terça-feira, julho 31, 2007

Referencial 2

Plano de Leitura

Terça: Ezequiel 18, 19, 20 e 21
Quarta: Ezequiel 22, 23, 24, 25 e 26

Hoje não teremos um artigo propriamente dito, mas algo que Deus me mostrou lendo um texto bíblico, vou copiar apenas o texto, substituindo algumas palavras e espero que vocês meditem profundamente sobre isso, como o Senhor me fez meditar.

PORTANTO, és inescusável quando julgas, ó homem, quem quer que sejas, porque te condenas a ti mesmo naquilo em que julgas a outro; pois tu, que julgas, fazes o mesmo.
E bem sabemos que o juízo de Deus é segundo a verdade sobre os que tais coisas fazem.
E tu, ó homem, que julgas os que fazem tais coisas, cuidas que, fazendo-as tu, escaparás ao juízo de Deus?
Ou desprezas tu as riquezas da sua benignidade, e paciência e longanimidade, ignorando que a benignidade de Deus te leva ao arrependimento?

Mas, segundo a tua dureza e teu coração impenitente, entesouras ira para ti no dia da ira e da manifestação do juízo de Deus;
O qual recompensará cada um segundo as suas obras; a saber:
A vida eterna aos que, com perseverança em fazer bem, procuram glória, honra e incorrupção;
Mas a indignação e a ira aos que são contenciosos, desobedientes à verdade e obedientes à iniqüidade;
Tribulação e angústia sobre toda a alma do homem que faz o mal; primeiramente do judeu
(cristão) e também do grego (mundano);
Glória, porém, e honra e paz a qualquer que pratica o bem; primeiramente ao judeu (cristão) e também ao grego (mundano);
Porque, para com Deus, não há acepção de pessoas.
Porque todos os que sem lei
(Palavra) pecaram, sem lei (Palavra) também perecerão; e todos os que sob a lei (Palavra) pecaram, pela lei (Palavra) serão julgados.
Porque os que ouvem a lei
(Palavra) não são justos diante de Deus, mas os que praticam a lei (Palavra) hão de ser justificados.
Porque, quando os gentios
(novos convertidos), que não têm lei (Palavra), fazem naturalmente as coisas que são da lei (Palavra), não tendo eles lei (Palavra), para si mesmos são lei (Palavra) ;
Os quais mostram a obra da lei
(Palavra), escrita em seus corações, testificando juntamente a sua consciência, e os seus pensamentos, quer acusando-os, quer defendendo-os;
No dia em que Deus há de julgar os segredos dos homens, por Jesus Cristo, segundo o meu evangelho.
Eis que tu que tens por sobrenome judeu
(cristão), e repousas na lei (Palavra), e te glorias em Deus;
E sabes a sua vontade e aprovas as coisas excelentes, sendo instruído por lei
(Palavra);
E confias que és guia dos cegos, luz dos que estão em trevas,
Instrutor dos néscios, mestre de crianças, que tens a forma da ciência e da verdade na lei
(Palavra);
Tu, pois, que ensinas a outro, não te ensinas a ti mesmo? Tu, que pregas que não se deve furtar, furtas?
Tu, que dizes que não se deve adulterar, adulteras? Tu, que abominas os ídolos, cometes sacrilégio?
Tu, que te glorias na lei
(Palavra), desonras a Deus pela transgressão da lei?
Porque, como está escrito, o nome de Deus é blasfemado entre os gentios
(novos convertidos) por causa de vós.
Porque a circuncisão
(o batismo) é, na verdade, proveitosa, se tu guardares a lei (a Palavra); mas, se tu és transgressor da lei (Palavra), a tua circuncisão (batismo) se torna em incircuncisão (falta de batismo).
Se, pois, a incircuncisão (falta de batismo) guardar os preceitos da lei (Palavra), porventura a incircuncisão (falta de batismo) não será reputada como circuncisão (batismo)?
E a incircuncisão
(falta de batismo) que por natureza o é, se cumpre a lei (Palavra), não te julgará porventura a ti, que pela letra e circuncisão (Batismo) és transgressor da lei (Palavra)?
Porque não é judeu (cristão) o que o é exteriormente, nem é circuncisão (Batismo) a que o é exteriormente na carne.
Mas é judeu
(cristão) o que o é no interior, e circuncisão (Batismo) a que é do coração, no espírito, não na letra; cujo louvor não provém dos homens, mas de Deus. Romanos 2

No amor do Pai

Daniel César

sábado, julho 28, 2007

Sucessão

Plano de Leitura:
Sábado: Ezequiel 8, 9, 10, 11 e 12
Domingo: Ezequiel 13, 14, 15, 16 e 17



"O homem que não valoriza o auto-exame pode estar bem certo de que as coisas precisam ser examinadas"
(Charles H. Spurgeon)

(Quase não gosto de Spurgeon, não?! Hahaha!)

Esta semana, mais precisamente ontem (=D) estava relendo sobre Elias e Eliseu (especialmente 2Reis), e vendo alguns detalhes. Diga-se de passagem, logo de cara vemos como Eliseu “veste a camisa” e vai com tudo, realizando obras maiores que a de seu discipulador (mestre, professor, ou como queira!), mesmo com menos de meia hora de “adquirir o poder”. Isso me fez rever alguns conceitos a respeito da sucessão, suas importâncias, ações no mundo do Espírito, e principalmente, o agir de Deus através do mesmo.

