quinta-feira, agosto 30, 2007

Prudência

Plano de Leitura
Quinta: Sofonias 1, 2, 3
Sexta: Ageu 1 e 2; Zacarias 1, 2, 3 e 4

“Prudência é saber distinguir as coisas desejáveis das que convém evitar” Marcus Tullius Cícero

Quando eu li esse pensamento hoje pela manhã, fiquei realmente pensativa, nunca havia meditado sobre esse assunto: prudência, e olha que a bíblia nos manda ser prudentes em vários versículos dos livros de Salmos e Provérbios. Mas, o que um homem prudente faz? Como ele age? Qual seu maior objetivo?

Nosso amigo dicionário dá a seguinte definição de prudência:
“virtude que leva o homem a prever e a evitar os erros e os perigos; cautela; moderação; precaução; circunspecção; tino.”, ou seja, cuidado com o que você faz e como você faz diante das pessoas, diante da sociedade e principalmente, diante de Deus.

“Disse o Senhor: Quem é, pois, o mordomo fiel e prudente, a quem o senhor confiará os seus conservos para dar-lhes o sustento a seu tempo?” (Lucas 12:42)

Deus está a procura de pessoas prudentes, cuidadosas para que possa dar algo mais do que tem entregue a outras pessoas que não são tão prudentes assim. Não estou aqui dizendo, que Deus faz acepção de pessoas, Ele não faz e nunca fará, o que estou tentando expressar, é que aquelas pessoas mais cuidadosas com o seu agir, com o seu modo de falar, com a maneira que tratam as pessoas que estão ao seu redor, essas Deus vai usar de uma forma diferente para fazer algo mais grandioso pra Ele.

Resumindo: se você tem o desejo no seu coração de fazer coisas grandes pro Senhor, de ser reconhecido na mídia, de ser conhecido no meio evangélico com ‘o cara’, aí está uma das chaves pra que isso se torne realidade: seja prudente e veja o que Deus pode e vai fazer com o seu ministério e com a sua vida.

“A sabedoria do prudente é entender o seu próprio caminho...” (Provérbios 14:8a)

Vivemos num mundo de ‘microondas’, tudo tem que ser pra hoje, pra agora, não sabemos esperar o tempo de ser, quanto mais ser prudente na hora de tomar alguma decisão, sempre vamos pela emoção, são raras as vezes que tomamos decisões baseadas na razão e no Senhor Jesus (não necessariamente nessa ordem). Mas Deus está justamente a procura desse tipo de pessoa, prudente no que diz respeito a tomadas de decisões e cujos corações estejam totalmente abertos ao senhorio do Senhor Jesus.

“Porque, quanto ao SENHOR, seus olhos passam por toda a terra, para mostrar-se forte para com aqueles cujo coração é totalmente dele; nisto procedeste loucamente; por isso, desde agora, haverá guerras contra ti” (II Crônicas 16:9)

E agora? O que nos resta a fazer, dia da palavra do Senhor? A mim, só resta orar e clamar por misericórdia e prudência na minha vida, que eu possa ser assim, como o Senhor está a procura: de pessoas prudentes, ou pelo menos dispostas a pagar o preço para ser prudente e agradar o coração do Papai!!!

Até a próxima...
Scheila!!

