quarta-feira, janeiro 30, 2008

Que Queres?


“Naquela mesma noite, apareceu Deus a Salomão e lhe disse: pede-me o que queres que eu te dê” (2 Crônicas 1:7)

O que você pediria mediante essa pergunta?! Alguns, claro, iriam pedir a mesma coisa q Salomão pediu!! Mas.... analisando bem a sua alma, qual é a primeira coisa que vem a sua mente, quando aparece alguém na sua frente, perguntando o que você desejaria pra toda a sua vida?

Creio que posso imaginar algumas respostas: um carro novo, carteira de motorista, uma casa, um casamento, um emprego. Outros pediriam algo imaterial: paz, sossego, sem guerras no mundo (ou em nosso próprio país, ultimamente). Outros pediriam algo mais espiritual: mais entendimento das coisas de Deus, discernimento e até sabedoria, como pediu nosso amigo Salomão.

Mas vamos entender porque a resposta de Salomão foi a mais completa, a ponto de Deus se ‘impressionar’ e prometer “mundos e fundos” pra esse rei de Israel: “sabedoria e conhecimento são dados a ti, e te darei
riquezas, bens e honras, quais não teve nenhum rei antes de ti, e depois de ti não haverá teu igual.” (2 Crônicas 1:12).

A Bíblia nos relata que o povo de Israel era mui numeroso, grande demais, e vocês sabem o que fatalmente acontece com um povo muito grande: desavenças, intrigas, brigas, discórdias, e Salomão foi o escolhido da vez pra tentar reinar sobre esse povo e fazer com que todos vivessem em plena paz. Israel é a promessa cumprida que Deus fez a Abraão. “E disseste: Certamente eu te farei bem e dar-te-ei a descendência como a areia do mar, que, pela multidão, não se pode contar” (Gênesis 32:12).

O que mais Salomão poderia pedir? O cara tava com um problemão nas mãos, o pai dele – Davi – foi um bom rei, conseguiu reinar direitinho, mas ele – Salomão – tinha uma responsabilidade a mais sobre os seus ombros: construir o templo do Senhor Deus. Creio que se eu estivesse no lugar dele, já poderiam ter me internado num hospício. É claro que ele foi sábio, muito antes de pedir sabedoria pra Deus, propriamente dito.

A sabedoria é o precedente das bênçãos de Deus, quando somos sábios o bastante para escolhermos o certo em vez do errado, as bênçãos vêm com muito mais facilidade. É principio de Deus, e Ele não quebra aquilo que Ele mesmo determinou.

Mas daí você me pergunta: “Scheila, falar é fácil, mas como consigo esse treco de sabedoria?” simples, eu lhe digo em resposta. A bíblia nos fala que “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria; revelam prudência todos os que o praticam. O seu louvor permanece para sempre” (Salmos 111:10). Temor pelo nosso Deus. Não confunda temor com terror. Temor é
um sentimento profundo de reverência ou respeito; e terror é pavor; grande receio; pânico, qualidade de terrível.

Creio que o que nos falta muitas vezes é reverência pelo nosso Deus, quantas e quantas vezes banalizamos o nome de Deus ou agimos com desdém as bênçãos que nosso Papai nos concede todos os dias! Deus tem ministrado muito esse assunto ao meu coração, nesses últimos dias.

“Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida.” (Tiago 1:5)

Até a próxima...
Scheila!!

sábado, janeiro 26, 2008

Discernimento

No dicionário, discernimento é distinguir uma coisa de outra, assinalando a diferença existente entre elas. É poder dizer o que é bom e o que é ruim e assim tomar atitudes e decisões que não coloquem em risco a nossa vida, status ou qualquer outra coisa que seja realmente importante na nossa vida!

O mesmo ocorre biblicamente. “Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração” (Hb 4:12). Diante desse texto, podemos concluir que o discernimento espiritual (e material também) é proveniente da Palavra de Deus.

Quando estamos diante de um problema, de uma dificuldade qualquer, seja de que tamanho for – grande ou pequena, precisamos ter o discernimento correto para decidir o que fazer. A melhor ‘arma’ do crente para tomar a decisão certa, é a Palavra de Deus, indiscutivelmente, pois é ela que nos direciona o certo e o errado, o bom e o ruim, é o nosso ‘manual de instruções’ para uma vida reta e de santidade.

