com o tempo? Sonhos que víamos como reais, mas que as circunstâncias, os tratamentos de Deus fizeram com que não enxergássemos mais a menor condição de cumprimento e simplesmente abandonamos a idéia, nos conscientizamos que aquilo é impossível de se cumprir e nem sequer pensamos mais naquilo. Matamos nossos sonhos!

Aleluia! Porque nosso Deus é o Senhor da vida, é aquele que ressuscita mortos e não apenas humanos, mas também sonhos! O texto não termina com o lamento de Abraão que em idade avançada não poderia ser pai ainda havia casado com uma mulher estéril, Deus não aceita a derrota de seus filhos! Deus não aceita a morte de um único sonho que Ele partilha conosco! Com Abraão Ele afirmou que sim, Sara geraria um filho e seu nome seria Isaque!!!
Pensa você que os sonhos de Abraão se cumpriram imediatamente? Não mesmo, passaram-se dez anos sem que o sonho de ter um filho com Sara tornasse real, mas Deus não esquece daqueles que são seus, Ele sabe nossos sonhos, e mostrou seu poder e amor ao realizar este sonho de seu filho, como está registrado em Gênesis 21:

"O Senhor visitou a Sara, como tinha dito, e lhe fez como havia prometido. Sara concebeu, e deu a Abraão um filho na sua velhice, ao tempo determinado, de que Deus lhe falara; e, Abraão pôs no filho que lhe nascera, que Sara lhe dera, o nome de Isaque. E Abraão circuncidou a seu filho Isaque, quando tinha oito dias, conforme Deus lhe ordenara. Ora, Abraão tinha cem anos, quando lhe nasceu Isaque, seu filho."

Que tremendo ver a continuação! Mas eu experimentei ler a promessa de Deus até o cumprimento dela e não demorou sequer 15 minutos, parece tão fácil, mas para Abraão não foram 15 minutos. Foram muitos e muitos anos cansativos e sem enxergar o sonho se cumprindo. Ele se desanimou, matou seu sonho, o sufocou por não ver mais possibilidade alguma, mas Deus cumpriu a promessa e tornou um distante sonho real e palpável!!!!

Este é o meu Deus! Este é o seu Deus! Não estou dizendo como incentivo a você querido, ao contrário, estou escrevendo isso para que minha fé cresça durante este texto, porque assim como você tem sonhos mortos e que precisam de vida, eu também tenho e é exatamente este processo que tenho passado neste momento! Quando matamos um sonho é uma dor impressionante até relembrar dele, dói porque temos medo de novamente nos frustrar, temos medo de não enxergamos a realidade e vivermos uma vida de sonhos, temos medo de que este não seja o sonho de Deus para nós!

Amados, algo que o Senhor tem me ensinado! Se você tem um sonho e pode torná-lo real, tente! Se não for direção de Deus, Ele não permitirá que o sonho se cumpra e você não ficará frustrado porque lutou, tentou e viu a mão de Deus te guardando! Que nós nos levantemos e busquemos com afinco os cumprimentos dos nossos sonhos porque o desejo do coração do Pai, é ver seus filhos felizes! Quero deixar a letra de uma música que tem me marcado muito durante este meu momento com Deus.

Não Haverá Impossíveis - Ana Paula Valadão Bessa

Porque para Deus, não haverá impossíveis.
Porque para Deus, não haverá impossíveis.
Em todas as suas palavras.
Coloco os meus olhos em Ti,
Quando as circunstâncias parecem mentir,
Tentando roubar minha fé,Tentando me desanimar, me fazer desistir.
Mas eu sei que a visão se cumprirá, não falhará
Pode o tempo passar, mas o que Deus falou, Ele fará!
Meus olhos estão em Ti, Senhor
Pois por mim mesmo nada posso fazer,
Espero somente em Ti, Senhor,
Teu braço forte opera o impossível
No amor do Pai - Daniel César

domingo, outubro 01, 2006

Uma princesa chamada Pecado


Caracas, que tema!!! Espero que eu consiga transmitir certinho... =)

As mulheres (amadas leitoras fiéis deste blog!) devem ter crescido lendo ou ouvindo as estórias das princesas (ou assistindo os desenhos da Disney, heheh!), e com certeza conhecem algumas famosas, como a Branca de Neve ou a Bela Adormecida. Ah, o ápice das estórias... o príncipe chega diante da moça, e com um beijinho, ta lá!!! Ela acorda saradinha, numa boa, e já com um homem! HUAHUAHUHAUHUA!!!