Se formos ver, biblicamente, as sucessões, você poderá ver algo: mesmo não sendo infalíveis, os homens fizeram coisas grandes: foi com Moisés e Josué, Davi e Salomão, Elias e Eliseu... Mesmo não sendo tão falados, fizeram coisas grandiosas, e que possivelmente foram mais importantes que a de seus antecessores devido um detalhe: eles são os responsáveis pelo futuro. Davi não pôde fazer um Tabernáculo, mas Salomão o pode. Moisés não esteve na terra prometida, mas Josué sim. A responsabilidade de formar o futuro é importante para Deus. Haja visto que Seu Filho disse:

“Em verdade, em verdade vos digo que aquele que crê em mim fará também as obras que eu faço e outras maiores fará, porque eu vou para junto do Pai” (Jo 14:12)

Creio que esta Palavra que Jesus disse aos seus discípulos seja uma chave para a Igreja atual. Melhor dizendo, é um ânimo a mais na caminhada. Se formos ver alguns aspectos históricos do cristianismo, podemos ver que várias coisas já aconteceram (principalmente a respeito dos primeiros avivamentos), sinal que esta profecia tem se cumprido. Talvez só o fato de não termos a mesma essência que Jesus tinha, e podermos realizar curas em nome do Senhor já é um grande fator. Mas como o Senhor mesmo disse: “Alegrai-vos antes por vossos nomes estarem escritos nos céus” (Lc 10:20)

Prendo minha alma nestes detalhes: muitas vezes fazemos alguns “deuses” quando essas coisas acontecem, quando na verdade fazemos isso através oração, jejum, adoração... quando estamos praticando nosso cristianismo de forma efetiva, conseguimos essas coisas, mas quando existe a necessidade, tem que expor ao mundo mesmo, a “olho-nu”, como foi o caso dos setenta homens de Lc 10.

Amados, não sei como, se têm feito isso, mas perseverem nesse sentido: sem santidade ninguém verá ao Senhor, e somente em santidade essas coisas poderão acontecer, e com isso o mundo, mesmo que poucos, sejam livres das armadilhas do mundo: respeite aqueles que têm te treinado, que têm discipulado, perseverado pela sua vida, e juntamente a posição de sucessor (mais ainda servo, filho e discípulo) de Jesus, ser bênção às nações.

Abraço!

Jef!!!

quarta-feira, julho 25, 2007

O Foco

Plano de Leitura
Quinta: Lamentações 5 e Ezequiel 1, 2 e 3
Sexta: Ezequiel 4, 5, 6 e 7
“prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus” (Filipenses 3:14)

Essa semana, durante a meditação familiar, o qual fazemos todo dia lá em casa, meu pai falou sobre algo muito importante e que me deu uma chacoalhada legal... hehehehe

Qual tem sido o nosso verdadeiro foco, o que é mais importante na minha vida atualmente? Será que é meu trabalho, meus afazeres, meu ministério, meu lazer, meus relacionamentos (amizades e namoro)? O que tem realmente ocupado espaço no meu coração e no meu tempo livre? Vou além e me questiono, quanto tempo estou dispensando para o meu relacionamento com Deus? Estou investindo nele?

Sempre ouvimos que se você quer ver uma flor numa planta, você deve rega-la e cuidar dela e assim também é a amizade e mais ainda a nossa amizade com Deus, se não cuidarmos, esse relacionamento pode ir ‘por água abaixo’ e nem percebemos o que aconteceu, só nos damos conta quando já estamos no fundo do poço, aí sim, clamando pela ajuda de Deus.

Estive conversando com uma amiga essa semana, que está passando pelo processo de reaproximação de Deus, está voltando para o relacionamento com Deus, e eu falei pra ela: “você sabe de tudo na teoria, falta agora a prática, Deus está esperando”. Teoricamente muitos de nós sabem muitas coisas, sabem o que é certo e o que é errado, são conhecedores do bem e do mal (Gn 3:5), porém está faltando a parte prática de um relacionamento de intimidade.

Quando investimos no relacionamento com Deus, estamos direcionando o foco de todas as demais coisas aos pés de Jesus, e com a ajuda dEle é que as coisas irão acontecer. “A intimidade do SENHOR é para os que o temem, aos quais ele dará a conhecer a sua aliança” (Salmos 25:14). Deus tem grandes promessas e preciosas bênçãos para aqueles que investem um pouco que seja numa amizade sincera com Deus.

Inventamos um monte de tarefas e afazeres e que consequentemente nos impedem de investir na amizade com Deus, posso te dar alguns exemplos: *internet (quantas coisas existem ali pra serem exploradas), *faculdade (afinal tenho que ter uma profissão para servir ao meu Senhor com excelência), *trabalho, (como posso me manter num emprego, se não faço o meu melhor, se não dedico um tempo de qualidade), *lazer (tenho que me divertir, o mundo é muito estressante, precisamos relaxar), *amizades (precisamos ter amigos, para demonstrar o amor de Jesus), *namoro (conhecer o futuro cônjuge requer tempo, e um longo tempo :P), *ministério (fazer as coisas pra Deus requer tempo, para aprender aquilo direito e fazer o máximo). Tudo isso é muito importante e necessário fazer e fazer com excelência, “Maldito aquele que fizer a obra do SENHOR relaxadamente” (Jr 48:10a), porém o mais importante é ter um relacionamento de qualidade com Deus, de forma que tudo o que formos fazer, seja focado no Senhor e para o Senhor.