terça-feira, agosto 28, 2007

O Perdão de Deus

Plano de Leitura
Terça: Miquéias 5, 6 e 7
Quarta: Naum 1, 2 e 3 e Kabacuque 1, 2 e 3
"E jamais me lembrarei dos seus pecados e das suas iniqüidades" - Hebreus 10:17
"Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda a injustiça" 1 João 1:9
Que grande verdade contém nesses dois versículos. Quando você lê a Palavra de Deus aprende diversas coisas úteis, mandamentos do Senhor, Palavra de edificação, de exortação, rumos a seguir na vida cristã, mas apenas quando essa Palavra se torna viva (rhema) para nós e que entedemos perfeitamente a importância do texto em questão estar nas Escrituras Sagradas. É isso que eu sinto em relação a esses dois textos nas últimas semans, nos últimos acontecimentos da minha caminhada como filho de Deus.
Todos pecaram. É isso que diz a Palavra, quisera eu caminhar diariamente sem pecado e tenho certeza que você, querido leitor, também pensa assim. A maior vontade do coração dos filhos de Deus é não pecar porque é o pecado que gera separação entre nós e nosso Senhor e ninguém quer isso. Porém, sabemos que enquanto estivermos nesse corpo corruptível, vamos falhar, pelo simples fato de sermos falhos. Deus não aceita isso como justificativa. Devemos lutar arduamente contra o pecado e vencê-lo, mas acidentalmente acontecendo, precisamos confessar, nos arrepender e receber o perdão de Deus.
Porém,vivemos em sociedade, já dizia o "poeta" "Ninguem é uma ilha". E, infelizmente a Igreja do Senhor não sabe lidar com o pecado, muito menos com o perdão. O que temos visto (e vivido na prática) é a igreja aprendendo a perdoar pecados "normais" e acusando com toda a fúria pecados "mais pesados". Deus não enxerga assim e não devemos assim enxergar. Tenho consciência que todo pecado gera uma conseqüência e essa conseqüência varia conforme o tipo de pecado, isso nada tem a ver com o olhar de Deus, isso é plantar e colher. Quem mata vai preso. Quem mente fica sem ninguem que confia nele. E assim por diante.
O problema é quando a Igreja não perdoa o pecador arrependido. A Palavra de Deus diz que se confessarmos nosso pecado Ele nos perdoa e ponto. Não tem porque a Igreja ficar relembrando esse pecado, colocando em dúvida o arrependimento ou não, isso cabe somente ao Senhor. Deus não nos colocou na posição de juíz. Muitos poderão dizer: "mas a pessoa se arrepende todo dia e peca todo dia", mas Jesus não nos mandou perdoar 70 vezes 7? Ora, mesmo que a pessoa se arrependa e peque novamente isso não indica falta de temor ou de conversão, isso indica dificuldades em alguma área e ela precisa ser amparada, não acusada.
Existe um trecho na Palavra que diz que o Senhor lança nossos pecados no "mar do esquecimento", aí eu fico me perguntando. Será que nós, enquanto igreja, somos melhores que Deus? Afinal se Ele, esquece o pecado, qual direito temos de lembrar dele e continuar causando jugo ao nosso irmão? Muitas pessoas são assoladas por áreas frágeis nas igrejas e acabam se afastando da organização chamada "igreja" simplesmente por não receberem ajuda para vencer esse mal, ao contrário, as pessoas as acusam de pecadores e costumam simplesmente julgá-las dizendo que essa pessoa não tem jeito. Muito triste isso, porque Deus não vê assim. O Senhor vê o arrependimento e perdoa. Simples assim.
Que nós venhamos aprender a enxergar como Deus enxerga e não com nossos olhos humanos, acusadores e pecaminosos. Em nome do Senhor. Se você tem dificuldade em se sentir perdoado por acusação de pessoas, do inimigo, ou de sua própria vida, esqueça isso. Receba o perdão do Pai.
No amor de Deus
Daniel César

sábado, agosto 25, 2007

Deus se move

Sabado: Obadias 1; Jonas 1, 2, 3 e 4
Domingo: Miquéias 1, 2, 3 e 4

"Deus é mais verdadeiramente imaginado do que expresso, e existe mais verdadeiramente do que é imaginado"

(Agostinho)

Fim de semana de novo! É estranho como as semanas parecem que passam mais rápido... E lá vamos nós de novo! Lá vem a história (hahaha):

Assisti “Desafiando os gigantes / Facing the Giants” essa semana: não agüentei ir trabalhar devido a uma gripe, e já que fiquei sem consultar, resolvi assistir o filme... foi uma das melhores terapias intensivas que tive... curou tudo! ^^