Zuera, valeu, concordo!!! Mas existe algo dentro de nós, infelizmente, um fardinho que dois seres chamados Adão e Eva importaram do inimigo: o pecado. Quando nos encontramos com Cristo, nossos pecados são apagados pelo Sangue e temos nova vida. Mas a natureza pecaminosa ainda está lá... Onde eu quero chegar: Satanás ainda é o príncipe deste mundo (Jo14:30 é uma referência), e o pecado é como a princesa: “dormindo”, ou melhor, apenas latente dentro de nós. Mas quando ela recebe o beijo, meus amados... bem, ela acorda! O início de todos os problemas novamente!!! o.0

Vejo isso em 1Pe 5:8: “Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar”. É uma estória/história que se repete sempre, mas é real: o inimigo sempre está em volta: é a maçã na mão da bruxa, o feitiço das poções, e na essência, tudo igual: sempre é um fator externo que nos “completa”, estimulado pelo desejo interno de ser saciado: os exemplos são tantos... a diferença está em se deixar levar pelo príncipe, ou melhor, aceitar o que lhe é oferecido.

Certa vez ouvi um testemunho bem interessante: após receber uma proposta bem indecente de um jovem, uma jovem pensava consigo: “Ele quer me dar um beijo?! Mas como é isso, um beijo?” Foi se deixando levar pela curiosidade e vontade e aconteceu: recebeu o beijo... gostou, foram mais beijos... quando se viu: teve relações com o rapaz, ajuntou com ele, depois estava depressiva e se prostituindo... só Jesus pra restaurar. Tudo porque começou com um beijo...

Não tem como escapar: pecamos porque queremos... “Qualquer que é nascido de Deus não comete pecado; porque a sua semente permanece nele; e não pode pecar, porque é nascido de Deus” (1Jo 3:9). João é o cara pra falar um negócio desses (confronta muito): pecamos quando deixamos a semente de lado. Se você quiser fazer um retrospecto da sua vida e o pecado, no fundo você verá que você abriu espaço pra satanás em alguma área em sua vida. Por isso sempre existe a dificuldade de se levantar quando caímos na fé: é a vergonha de assumir ao próprio Jesus que caímos e o deixamos de lado. Graças a Deus por seu amor, novamente mais e mais... Porém, vencer o pecado é algo muito individual: cada um de nós temos nossos pontos fracos, e o inimigo sabe bem quais são: ele sempre busca dar o tiro no local certo (uma Sniper com mira infravermelha, infeliz!). Mas a solução é a mesma: vigiar. Quem pensa estar de pé... É vigiando que permanecemos.

Temos passado aqui como igreja algumas coisas no mínimo interessantes, mas a mais confrontadora delas tem sido quanto ser firme no Senhor e o que o Ele tem derramado aos que os buscam. Isso exige algo: Santidade. Esses últimos temas que estou tratando tem um funil aqui: o confronto com o pecado. E vigiando que vemos sua redenção, reconhecendo quem somos (o que há dentro de nós), e com isso, oramos, pra permanecermos e fazer com que outros permaneçam. Quando alguém cai ou se desvia, esse é o fator lógico e principal: não vigiou! Mas lembrem-se: O mundo, como disse um pregador uma vez, é um desvio dentro do percurso. É passageiro, assim como nossas aflições. Vigiem, não se deixem ser levados pelo príncipe, e alcancemos nossa vida verdadeira, em Cristo!

E sejam abençoados, com muito amor, no nome de Jesus!

Jef!