E acontece naturalmente, quando temos um relacionamento de intimidade com Deus, todas as demais coisas acabam sendo secundárias, cumprindo o que está escrito no livro de Mateus capítulo 6, versículo 33 “buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas”, Deus vai acrescentando conforme a nossa necessidade e desejos, afinal Deus ama nos mimar, dando-nos aquilo que desejamos, num momento que nem sequer esperamos, faz-nos surpresa (tenho experimentado isso essa semana ^^)

Deus é bom, mude seu foco para a intimidade com Deus....

Até a próxima...
Scheila!!

terça-feira, julho 24, 2007

Plano de Leitura
Terça: Jeremias 50, 51 e 52
Quarta: Lamentações 1, 2,3 e 4


Por problemas técnicos o artigo do Daniel não poderé ser postado essa semana, mas quinta-feira, voltará a normalidade, tendo o meu artigo pra que vocês possam ler!!!
Pedimos perdão por essa falha!!!

Deus abençoe a cada um!!!
Scheila

sábado, julho 21, 2007

A ação cristã – A representação da Amizade...

Semana passada, sem querer, acabei comentando sobre a amizade com o Senhor... e ontem foi dia do amigo! Creio que a adoração, aliada a oração, sejam a forma mais simples de cultivar a amizade com o Senhor. Assim como Adão fazia antes do pecado original - A conversa com o Senhor, e assim como Davi – a entoação de um coração apaixonado e necessitado por Deus. Essas são as armas, na visão de muitos. Mas não somente armas, são meios. Quanto tempo você tem, durante o seu dia, pra Deus?!

Nestas últimas semanas, estava fazendo alguns cursos, e fui com uns conhecidos e amigos pra lá... durante o percurso, uma loooooooooooooooooonga conversa a respeito de um amigo que deu várias mancadas, furos, ratas, deslizes (o que você definir! ^^) e conhecido meu também, foi da igreja, mas hoje meio distante do Caminho... (confesso que até eu comentei um pouco, afinal foi alguém para quem dei conselhos e tal, que Deus me perdoe), e com isso percebi: e a amizade?! Seria assim mesmo?! É esse tipo de amizade que queremos pra nós?! Ou pior, é esse tipo de amigo que queremos SER?!


Minha cabeça estava com isso já em parafusos, e depois a vigília...

“O homem que tem muitos amigos sai perdendo; mas há amigo mais chegado do que um irmão” (Pv 18:24)

O mal de ter muitos amigos, é que na verdade nem todos são amigos! Podem ser chegados, conhecidos, colegas... mas amigos... Isso é pra todos, não pra esses que comentei: é assim comigo, com você... é só uma questão de abrir os olhos.

Ontem foi o dia do amigo! E ontem na vigília, reunidos para a oração final, Deus deu uma palavra a respeito da adoração: a busca pelo Senhor e por sua vontade, e mais além inclusive, sobre o que oferecemos diante das pessoas e o que oferecemos a Deus no ‘oculto’... Isso me fez refletir a respeito da ação cristã: a adoração. Esse é o grande diferencial na vida dos cristãos em relação a quaisquer outras pessoas. Muitos oram, muitos auxiliam, mas poucos, e repito, poucos, adoram ao Senhor. Vemos cantigos, lembranças e alguns oferecimentos sugestivos, mas não adoração. E muitas vezes não cultivamos isso na amizade com o Senhor, e vamos aos poucos nos afastando dela. É como aqueles amigos de infância, que hoje não estão mais presentes, porque crescemos e nos afastamos. Sabe, “se isso é ter o pensamento de uma criança, quero ser uma criança” (como diria Edward Elric)! Mas a verdade é que temos um amigo, mais chegado que um irmão. Uma amizade como a de uma criança com Ele, pura, sem desejos próprios, que sonha junto, vai pra todos os lugares juntos, gostam de fazer as mesmas coisas, ou qualquer coisa, juntos... Assim são aqueles tempos que muitos de nós tivemos, e hoje muitas vezes não mais. Mas em Deus podemos ter isso sempre e sempre, mas é algo que necessita de cultivo, cuidados, e principalmente, sinceridade.

Abração galera!

Jef!

“Que amigo encontrei, mais chegado que um irmão
Teu toque eu já senti, mais íntimo que o dos noivos
Jesus, amigo eterno
Que esperança encontrei, mais fiel do que uma mãe
Meu coração partiria se eu perdesse esse amigo
Jesus, amigo eterno!”

(What a friend I’ve found, Delirious? – trad.)

quarta-feira, julho 18, 2007

Que Tipo de Adorador?

Plano de Leitura:
Quinta: Jeremias 42, 43, 44 e 45
Sexta: Jeremias 46, 47, 48 e 49
“Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores” (João 4:23)

Com essa introdução, você pode estar falando: ‘ah, ela vai falar sobre ser um verdadeiro adorador denovo’. E eu digo: hmmmm, mais ou menos, não vai ser bem nesse sentido. Mas o que quero trazer para vocês, foi algo que Deus compartilhou comigo nesse final de semana, no I Acamp Inverno das igrejas da minha região e denominação, foi bênção demais (apesar de eu não aproveitar 100%, porque uma gripe me pegou valendo e não me deixou em paz durante o Acamp), mas glória a Deus, a Palavra dEle não volta vazia, e me acertou em cheio - hehehe.