Mas um dos detalhes que mais me chamou a atenção foi o campo lotado de jovens quebrantados... e nos extras, a cobertura de oração que esse filme teve... Jesus... como me apaixonei por tudo aquilo que estava vendo. E algo que Deus me ministrava ao mesmo tempo era: “Diz pra mim: vocês não tem capacidade de fazer o mesmo?!” Confesso que em meio ao espanto, existia uma certeza em meu coração de que tudo é possível (como Lc 1:37). É estranho... você vê como as coisas são atualmente, e só se depara com limitações... o que é melhor: é desse jeito que Deus quer as coisas! É assim que Ele se move!!! ^^

“Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, oh Deus!” (Sl 51:17)

Essa palavra é um rema pra mim e meu barquinho... pois lembra o fato do que eu devo ser: um nada! Hahaha... no sentido de estar diante de Deus e Ele me conhecer melhor do que eu mesmo. Mas para isso, só tem uma forma: é reconhecer sua Excelência e Soberania, e ver que Deus pode sim nos rejeitar, não como filhos, mas como humanos. Nossas ações falam mais que nossas palavras, e se nem pessoas tem a obrigação de nos aturar nossas ações idiotas e orgulhosas, quem dirá Deus? Deus não quer se mover por orgulhosos, mas faz questão de levantar humildes e quebrantados.

Me deparo com situações que me reduzem a cada dia, e de certa forma, isso é bom, quando se trata de orgulho. Vendo hoje igrejas que são bênção para uma nação inteira (e outras, aleluia!) que começaram cultos numa garagem, com um violão amplificado num rádio 3 em 1... Jovens de coração quebrantado, sendo exemplo, fazendo o melhor pra Deus... Não sei quanto a você, mas a mim, vendo minha atual situação em quebrantamento, isso me motiva e muito. Motiva, alegra, quebranta, emociona... Me faz abrir os olhos quanto ao poder de Deus.

Como anda você com seus planos e sonhos de servir a Deus com o melhor? Deus ainda quer se mover!

Abração!!!

Jef!

quinta-feira, agosto 23, 2007

Sonhos Vivos

Plano de Leitura
Quinta: Amós 1, 2, 3, 4 e 5
Sexta: Amós 6, 7, 8 e 9
“Meu maior sonho é....” (eu, você e todo mundo)

Todos temos sonhos, sejam eles de que natureza for, mas todos temos sonhos, sonhos de família, carreira, futuro, ministério, enfim, sonhos de todos os tipos, formas e tamanhos. Qual é o seu sonho atualmente? Ele está vivo, ou quase morrendo? Está nítido em sua memória e orações, ou apenas lá de vez em quando você lembra do seu sonho e ora a esse respeito?

No domingo a noite, foi minha vez de restaurar os sonhos de Deus na minha vida. A ministração foi tremenda e realmente tocou nesse ponto na minha vida, não que ele tenha falado sobre os sonhos e tals, mas Deus me tocou nessa área: ressuscitar os meus sonhos, os projetos e planos que Deus tem na minha vida.

Eu estava assim: orava a respeito dos meus sonhos só lá de vez em quando, quando lembrava ou nem isso em alguns dias da minha vida... E como conseqüência disso, meus sonhos estavam moribundos, quase mortos. Mas como eu sirvo a um Deus de misericórdia, um Deus de amor, um Deus que ressuscita sonhos, vocês já sabem o que aconteceu neh?! Não que meus sonhos estão “vivinhos da silva”, não, ainda não, mas estão começando a viver novamente em meu coração, porque creio na promessa de Deus que diz:

“Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais” (Jr 29:11)

Creio que a vontade de Deus é boa, perfeita e agradável (Rm 12:2b), e que quando andamos na presença de Deus, em intimidade com Ele, é muito mais fácil, em primeiro lugar que os sonhos não morram, mas caso isso aconteça, Ele poderá vivificá-los mais rápido, claro, levando em consideração de que os seus sonhos são exatamente aquilo que Deus espera e deseja pra você.

Afinal, pare agora e medite sobre essa questão: Os seus sonhos sãos os sonhos de Deus pra tua vida? E se são, eles estão vivos ou mortos? Tenha uma atitude e faça algo acontecer, não fique parado, vendo seu sonho, o sonho de Deus morrer, sem ao menos você lutar para que isso não aconteça.