Meu pai não é muito ‘ligado’ no meio virtual, então, vira-e-meche ele grita pro meu irmão ou pra mim: “isso aqui é vírus?” e eu ou meu irmão temos que vir até ele e dizer se é ou não é, se pode ‘clicar’ no link ou não. Você deve estar pensando... “essa mulher é louca?! O que uma coisa tem haver com outra?!” e eu te digo: muito (rsrsrs). Eu e meu irmão temos autoridade de dizer se é ou não é bom clicar, se é ou não é vírus, porque temos uma certa intimidade com o mundo virtual, conhecemos daquilo que falamos. A mesma história se aplica ao discernimento de algo (do mundo espiritual no caso), temos que ter conhecimento a tal ponto de ter autoridade pra dizer algo positivo ou negativo, no popular: se é de Deus ou não!

A melhor maneira de adquirir essa intimidade, vocês e eu e qualquer crente já sabe: INTIMIDADE com Deus e MEDITAÇÃO na Palavra de Deus. Somente essas duas coisas – que estão interligadas – são a chave para podermos ter o discernimento de separar juntas e medulas, separar pensamentos e propósitos do coração, decidir o futuro que queremos para as nossas vidas, o estilo de vida que desejamos.

“Mas o alimento sólido [palavra de Deus, intimidade] é para os adultos, para aqueles que, pela prática, têm as suas faculdades exercitadas para discernir não somente o bem, mas também o mal.” (Hebreus 5:14)

Até a próxima...
Scheila!!
Obs: o conteúdo entre colchetes da autora =D

quarta-feira, janeiro 23, 2008

Duas Escolhas na Dificuldade

"Há algumas virtudes suas que jamais seriam descobertas se não fossem as provações pelas quais você passa.”(Charles H. Spurgeon)
Começo de ano foi algo bem corrido – continuação de um ano cheio! É nesses tempos que você se olha e pensa: “É hora de férias, com certeza!” E sinceramente, é hora mesmo! Afinal, apenas uma semana de férias em mais de cinco anos de trabalho, em quatro empresas diferentes (porque Deus permitiu, não é fato de que eu seja um funcionário ruim não, pelamor... ^^ )! Mas bem, enquanto isso não aparece, a gente agüenta! Mas em meio a tantas coisas acontecendo, e tantas coisas a se fazer, bate um sentimento, talvez dois: incapacidade e (nem sempre, mas pode acontecer) desespero. São as situações de nosso dia a dia que nos levam a isso. Mas isso está muito, mas muito longe de dizer que é algo simplesmente aceitável permanecer assim nessa ‘fossa’...
Houve uma situação na Terra: Um homem paralítico e um tanque – o que o separava de sua cura eram a distância e a incapacidade de se mover, algo normal, óbvio e porque não, aceitável. Um homem paralítico e Jesus – nada poderia separá-los senão a incredulidade, uma permanência de espírito do ser humano. Essa última linha transcorrida por este homem rumo sua cura e salvação poderia ser ainda mais difícil que a de tentar chegar, ainda que arrastado por outros, ao tanque. Milhares que questionamentos poderiam estar acontecendo em sua mente! Mas ao olhar Jesus, numa simples conversa, apenas expôs seu problema: Jesus nem deu bola, mas insistiu em que ele se levantasse. E o homem mostrou o desejo de ser curado, e alimentou sua fé, vendo a realidade a sua frente: ele nunca conseguiria naturalmente, mas ao ouvir a voz de Jesus, simplesmente se pôs em pé.
Esse exemplo de João 5:1-9 mostra uma realidade importante, em qualquer meio, cristão (principalmente) ou não – Deus não valoriza a derrota, e nem quem quer permanecer nesse estado. Àquele paralítico poderia ter todas as verdades da incapacidade ao seu favor, mas não se pôs em estado de derrota, como muitas vezes tachamos algumas pessoas de os ‘coitadinhos’... Chega a ser ‘normal’ testemunhos de pessoas que perderam tudo e se reergueram, ou foram tirados de uma situação humilhante e hoje estão “por cima”, ou mesmo daqueles que sempre tentam subir, e nunca param de tentar. Esses são os verdadeiros vitoriosos, pois extraem virtude de situações problemáticas. E Deus valoriza totalmente isso!!!
A Bíblia tem exemplos e mais exemplos... paralíticos, enfermos, pessoas possuídas, familiares de mortos... hoje vemos muitos exemplos de que Jesus ainda está a ouvir o clamor do homem, e não se importando muito com a situação em si: mas analisando o coração pra ver que o problema está bem longe do desejo de superá-lo, e com isso mostrar o porque d’Ele ser o Filho de Deus.Como está hoje? Vencido pelos seus problemas, ou crente que existe algo maior que eles, que é a sua vitória?
Extraia virtude, se achegue a Jesus!
Jef!