Bom, o tema do retiro foi “Adorador de uma Nova Geração”, foram ministradas muitas coisas sobre o verdadeiro adorador, atitudes, palavras, sentimentos, essas coisas, mas o que Deus falou pra mim, creio que foi só pra mim, uma impressão no coração muito forte – peraí que vou explicar.

Eu acho lindo ver pessoas que, para adorar a Deus usam toda a sua força, voz, adoram com extravagância, não se importando com os outros, apenas se deixando levar pelo Espírito de Deus, amo tudo isso que Deus faz, utilizando as coisas loucas do mundo pra envergonhas as sábias (I Co 1:27). Porém meu estilo sempre foi quietinha, mais na minha, sempre adorei a Deus no silêncio, apenas me deleitando naquilo que Ele é, e faz comigo. Aí, comecei a ficar em dúvida se aquilo ‘era de Deus mesmo?’ E comecei a clamar pela resposta de Deus, eu não queria fazer alguma coisa que era contrária a vontade de Deus. E Deus me trouxe um texto à mente:

“Disse-lhe Deus: Sai e põe-te neste monte perante o SENHOR. Eis que passava o SENHOR; e um grande e forte vento fendia os montes e despedaçava as penhas diante do SENHOR, porém o SENHOR não estava no vento; depois do vento, um terremoto, mas o SENHOR não estava no terremoto; depois do terremoto, um fogo, mas o SENHOR não estava no fogo; e, depois do fogo, um cicio tranqüilo e suave. Ouvindo-o Elias, envolveu o rosto no seu manto e, saindo, pôs-se à entrada da caverna.” (I Reis 19:11-13a)

Não digo que a adoração extravagante que muitos fazem (e eu de vez em quando também faço, levada pelo Espírito Santo), seja errado, não é esse meu objetivo, não posso julgar ninguém pois vejo que esse tipo de adoração também agrada a Deus, o que quero dizer, é que foi um grande ‘alívio’ pra mim saber que aquele meu estilo de adorar ao Senhor, quietinha, no meu canto, também Deus se agrada e fala conosco quando estamos em silêncio, contemplando sua beleza e majestade.

Pude me deleitar mais ainda, agradecer ao Senhor pela resposta rápida (isso tudo aconteceu em uma única noite), e pude adorar ao Senhor quietinha, no meu canto, sem a acusação de satanás no meu ouvido, pois Deus já havia me trazido o esclarecimento e a paz necessária pra eu continuar adorando e recebendo dEle durante aqueles dias.

Então, quando surgir alguma dúvida no seu coração, sugiro entrar rapidamente na presença de Deus pra que Ele possa esclarecer tudo e você possa se deleitar na presença de Deus, seja da maneira que for, quietinho ou extravagante, não importa, desde que seja de coração para o Senhor!!!

Que você seja um adorador a seu estilo, porém verdadeiro...

Até a próxima...
Scheila!!

segunda-feira, julho 16, 2007

Referencial

Plano de Leitura
Terça: Jeremias 33, 34, 35, 36 e 37
Quarta: Jeremias 38, 39, 40 e 41
"Vós sois o sal da terra. Mas se o sal se tornar insípido, com que se há de salgar? Para nada mais serve senão para ser lançado fora e pisado pelo homens.
Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade dificada sobre um monte." Mateus 5: 13 e 14
Vivemos em um mundo em que o pecado decididamente superabundou, por onde quer que olhemos só é possível enxergar pecaminosidade,profanação, maldade... Creio que Sodoma e Gomorra eram "quase-santas" se comparadas com nossas cidades do século XXI, glóriaa Deus estamos debaixo da graça de Cristo e não mais corremos o risco da destruição, ao menos aqui na Terra. Na Igreja não enxer-gamos tanta diferença, infelizmente o que se tem visto são pessoas vestidas de máscaras e capas e permanecendo no pecado ou melhor,nos pecados.

Não quero simplesmente acusar ninguém, falo por mim mesmo, são anos e anos de cristianismo e alguns de máscaras também. Sempre quisser referencial para essa geração, mas Deus tem me feito entender que antes de ser referencial para a geração, preciso ser referencial na minha casa, no meu trabalho, no meu círculo de amizade. É fácil ser referencial cristão para pessoas que não conhecemos, afinal bastadizermos palavras bonitas, orarmos bem e fazer "pose" de santo. Mas como enganar os próximos? Eles veêm nossas falhas, convivem conosco,com nossas fraquezas de caráter. É com eles que devemos ser referenciais!

Muitas vezes nós optamos por olhar para alguem como nosso próprio referencial, mas esquecemos que Cristo nos chamou para sermos referencial desse mundo, o Senhor deseja e anseia por ter filhos que são luz do mundo e sal da Terra e não filhos que ficam olhando para outros e querendo imitá-los o tempo todo e em tudo. Deus não quer filhos idênticos, ele quer filhos santos. O Senhor tem falado profundamente comigo nesses últimos dias acerca desse tema referencial. É preciso que cristãos sejam referenciais, é dissoque o mundo precisa:

"Busquei entre eles um homem que levantasse o muro, e se pusesse na brecha perante mim por esta terra, para que eu não a destruísse, mas a ninguém encontrei" Ezequiel 22:30

Será que hoje Deus terá de repetir esse texto? Será que os olhos do Senhor vão procurar na terra alguem que se disponha a estar na brecha e não vai encontrar? Servir a Jesus é muito mais do que simplesmente ir a cultos aos domingos, é muito mais que se envolver na igreja, é fazer a diferença com atitudes diárias, com mudança de vida, é optar conscientemente em abandonar o pecado e assumir uma posição de santidade.