Assim como o povo de Israel precisou de fé e ousadia pra marchar em frente, tendo o mar a sua frente, o deserto no lado direito e esquerdo e um gigantesco exército de Faraó atrás deles, para poderem conquistar a terra prometida (Ex 14), assim nós também precisamos dessa mesma fé e ousadia para que nossos sonhos e desejos não morram.

Que os sonhos que Deus tem pra sua vida, não estejam mortos, mas sim vivos e que você esteja atuante na oração para que esse sonho se torne realidade!!

Até a próxima...
Scheila!!

quarta-feira, agosto 22, 2007

Plano de Leitura
Terça: Amós 1, 2, 3 e 4
Quarta: Amós 5, 6, 7, 8 e 9

Todos nós passamos por momentos de reflexões em alguns momentos da vida. Creio que na adolescência sofremos esse primeiro momento em que nos retiramos de tudo, da correria, das brincadeiras, das brigas, e decidimos refletir. Na adolescência fazemos isso ao decidir qual faculdade estudr, e são tantas outras decisões, tantos momentos de reflexões que não podemos enumerar aqui.

Esse blog mesmo passa atualmente por um momento profundo de reflexão, debaixo da vontade e da permissão de Deus temos orado para tomarmos a decisão mais acertada nesse momento. Sem emocionalismo permissivo, sem brechas, apenas seguindo o rumo que o Senhor determinar, e creio que a equipe pode contar com sua oração sobre isso. Temos tido algumas dificuldades para terminar o novo modelo de "Efésios 2:22" que queríamos apresentar para vocês no início de agosto, mas estamos orando sobre isso.

No Ministério é a mesma coisa. Sinto que até vem do Senhor esses momentos de reflexão, Ele permite que as vezes nós simplesmente nos afastemos de tudo para simplesmente refletir como tem sido nossa vida cristã, como tem sido nosso devocional, enquanto filhos do Deus Altíssimo. São tantas as atividades no dia a dia que, muitas vezes, sequer temos condições para parar e pensar sobre nossas atitudes que podem estar sendo tomadas movidas por emoção, por sentimentos de falta de perdão e acabamos perdendo a essência do cristianismo.

Ouvimos muitos pregarem sobre "parar para ouvir a voz de Deus", mas ouvimos muito pouco as pessoas ensinando para que nós paremos para pensar no que temos feito para o Senhor. Se não olharmos para nossas atitudes diárias, não teremos condições de consertarmos nossos erros, nossas falhas, nossos problemas de caráter. Não estou dizendo que devemos ficar olhando para trás, para pecados confessados e perdoados, é claro que isso não se deve fazer. Mas devemos refletir sobre o que estamos apresentando a Deus diariamente, Ele tem se agradado de nosso devocional?

O Senhor nesses dias tem me levado a refletir sobre meu momento como cristão. São tantas decisões a tomar, tanto no âmbito material, quanto no âmbito espiritual e até no sentimental, que sinto que a qualquer momento posso entrar em conflito com tantas coisas acontecendo de uma só vez. Por isso acredito que Deus separou um momento para que eu pudesse refletir, pensar em qual decisão tomar, tenho pensado muito sem ter, contudo, decidido absolutamente nada ainda. Espero uma direção do Pai, mas creio que 2008 será um ano de novidade para mim em todas as áreas: trabalho, ministério, família. É isso que eu creio.

Mas precisamos refletir de forma profunda sobre nossa vida cristã e tudo quanto queremos para nós como filhos de Deus. Devemos buscar inadvertidamente a vontade do Senhor e sermos cautelosos para não nos enganarmos por demônios ou por nossas próprias vontades.

No amor do Pai

Daniel César

domingo, agosto 19, 2007

Negociações

Plano de leitura:
Sábado: Oséias 12, 13 14
Domingo: Joel: 1, 2 e 3

"Negocie coisas
que são secundárias... as primordiais e necessárias, nunca!”
(Wilson Roberto, meu pastor! ^^ )

No artigo anterior, comentei sobre algumas ações de alguns dos Reis de Israel. Que infelizmente, na sua maioria, não seguiram os preceitos do Senhor. A cada um que se levantava, sempre existia algo ainda mais maligno no coração, e mais e mais atos levantavam o pecado no meio de sua geração, levando a nação ao pecado.