segunda-feira, janeiro 21, 2008

Eternidade

"Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido." I Coríntios 13:12
É estranho a forma como Deus tem falado comigo entre o final de 2007 e início de 2008. Estranho para mim porque tem sido diferente de como eu era acostumado, mas digamos que é essa mudança que tem me feito amadurecer a cada dia mais. O Senhor tem sempre me falado sobre um tema por um tempo, para aí então, eu passar alguma situação que me faça pôr em prática o que aprendi sobre o tema. Atualmente Ele tem me ensinado sobre a importância da eternidade.
No final de 2007, como acredito muita gente também o fez, eu coloquei em oração algumas questões mal resolvidas em minha vida para que em 2008 seja diferente. Situação familiar, relacionamentos, minha vida emocional, temas que para mim ainda estavam bastante incompletos e necessitando de intervenção divina urgente. Mas Deus, como é tremendo, me tratou de uma forma diferente, me fez enxergar as mesmas situações, que não mudaram, com outros olhos, como o Senhor as vê.
Como humanos temnos a tendência natural de enxergar as circunstâncias que nos rodeiam com nossos olhos naturais, limitados e acabamos por medir errado, dar um valor exagerado a determinadas coisas que não tem todo esse valor. É isso que Deus tem falado comigo, sobre dar muita importância ao que é humano, pois tudo que é humano é passageiro, não dura eternamente e por isso não deve ser prioridade em minha vida, porque não sou passageiro, sou eterno.
Os jovens que lotam igrejas atualmente mantém uma ansiedade fora do comum para se casarem, é como se a ferida da carência afetiva estivesse se aberto sem medo no mundo moderno. E, infelizmente, muitos têm dado importância exagerada a isso. É bíblico o casamento, é importante constituir família, mas isso é passageiro, é humano. Devemos louvar a Deus pelo relacionamento saudável que Ele nos der com alguém, mas também devemos louvá-lo enquanto estivermos sozinhos porque não somos feitos para o casamento, somos feitos para o Louvor da Glória Dele. E isso se aplica a muitos outros exemplos como um bom emprego, relacionamentos com amigos, ser popular, ser amado, ser conhecido, ter um ministério, ser aceito. Tudo isso é bênção, mas nada disso pode ser o centro da nossa vida porque é tudo vaidade.
Queridos, é importante que cada um de vocês entendam que não estou dizendo que não devemos ter sonhos, que não devemos lutar por aquilo que queremos, ao contrário. Deus sonha conosco, Ele próprio nos dá sonhos. O que quero dizer é que não devemos condicionar nossa existência humana a esses fatores. O tempo que estamos nessa Terra é muito pequeno, quando comparado a eternidade ao lado do Senhor e isso nos basta, ao menos deveria bastar.
É impressionante como as orações de cristãos estão cercadas de pedidos egoístas e também cercadas de humanismo, poucas vezes oramos com nosso coração e nossa mente voltados para a eternidade, para aquilo que realmente importa em nossa vida, uma vez que quando aceitamos Jesus, nós adentramos na eternidade da Trindade, passamos a fazer parte dessa eternidade, mas ainda assim, insistimos em dar valor exagerado ao que é humano.
Deus tem me ensinado nesse dia justamente isso. Que devemos agradecer a Ele por tudo que consquistemos. Se tivermos um emprego estável, caso nosso ministério engrene e faça sucesso, se encontrarmos "a tampa da nossa panela", se formos amado em nossas casas, e muitos outros exemplos. Tudo isso é motivo para agradecê-lo. Mas se nada disso acontece, não há motivos para choramingar, não há motivos para murmurar, nem duvidar do Senhor. Porque ainda que não tenhamos mais nada nessa Terra, ainda que não consquitemos nada, ainda que estejamos aqui sem motivos humanos para nos alegrar, temos a salvação, somos parte do povo do Senhor, temos Deus como nosso Pai, somos eternos e não precisamos de nada que seja passageiro para nos dar garantia dessas conquistas. Como disse Salomão:
"Vaidade de vaidades, diz o pregador, tudo é vaidade" - Eclesiastes 12:8
Que o próprio Deus ministre essa verdade em seu coração e abra sua mente, assim como Ele tem feito com a minha.
No amor do Pai
Daniel César