Deus sabe como estou constrangido por escrever esse texto, afinal, é exatamente isso que o Pai tem falado comigo. Se eu quero ser referencial para toda uma geração eu preciso ser referencial na minha casa, no meu trabalho. Eu preciso assumir uma posição de santidade em toda a minhaforma de viver. Deus não está disposto a honrar mais o santarrões. É tempo de santidade nas nossas igrejas, não é mais tempo de cair no chãoorando em línguas. É tempo de abandonar o pecado e mostrar ao mundo a diferença.
No amor do Pai
Daniel César

CONTINUA

sábado, julho 14, 2007

Especial DT 10

Plano de Leitura

Sábado: Jeremias 23, 24, 25, 26 e 27
Domingo: Jeremias 28, 29, 30, 31 e 32

O Efésios 2:22 fez o "Especial Diante do Trono 10" com a ajuda de diversas pessoas. Apresentamos para vocês esse que é o primeiro especial de muitos que virão a seguir! Aproveitem, mandem-nos sugestões! Esperamo que gostem




A ação cristã


"Jamais vi o Espírito de Deus atuar onde o povo do Senhor está dividido" (D. L. Moody)

Existe um antigo hino cristão muito conhecido nos Estados Unidos, chamado “They'll Know We Are Christians by Our Love” (“Eles irão saber que somos cristãos pelo nosso amor”), e há muito tempo esta música tem me tocado, confrontado e animado! Domingo passado, uma senhora passava pelas casas, pedindo alimentos para uma festa julina que teria aqui pela comunidade... é a chamada “1ª Festa Julina sem álcool”!, e ela passou aqui em casa pedindo uma doação também. Depois que lhe dei os alimentos, uma troca de “Deus lhe abençoe”, ela perguntou pra mim: “Vou pedir aqui no seu vizinho... mas será que é casa de crentes?!” De boa... me espantei com a afirmação, fiquei de queixo caído..., e pensei um pouquinho alto: “Bem, além da minha...” ^^ (essa foi profética!)

Imagino Deus amando o mundo da forma como Ele apresenta na Bíblia: sem distinção alguma. O problema da maioria dos seres humanos é que eles não sabem nem amar e muito menos como amar... seja católicos, crentes, espíritas... as diferenças entre personalidades, mas principalmente das religiões afastam as pessoas entre si. O porquê?! A atuação. A ação que deve demonstrar aquilo que sigo.
Alguns falam: se a

Ajudar todos, terei meu lugar. Mas na verdade, não faz isso de coração. Alguns dizem: Deus é igual em todos os lugares que busco. Não o é quando se deseja buscar para desejar o mal do irmão, ou não amar sua vida. Por isso que Jesus foi tão enfático quando colocou: “As ovelhas conhecem a voz do bom pastor” (Jo 10:4), e principalmente, “Nisto conhecerão todos os que sois meus discípulos: se vos amardes uns aos outros” (Jo 13:35). Não existe ação cristã verdadeira, se não se conhece a Jesus de forma verdadeira. Esse é o “peso” maior dos cristãos... (crentes!)

Portanto, lembrai-vos de que, outrora, vós, gentios na carne, chamados incircuncisão por aqueles que se intitulam circuncisos, na carne, por mãos humanas, naquele tempo, estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança e sem Deus no mundo. Mas, agora, em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, fostes aproximados pelo sangue de Cristo. Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos fez um; e, tendo derribado a parede da separação que estava no meio, a inimizade, aboliu, na sua carne, a lei dos mandamentos na forma de ordenanças, para que dos dois criasse, em si mesmo, um novo homem, fazendo a paz.” (Ef 2:11-15)

Inimizade é uma palavra pesada. Mas glórias a Deus que ela já caiu. É uma parede que não mais existe. E o início de uma ação cristã original é lembrarmos de onde saímos (o perdão ainda está lá onde você caiu!, como diria o Switchfoot), pois Jesus disse que se não seguíssemos seus ensinos, seriamos inimigos d’Ele, erguendo novamente o muro... ¬¬

Semana que vem estarei continuando... acabei de atender um irmão na porta!XD

Abraço! Boa semana!!!

Jef!

quinta-feira, julho 12, 2007

Novos Horizontes

Plano de Leitura
Quinta: Jeremias 14, 15, 16, 17 e 18
Sexta: Jeremias 19, 20, 21 e 22
“Espera pelo SENHOR, tem bom ânimo, e fortifique-se o teu coração; espera, pois, pelo SENHOR” (Sl 27:14)

Assim como o blog Efésios 2:22 está passando por uma etapa de renovação (que assim que estiver concluído, iremos divulgar pra vocês), eu, minha casa e minha igreja também estamos passando por essa etapa. E as vezes é tão difícil mudar, outras vezes é tão fácil. Mas é pro nosso bem, então vamos superar!!!

Quando digo que estou passando por mudanças, por renovação, é que depois de um certo tempo, onde tudo está do mesmo jeito, nada acontece, vira uma rotina só, você acaba de acostumando com tudo, e as vezes (e não são tão raras) se acostuma com o pecado, com a preguiça de meditar na Palavra, de orar, de jejuar, coisas comuns na vida cristã, mas que por causa da monotonia, da rotina, você acaba deixando de fazer, para que sua carne não reclame e você continue na mesma rotina, sem alterações! E isso é tão ruim pra nós cristãos, quanto mais pra líderes, que estão a frente de um grupo de pessoas, onde todos esperam de você algo novo...

Eu estava assim, minha família estava assim, e a igreja também estava assim, sentimos o desgaste (meu pai sentiu e tomou a frente) e a uma semana as coisas estão começando a ser resolver: chegou na nossa igreja um pastor auxiliar, que veio pra ajudar, a nós e a ele mesmo, e já consigo sentir a mudança na vida da igreja e em casa. Ninguém falou que a vida de cristão seria moleza, seria rotina, nós é que deixamos isso acontecer. E com essa mudança aqui na igreja, deu um novo ânimo, pro meu pai como pastor titular, trouxe novas idéias pra igreja, e pra mim também está sendo muito legal também.

Tenho sentido um novo ânimo de fazer as coisas, as mesmas coisas que eu fazia antes na igreja, porém agora, sei lá, é diferente. Creio que foi bênção, mas qual será meu papel daqui em diante para não deixar que o desânimo, a rotina se instalem novamente na minha vida???? Claro, fazer coisas diferentes e manter o ânimo que adquiri nesses últimos dias, mas só conseguiremos isso se mantivermos disciplina no nosso relacionamento com Deus!!!

“Conceda o Senhor misericórdia à casa de Onesíforo, porque, muitas vezes, me deu ânimo e nunca se envergonhou das minhas algemas;” (II Tm 1:16)

Que o Senhor possa nos ensinar a vencer esse maldito, chamado preguiça e desânimo, que possamos estar buscando forças no Senhor, pois a ‘alegria do Senhor é a nossa força’ (Ne 8:10)

Deus te abençoe com novo ânimo!!

Até a próxima...
Scheila!!

segunda-feira, julho 09, 2007

Plano de Leitura
Segunda: Jeremias 1, 2, 3, 4 e 5
Terça: Jeremias 6, 7, 8 e 9
Quarta: Jeremias 10, 11, 12 e 13
Obs: A equipe do Blog "Efésios 2:22" tem duas surpresas para nossos leitores: a primeira levaremos ao ar, possivelmente ainda essa semana. Portanto fiquem de olho! E a segunda será no aniversário de 01 ano do Blog, em Agosto! Aguardem!
"E tudo que pedirdes, crendo, o recebereis" - Mateus 21:22
Seja sincero. Você ja vivenciou esse versículo de maneira única? Sabe aqueles pedidos que, a olhos humanos são simples, mas Deus sabe a nossa necessidade em obter aquilo com a máxima urgência? Foi exatamente isso que ocorreu comigo na semana passada, confesso que fiquei maravilhado com a bondade de Deus, afinal Ele não precisava ter me atendido tão rapidamente.
Sabe, eu comentei com minha pastora sobre minha semana, foi bem engraçado o termo que usei, mas gostei dele: "tive uma semana horrível e ótima ao mesmo tempo". E é verdade, a semana anterior não foi das melhores em alguns sentidos, mas foi uma verdadeira bênção! Por que até mesmo nos momentos difíceis eu pude enxergar a mão de Deus restaurando relacionamentos em minha vida.
O Senhor tem me direcionado a uma campanha que, creio eu, seja o maior desafio da minha vida cristã até hoje, mas estou plenamente convicto que é a vontade de Deus e se Ele direcionou, evidentemente Ele vai dar suporte para o cumprimento. Fico feliz porque orando a Deus pedi que Ele levantasse pessoas dispostas a orar comigo nessa campanha e Ele respondeu outra vez de forma tão rápida que me fez lembrar o versículo que citei acima. É a bondade do Senhor.
A grande conquista da minha vida na semana passada na verdade não foi nada disso que citei, mas foi um mimo que o Senhor me deu. Algo que o Espírito Santo vinha me alertando sobre relacionamentos próximos a mim e eu então orei clamando para que Deus entrasse com sua providência, e foi incrível. Eu orei por dois dias e na segunda noite meu olhos presenciaram acontecer exatamente o que eu havia orado. É lindo participar da fidelidade de Deus.
Tenho certeza que você, assim como eu, ja se frustrou por causa de pedidos feitos e que são totalmente infrutíferos, como se Deus não ouvisse sua oração, mas, além de ser abençoado com o milagre do Senhor, essa experiência me fez enxergar que Deus nos atende de acordo com nossa fé. Por nenhum minuto eu duvidei do poder de Deus e não cri que Deus PODERIA fazer, mas cri, que Deus FARIA. E Ele fez!
É tempo de aprendermos a direcionar a Deus nossos pedidos porque Ele está disposto a atender se soubermos o que pedir e tivermos fé suficiente. O Senhor só está esperando sua fé se mover, para colocar o milagre em movimento!
No amor do Pai
Daniel César

sábado, julho 07, 2007

Espiritualidade Cativante

Sábado: Isaias 57, 58, 59, 60 e 61
Domingo: Isaias 62, 63, 64, 65 e 66

"A questão não é se o homem tem vontade, mas se a vontade humana e as escolhas que ele faz resultam de condições anteriores, como a educação na infância, o poder do pecado e a graça de Deus" (Gordon Clark)

50º post meu! \o/
Dia 07/07/07 – o Contra-ataque divino!!!