quarta-feira, janeiro 16, 2008

Maravilhosa Graça


“Rendei graças ao Deus dos deuses, porque a sua misericórdia dura para sempre” (Salmos 136:2)

Render graças a Deus...
Esse é um tema muito interessante, e fica mais interessante ainda quando meditamos sobre a grandeza de Deus e sobre a nossa pequenês! Bem o que o Daniel escreveu nessa semana. Deus é tão grande, mas tão grande, que nós não conseguimos sequer imaginar a Sua grandeza. Não conseguimos dimensionar o que o autor de Atos declarou: “O céu é o meu trono, e a terra, o estrado dos meus pés; que casa me edificareis, diz o Senhor, ou qual é o lugar do meu repouso?” (At 7:49) é grande demais pra nossa mente!

Mas o quero meditar não é exatamente a grandeza de Deus, mas sim aquilo que está muito ligado à grandeza: a graça do Pai!! Se não fosse pela graça não existiríamos, não sobreviveríamos, e nem sequer conseguimos dimensionar isso. A graça é responsável por vários acontecimentos na nossa vida:
a começar pela própria vida – “Então, formou o SENHOR Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma v
ivente.” (Gn 2:7);
a salvação – “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus” (Ef 2:8);
o ministério que nos é proposto – “Sou grato para com aquele que me fortaleceu, Cristo Jesus, nosso Senhor, que me considerou fiel, designando-me para o ministério,” (I Tm 1:12).

Se observarmos bem, ou só de relance, podemos perceber nitidamente a graça de Deus em todas as áreas... Vamos trazer pra mais perto da nossa realidade: quando você acorda pela manhã, (mesmo querendo mais cinco minutos) somente o ato de você respirar, já é graça manifesta. E quando você levanta e coloca a sua roupa pra ir ao trabalho, temos aí, mais três graças manifestas: levantar – vestir-se – trabalhar. Aí você toma seu café com leite, ou só café, come um pãozinho – temos aí outra graça: o alimento. Aí você pega um busão (não no meu caso – Palotina não existe metropolitano \o/ hahaha), outra graça – uma condução pra chegar até o alvo. (vou explicar: no meu caso, a graça é ter um caminho de sombra em +/- 80% do caminho, não tendo que ir no sol ao trabalho – é graça, com certeza). Aí você trabalha, faz o seu serviço com excelência (ou pelo menos deveria ser assim com os cristãos), é graça. Quando você vai almoçar, graça. Quando você vai a alguma loja, comprar alguma coisa (pode ser pra mim, aceito presentes – hehehe) é graça, ter condições de adquirir aquilo que desejo e é saudável, claro – é graça também. Aí você volta para o convívio do seu lar, da sua família – olha aí – mais duas graças: uma casa e uma família. E a noite quando você vai deitar na sua cama para dormir. Mais uma graça – dormir em uma cama. Mas a ‘cota’ de graça ainda não terminou: você tem um sono tranqüilo e restaurador, mais uma graça maravilhosa do Pai.

Você já havia parado pra meditar somente em um dia seu? O quanto de graça o Pai concede a cada dia? Bem que a Bíblia diz: “Então, ele me disse: A minha graça te basta,” (II Co 12:9). Não somente basta, como é essencial pra nossa existência, e demonstra o quanto Deus nos ama, e o quanto Ele nos quer bem...