Hehehe, como tem sido a semana?! Aqui tem sido uma batalha interna desde que mudei do trabalho, mas Deus em sua incrível misericórdia tem me fortalecido. Confesso que a semana foi bastante cansativa, e na quinta feira durante meu discipulado, tenho ouvido sobre ter uma espiritualidade cativante. O que não se deve encarar como sendo uma falsa espiritualidade (aquela capa que colocamos pra dizer que estamos bem e tals), mas aquela motivação verdadeira, que nos leva a superar os obstáculos que existem, e ao mesmo tempo, levar outros a conseguirem.

Vendo a história de Abraão, ainda sendo Abrão, pude perceber que a melhor forma de ser cativado é a espera por tudo que Deus prometeu, mesmo que demore um certo tempo. E também ver que Deus sempre tem o melhor, e que por mais que às vezes não pareça, Ele sempre move, mesmo quando nós resolvemos ficar parados. Deus abençoou a Abraão, e lhe prometeu uma descendência poderosa e grande, mesmo sendo velho. Mas depois de cometer o erro de ter um filho com Hagar, e não com Sara, demoraram 13 anos pra que as promessas viessem a se cumprir. Mas foram compridas, com Abraão ainda mais velho, o que é mais impressionante. Os sonhos de Deus jamais morrem, e ver isso me cativou ainda mais.

Se cativar é a mesma coisa que procurar ter a fé necessária pra reconhecer que Deus tem feito algo na nossa vida. Algo grande, como aquele que com certeza Ele tem feito em nós. Mesmo que hajam coisas ‘pequenas’, é tudo parte do grande propósito divino para com Seus filhos. O negócio é ser espiritual verdadeiramente, o que não são os gritos de aleluia, nem as orações em línguas, ou mesmo as lágrimas... a questão é o coração. Muitos fazem essas coisas, mas o coração está distanciado, sem cativação ou mesmo um caminho a seguir. Querem o mais de Deus, mas o coração está distante d’Ele. Ter uma espiritualidade cativante é ter Deus dentro de si e agir como tal: o que você faria se tivesse algo caído no supermercado? Se soubesse de alguém enfermo, ou distante? Não procuraria fazer o correto? São coisas assim que demonstram uma verdadeira espiritualidade: fazer o que Deus faria (claro, dentro das nossas limitações humanas... você não vai criar maná pro faminto, mas pode dar um pedaço de pão).

Deus é um Deus cativante. A Bíblia mostra que Seu Espírito tem fortes ciúmes por nós. Porque?! Porque só Ele ama totalmente, verdadeiramente. E isso cativa... muito. Alguém que esquece meus pecados, apagando-os; me desmonta com um beijo, me protege, guarda e me livra... Tudo é muito lindo. Mas tenho que por em prática isso. É o famoso engordar na fé... mas só comer e não queimar as calorias...

Deus não precisa de religião, porque o Caminho de Deus já veio a nós através de Seu Filho, que se fez O Caminho... mas temos que ser espirituais. E muito. O mundo precisa e nós também, além do mais, é a demonstração de nossa restauração por Deus. Creio que sem isso, nossa vida cristã será muito sem graça e sem fundamentos... Cative-se! Levante-se, pois Deus te fortalece e tem a maior história do mundo pra realizar através de você!

Té mais, benção!

Jef!

quarta-feira, julho 04, 2007

Honras

Plano de Leitura
Quinta: Isaias 46, 47, 48, 49 e 50
Sexta: Isaias 51, 52, 53, 54, 55 e 56
"O que segue a justiça e a bondade achará a vida, a justiça e a honra" (Pv 21:21)

Incrível como Deus é bom!!! E como Ele conhece nossas necessidades emocionais e cuida para que todas elas sejam supridas da melhor forma possível, muito antes de necessitarmos disso! (calma, já vou explicar rsrs)

A alguns dias atrás, minha antiga professora de escolinha infantil, e grande amiga (apesar dela ser baixinha, hehehe) me chamou no MSN e começou a me elogiar, dizendo mais ou menos assim: “Scheila, louvo ao Senhor pelo tipo de adolescência que você teve, no momento oportuno você saberá do que estou falando”. Fiquei um pouco intrigada, mas agradeci e disse que grande parte desse mérito era de algumas professoras que eu tive e do tipo de educação que meus pais me deram. Ela concordou e atribuiu 90% a esse motivo, mas que os 10% restantes, eram de minha responsabilidade, minha obediência, então esse era meu mérito.

Gente, fiquei muito constrangida, nunca ela (nem ninguem) tinha me falado aquelas coisas, e sinceramente, foi difícil pra mim aceitar, não recebo elogios com freqüência, estou aprendendo ainda (a exceção em relação a me dar elogios, claro é o Jeff ^^). Cheguei em casa e compartilhei aquilo com meus pais, e eles falaram que a razão dela ter falado aquilo, é que ela quer e pode tomar meu exemplo de adolescência pra dar às filhas dela, seria esse tipo de atitude que ela gostaria que as meninas dela tivessem (ela tem duas lindas meninas, minhas lindinhas, que estão entrando na adolescência agora). Fiquei mais constrangida ainda... karaka sou exemplo então?!?!

Ok! Ok! Minha ‘bola’ ficou cheinha, minha estima estava em alta, puxa, alguém me acha importante a tal ponto de me tomar como exemplo. Mas... como alegria de pobre dura pouco, tive uma decepção emocional a poucas horas. Eu lidero um pequeno grupo de adolescentes, ahhh como elas agem BEM diferente de como eu agia e de como fui ensinada!!! Fiquei tão triste com a atitude delas, que pensei sinceramente em desistir de tentar ensinar alguma coisa a elas, elas não tem compromisso com Deus, com a liderança, enfim, não buscam a Deus em primeiro lugar, e como isso me deixou pra baixo, chorei na presença de Deus, expus meu coração, e clamei por misericórdia e discernimento.

Sabe quando você não agüenta mais as atitudes de certas pessoas, que não estão dando a mínima atenção para aquilo que Deus tem pra cada uma delas, desprezam verdadeiramente o presente de Deus, debocham do que você fala a respeito de Deus, fazem perguntas sem noção do que estão realmente dizendo, e esse tipo de atitude já duram muito mais do que normalmente durariam, e com o passar do tempo você acaba percebendo que está dando pérola aos porcos (Mt 7:6).

Mas creio que apesar dos pesares, Deus nos honra pelas atitudes que tomamos e pelo nosso coração, quando desejamos verdadeiramente amar ao Senhor com todas as nossas forças, nosso entendimento e nossas atitudes, independente se isso é agradável a nossa carne ou dói demais fazê-lo, desde que obedeçamos ao Senhor em todas as áreas da nossa vida, Deus nos honra.

Quando damos toda a honra ao Senhor, Ele por sua vez nos honra, naquilo que mais necessitamos, no meu caso foi emocionalmente, mas creio que Deus é criativo suficiente para suprir a sua necessidade especificamente, basta honra-Lo e ama-Lo de coração, afinal...

Deus é bom! Deus é muito bom! Deus é bom D+! Deus é Tri-bom!!! (fazia tempo que eu não falava isso =P )

Até a próxima...
Scheila!!

segunda-feira, julho 02, 2007

Sonhos Vivos!

Plano de Leitura
Segunda: Isaias 31, 32, 33, 34
Terça: Isaias 35, 36, 37, 38 e 39
Quarta: Isaias 40, 41, 42, 43, 44 e 45
Hoje não tem devocional! Quero falar um pouco sobre nossos sonhos novos, sobre aquilo que Deus vem colocando no meu coração, no do Jeff e no da Scheila, aliás, apenas nós sabemos o que temos passado nos últimos tempos. Escrever aqui não tem sido a tarefa mais simples das nossas vidas, tem sido um exercício de fé, de encorajamento e muitas vezes de profecia. Profetizar para nós mesmos que tudo vai mudar, que há esperança, que existe solução!
Nem sempre falamos de nossos problemas aqui, e Deus mostrou-nos como isso é errado. A maior qualidade, o diferencial do "Efésios 2:22" sempre foi o da praticidade, o do cotidiano de vida cristã e, em meio a tantas lutas, perdemos isso no meio do caminho! Optamos por encher os devocionais de estudos, nem sempre que tinha a ver com nossa vida, e quando tinha, acabávamos escrevendo de forma distante do nosso problema. Chega!
O "Efésios 2:22" vai voltar às origens e todos os nossos devocionais serão extensão de nosso dia a dia com Deus, se for necessário escrevermos um estudo, ótimo, assim o faremos. Mas se precisar contar nosso dia, contar uma luta, um testemunho, nem que seja apenas uma oração. Também faremos! Foi assim que nasceu o Efésios 2:22 e é para isso que ele retorna a partir de hoje, é nisso que anseamos e temos a convicção de ser a vontade divina.
Temos propósitos para o blog, não foi a toa que colocamos o baner aí do lado promovendo o "novo Efésios 2:22", ele realmente virá. Agora, mais do que nunca, temos a convicção de que é uma direção do divino. Estamos buscando estratégias e orando a Deus para que supra todas as necessidades e abra as portas necessárias para a realização dessa mudança! Mas sabemos que toda mudança que estiver de acordo com a vontade de Deus se cumprirá, sem exceção, e apenas aquelas que forem da vontade Dele, as nossas, não temos dificuldades em abrir mão.
Essa semana é decisiva para nós! Estamos em guerra pelo blog, e sabemos que Deus tem coisas grandes para cumprir, é o tempo do Senhor renovar o "Efésios 2:22", mas precisamos gerar isso no Reino Espiritual e, essa semana assim o faremos, de acordo com a vontade divina. E logo, muito logo mesmo, traremos com detalhes nossos propósitos para o segundo semestre de 2007, com muita renovação.
Mas, enquanto isso, os devocionais continuam, muito mais próximos de vocês amados, e mais próximos de nós mesmos. E vão continuar porque este blog existe apesar de nós e não por nós. Somos falhos sim, estamos com lutas sim, mas não escrevemos aqui porque somos os maiorais, mas porque servimos a um Deus que merece que testemunhemos quão grandes coisas Ele faz por nós. Aguardem as novidades!
No amor do Pai
Daniel César