E agora me surgiu uma pergunta: o que nós, na nossa miserável condição fazemos em ‘troca’ dessa maravilhosa graça? Só temos uma coisa que poderemos fazer (e ainda é pouco): “Mas vem a hora e
já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores” (Jo 4:23)

Adore-O, de coração, adore-O, é o mínimo que podemos fazer...

Até a próxima...
Scheila!!

terça-feira, janeiro 15, 2008

Diminuir

"É necessário que ele cresça e que eu diminua" - João 1:30
Deus já falou com você sobre um versículo sem você estar lendo o referido texto no momento? Pois é, isso aconteceu comigo nessa semanade várias formas diferentes e usando vários canais diferentes. Pessoas que são bênção em minha vida e dividiram comigo experiências, músicas que falaram comigo sobre o tema e até a impressão em meu coração colocada pelo Espírito Santo.
Confesso que mesmo com tantos "acontecimentos" girando em torno desse texto, ele sequer foi mencionado e eu também nem me lembrei dele nesses dias. Apenas hoje, ele me veio a memória após ouvir uma linda pregação (que nem teve como tema alvo, esse texto).

Sou grato a Deus pela sua infinita misericórdia e, por causa dela, Ele tem falado profundamente comigo em 2008 sobre várias mudanças que eu preciso ter em meu caráter, em minha postura cotidiana. Há uma semana o Pai vem falando comigo sobre a necessidade de entendermos que não precisamos ser glorificados, não precisamos estar em evidência, não precisamos de elogios. Isso tudo é obviamente conseqüência de um trabalho bem feito, mas nunca, nunca mesmo, deve ser o alvo em nossas vidas, e quando digo isso, quero dizer em todas as áreas e não apenas no espiritual.

O ser humano, corrompido pela queda no Éden, e seguindo a percurso desse mundo, tem sempre a tendência de se orgulhar, ensoberbecer, quando tem talento em um referido assunto. Desde a infância o clima de competitividade na escola faz com que muitos façam de tudo para ser melhor que seu companheiro, impedindo-o de compartilhar tudo que aprendeu com aquele que tem mais dificuldade. É a tendência que o homem tem de querer a glória para si. A soberba é algo que corrói o coração humano, o torna duro e faz com que ele não entenda a sua limitação e a necessidadeque temos de Cristo.

Trabalhar para o Reino de Deus implica literalmente em servir. Somos servos uns dos outros e o servo não tem que aparecer, quem aparece é quem manda. Não estou dizendo apenas trabalho de igreja porque trabalhamos para o Reino 24 horas por dia - ou pelo menos deveríamos trabalhar - e essa postura de submissão, humildade, de preferirmos o nosso próximo, deve ser constante, sem medo e sem nunca querermos a glória para nós mesmos.

Nos últimos dias o Senhor tem ministrado em meu coração que eu não preciso estar num ministério de status. Que eu não preciso ser elogiado pelo meu pastor, não preciso ouvir uma palavra de ânimo do meu chefe. Não é necessário meus pais dizerem que tenho sido um bom filho. É necessário apenas que Deus seja glorificado por minha vida. Se no meu dia-a-dia as pessoas enxergam e recebem de Cristo, isso me basta. E eu sequer preciso que as pessoas digam "ele é cristão. Dá pra ver Cristo nele". O que eu preciso é que Cristo seja visto, eu não preciso sequer ser enxergado.

Quando a Igreja do Senhor compreender a necessidade de entregar o louvor a quem realmente merece. Quando nós entendermos que nossa função é servir nosso próximo e não sermos servidos por eles, a partir daí a presença de Deus será realmente impressionante. O nosso egoísmo é prova de que não queremos diminuir para que Cristo creça. Nossas orações muitas vezes são centradas em nós mesmos: "senhor me abençoe", "senhor me perdoe", "senhor olha para mim". E nos esquecemos que outros precisam de oração. Queremos ser ministrados, mas nunca ministrar. Queremos receber profecia, mas nunca profetizar. Queremos receber palavra de ânimo, mas nunca animar. Queremos ser amados, mas nunca amar. O que faz o Reino de Deus se movimentar é o doar-se, entregar-se (como eu já disse no meu artigo sobre o Amor), e nós infelizmente temos invertido isso, ficamos apenas no receber.

Queridos, eu sinceramente me recuso a dizer: "abençoe seu irmão porque assim você será abençoado". Isso é barganha, não será uma bênção com sinceridade. O que você precisa ouvir e eu posso dizer com toda a convicção de meu coração é. "Abençoe seu irmão porque é isso que Deus faria se estivesse na Terra.", foi isso que Jesus fez. Sempre se entregou, sempre glorificou a Deus preferindo seu próximo, amando seu próximo. Vamos começar a parar de achar que o mundo gira em torno de nós mesmos e entender que Deus tem para nós um serviço, é tempo de servir aos nossos irmãos com o nosso melhor.

No amor do Pai
Daniel César

quinta-feira, janeiro 10, 2008

Insônia


“Em paz me deito e logo pego no sono, porque, SENHOR, só tu me fazes repousar seguro” (Salmos 4:8)

Esse texto sempre foi verdade em minha vida, sempre dormia como uma pedra (hahaha), porém, nas ultimas três noites, não tem sido essa realidade, infelizmente. Tenho dormido muito mal, e consequentemente, meus dias não estão sendo dos melhores. Entre dias que não rendem no trabalho até dores de cabeça em decorrência da falta de descanço.

Nesse tempo que não durmo, muitas coisas passam pela minha mente, coisas do dia a dia, coisas que ficaram pendentes, o que falei o que deixei de falar, projetos para o futuro, planos a curto e a longo prazo, muita oração. Mas nada disso vem resolvendo meu caso de insônia. Você já se sentiu assim? Dorme mal, não sabe o porque, e acaba pensando em um monte de coisas que trazem preocupações até então ‘desnecessárias’, que você já tinha entregado tudo nas mãos de Deus? O que você faria em meu lugar?

Pois bem, como não tinha tempo para esperar a resposta de vocês (hehehe), eu primeiramente orei, como boa crente e filha de pastor, rsrs, coloquei tudo nas mãos de Deus – novamente, todas as preocupações ‘desnecessárias’ que assolaram meu sono, coloquei cada plano e projeto diante do Senhor, para que Ele, no devido tempo, realizasse e tornasse real esses projetos.

Agrada-te do SENHOR, e ele satisfará os desejos do teu coração. (Salmos 37:4)

Buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas (Mateus 6:33)

Diante dessas palavras, dessas promessas, só me resta tomar posse delas e realmente confiar no Deus a quem sirvo. A alma da gente é muito vulnerável, quando menos esperamos, ela fugiu do nosso controle e foi pegar de volta os problemas que havíamos entregue a Deus, poucos minutos antes. Por isso é tão importante termos intimidade com Deus, o nosso espírito tem que estar em sintonia com o Espírito Santo, para que nosso espírito seja mais forte que a nossa alma, e ela obedeça aquilo que determinamos.

A promessa de Deus é clara, quando confiamos em Deus, Ele nos sustenta e nos dá um sono tranqüilo e restaurador, basta crermos e colocarmos em prática tudo isso (estou falando mais pra mim do que pra vocês) rsrs. Satanás tenta nos enredar com distúrbios do sono, mas nós temos um Deus que é maior que isso e que supre todas as necessidades de Seus filhos a quem ama.

Deito-me e pego no sono; acordo, porque o SENHOR me sustenta (Salmos 3:5)

Até a próxima...
Scheila!!

segunda-feira, janeiro 07, 2008

Amor

"Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo, é nascido de Deus, e todo aquele que ama ao que o gerou também ama ao que dele é nascido dele" I João 5:1

A Carta de João para a igreja é realmente um espetáculo. Eu gosto muito dos evangelhos, principalmente pela forma apaixonada que ele descreve Jesus, poucos autores conseguem exprimir tanta paixão escrevendo. Amo ler Apocalipse, pela minúcia do testemunho, porque ficanítido o temor e tremor com que João, mesmo velho, escreveu aquela carta. Mas as Epístolas, são um caso a parte. Afinal elas tratam do temaque mais tem mexido comigo nesse início de 2008: o amor.

Eu sou evangélico desde meus 10 anos de idade. São ao todo mais de 14 anos de experiências com Deus, mas também de relacionamentos com os maisdiversos tipos de pessoas, é quase uma década e meia de convívio com diferentes visões, estratégias, doutrinas. Mas uma coisa é fato, em todasas igrejas que visitei, todas que eu fiz parte, sempre se prega sobre o amor. Infelizmente, esse sentimento não é tão visto em prática, quantoo é nos púpitos, e justamente isso que Deus tem falado profundamente ao meu coração.

Eu compartilhei recentemente com vocês que, em 2008, o Senhor tem ministrado em meu coração o ardente desejo de ser "a voz do que clama no deserto"como está registrado no texto de Isaías 40:3. Deus começou a falar comigo sobre isso no final de 2007 e, pra ser sincero, eu não entendi muito bem.Achei tudo muito lindo, mas somente agora começo a entender que viver esse texto implica em muitas coisas. Quando se lê sobre uma voz clamar no desertologo lembramos de João Batista, e o vemos como um marco, um referencial e com sua "fama" na época. Porém, o Pai tem me mostrado algo diferente nisso, acada dia mais, me sinto compelido a amar meu irmão com a mesma itensidade que eu amo a mim mesmo.

E a palavra, ou como você preferir, mandammento, amar implica em muito mais do que dizer: "Eu te amo". Do que sorrir num momento ou de oferecer ajuda aover alguém necessitado. Deus tem me revelado que amar é doar-se, é fazer exatamente o que Cristo fez: entregar-se. Muitas vezes nós pregamos o amor da Igreja do Senhor, mas não vivemos na prática e isso não significa que odiemos o nosso irmão ou o nosso próximo, mas que não recebemos a revelação do que é o verdadeiro amor. São impressões completamente impublicáveis porque não se é possível transforma-las em palavras, por isso é importante que você, ao receber do Espírito a testificação desse texto, ore e busque do céu a revelação do verdadeiro amor, pois somente Deus é capaz de dar.

Essas impressões têm mexido com a minha vida, mudado completamente minha maneira de enxergar a vida. Atitudes que antes eu tomava, simplesmente não consigomais tomar. Por ter a personalidade forte, confesso que sempre tive um "quê" de espírito vingativo e o amor incondicional que Deus tem posto em meu coraçãotem mudado isso. Deus também trabalha na personalidade, muitas vezes dizemos que amamos, e tratamos nosso próximo de maneira rude, com palavras ferinas ou atéxingamentos. Isso não é amar! Quando somos ofendidos, nossa resposta deve ser o amor.

O versículo mais conhecido da igreja no Brasil pode ser que seja João 3:16 que diz: "porque Deus amou o mundo de tal maneira que Deus o seu filho Unigênito paraque todo aquele que Nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna", mas um outro é muito pouco conhecido e muito ignorado por nós se encontra em I João 3:16 (olha a coincidência de referências):

"Nisto conhecemos o amor: que Cristo deu a sua vida por nós. E devemos dar a nossa vida pelos nossos irmãos"

Tremendo! Completamente tremendo esse versículo, porque mostra que o amor fez cristo doar-se por nós e se amamos realmente nossos irmãos teremos de ser capaz denos entregarmos por eles. Mas não uma entrega obrigatória, mas voluntária. Amor não impõe obrigatoriedade, mas fazemos aquilo que em tese "somos obrigados" comtodo o prazer, pelo simples fato de que amamos e a postura de sempre preferir o próximo se torna algo natural de nossa nova criação. Em 2008 oramos para que Deusrealize inúmeras coisas por nós, precisamos orar para que ele realize o sentimento de amor em nossos corações e em nossa mente. Queremos ser livres completamente a ponto de podermos amar nossos irmãos, nosso próximo, nossos inimigos, sem medo de declarar esse amor, sem medo de colocá-lo em prática. Porque o amor lançafora todo medo.

No amor do Pai
Daniel César

sábado, janeiro 05, 2008

Levanta-te, pois falarei

“Esta era a aparência da glória do SENHOR; vendo isto, caí com o rosto em terra e ouvi a voz de quem falava. Esta voz me disse: Filho do homem, põe-te em pé, e falarei contigo” (Ezequiel 1:28b e 2:1)

Estava meditando nesse texto ontem, e Deus começou a tratar em meu coração exatamente sobre estar prostrado diante da glória dEle. Quantas vezes nós nos sentimos, ou deveras estamos, prostrados diante de situações que estão a nossa frente, prostrados por fatos que aconteceram no passado, ou mesmo fascinado pela glória do Senhor, mas esquecemos do que realmente é importante.

Não é errado você acabar se prostrando diante de um problema, o errado é você permanecer ali. Quando Ezequiel viu a glória do Senhor, descrita no capitulo 1, onde é descrito os seres viventes e ele definiu como: “Esta era a aparência da glória
do SENHOR”, e, imagino eu, que ele acaba percebendo o quão miserável, pobre, ele era (nós somos), um zero a esquerda como muitos dizem. Mas o interessante é que Deus não deixa Ezequiel ficar muito tempo ali prostrado não. Logo ele fala pra Ezequiel se levantar pois o próprio Deus iria falar coisas grandes e tremendas para ele.

Como você está nesse inicio de ano?
Tem se sentido prostrado diante de situações complicadas?
Tem se sentido prostrado diante de pecados cometidos?
Tem se sentido prostrado diante do que Deus fez pra você no ano passado, maravilhoso demais, você deve pensar?

Mas... (tudo na vida tem um ‘mas’ hahahaha) eis que o Senhor fala o mesmo que falou com Ezequiel:
Levanta-te, dessas situações complicadas, pois eu falarei contigo....
Levanta-te, dos pecados cometidos, já perdoei (I João 1:9), pois eu falarei contigo...
Levanta-te, não mostrei a plenitude da minha glória ainda, pois falarei contigo....

Meu irmão, minha irmã, independente da situação que você se encontra, levante-se, pois o Senhor falará contigo, coisas maravilhosas e importantes demais pra você ouvi-lo prostrado, caído...

Levante-se...

Até a próxima...
Scheila!!

terça-feira, janeiro 01, 2008

2008

"Ao invés disto, deveríamos dizer: Se o Senhor quiser, viveremos e faremos isto ou aquilo" (Tg 4:15)

Bem, início de mais um novo ano. Tempo em que mais uma vez refletimos, pensamos sobre o que fizemos e fazemos nossos planos para esse futuro que está diante de nós! Não estou pra escrever um devocional hoje, mas sim pra expressar algumas palavras a respeito dos planos de 2008.

Temos vários planos pra este ano, e queremos executar todos. Mas eu creio que muitos já estejam percebendo nossas dificuldades pra escrevermos, ou mesmo no na comuna no orkut aparecermos. 2007 foi um ano impressionante, mas ao mesmo tempo extremamente cansativo para todos nós: trabalhos, relacionamentos, família... tudo junto foi um grande aprendizado, mas também cercado de grandes batalhas. Realizações, algumas sensações de fracasso até, mas perseverantes, cientes de que Deus está no controle de todas as coisas em nossas vidas, pois esta tem sido nossa oração e não buscamos ser contrários às vontades do Senhor.

Pra mim, pessoalmente, tomo esta palavra de Tiago - o que o Senhor quiser, faremos. Pessoalmente (denovo =P ) não tenho vergonha de dizer que estou bem cansado, cheio de idéias e pouco tempo pra tudo na minha vida, mas estou lutando juntamente com toda a equipe pra trazer 'algo mais'. Não seremos abatidos pelo cansaço, continuaremos a lutar. Mas também não sabemos do amanhã, que só a Deus pertence, então o que nos resta é a fé, a dependência e o desejo de continuar.

Pedimos aos amados que nos sustentem em oração, e que continuem nos fortalecendo, ao nosso lado. Agrademos a todos que nos visitam (média de 200 visitas/mês), queremos crescer ainda mais, e trazer mais e melhor de Deus a vocês, pois tanto vocês como Deus (principalmente Ele) são merecedores do melhor que pudermos fazer.

No Amor, e crendo que 2008 será um tempo de renovo e revolução!

Jef!!!
(que se pergunta - é um novo tempo que se inicia ou um tempo velho que está terminando?! Vem Senhor Jesus...)