Sabe, se tratando de políticas, acho que isso poderia ser negociado como, de certa forma, agradar “gregos e troianos”: faço algumas coisas, e deixo outras – o que podemos considerar como sendo uma negociação. Mas como dizia um certo Voltaire: “Não sei o caminho do sucesso, mas posso indicar o caminho do fracasso, tentar agradar a todos”. E foi bem isso que aconteceu: agradando a alguns, mas a Deus...

Essa negociação custou suas cabeças, e trouxeram muito dano a Israel. Porque negociaram aquilo que era primordial e necessário: Deus! Será que aí é que não estão as nossas falhas, nossos pecados?

Esse fim de semana tem sido assim pra mim, de certa forma. Se faz necessário, mesmo que algumas coisas façam doer, parar com algumas coisas pra seguir ao Senhor, e fazer com que Sua vontade permaneça no local onde se deve: no primordial e necessário, na ponta mais alta da nossa vida. Digo pra mim, porque faço várias coisas: trabalho, faço faculdade, namoro (^^), toco na igreja... por mais que eu faça essas coisas, se não houver busca e essas coisas não forem direcionadas ao plano do Senhor, estou errado. É o que está acontecendo: afinal este artigo era pra sábado... custava, e muito pra mim, ficar mais um tempo acordado pra digitar isso (que já estava na minha cabeça e coração), e só o fiz agora! E sei que Deus ama sacrifíos, ou melhor, coisas que custem serem feitas por nós (como dizia Davi: “vou dar algo que não custe, para Deus?”)... Até por alguns destes motivos que citei acima (não todos, né?! =P ). Mas organização na casa é o que deve acontecer. Foi isso que os reis de Israel deixaram de fazer ao não tirar os altos. Mas o que fez Ezequias (2Rs 18): arrancou tudo. E seu reinado (sua vida) foi de sucesso, milagres aconteceram... tudo por consultar a Deus, e colocá-lo no topo de sua vida. Deus honrou sua atitude.

Creio que assim deve ser nossa vida.

Como estás?!
(Eu estou beeeeeem melhor agora, desabafando e recorrendo a Deus...)

Abraço queridos, Deus os abençoe com direção e paixão por Seu Espírito!

Jef!


quinta-feira, agosto 16, 2007

Lados opostos

"Existe algo mal em meu ser... este é o vento que sopra as árvores..." (My Obsession – Delírious?) – música é o que há!

Revendo Reis novamente, revendo a vida... aprendendo mais um pouco!

Tenho visto que hoje em dia, se tratando de séries e desenhos de sucesso, uma das principais formulas que tem levado determinadas séries até este sucesso é a forma de mostrar os dois lados da moeda que se chama vida (é, essas coisas são cultura – pop – mas sou assim!), e você pode perceber, sempre é o retrato de um lado sendo de uma forma, o outro o oposto. E nossas mentes, se colocando no lugar deles, acabam por chegar a um conflito – apoiamos e entendemos os dois lados. Tipos de situações como essa são situações do nosso cotidiano. Se você assiste séries como Gundam, Smallville, O.C., já tem uma noção do que eu estou colocando.

E isso me faz lembrar justamente o tempo em que não havia reis em Israel. E o povo clamou por um rei, humano, e Deus, mesmo a contra-gosto, ‘aceitou’. Logo depois das falhas de Saul, e a morte de Davi, o que se vê é que a cada seis reis, apenas um andou conforme as vontades de Deus. A principal frase que será lida é... “Fez o que era mau aos olhos do Senhor” (sem referências, são muitas). Existe um problema em nós que são os nossos impulsos. Nossas decisões. E nem sempre esses impulsos estão sujeitas a vontade do Senhor. Porquê?! Desejos são da alma, e conseqüentemente, da carne. Quando colocadas em um nível maior, prendem e dominam nosso ser.

Com isso, caímos na famosa batalha de Paulo: “Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem nenhum, pois o querer o bem está em mim; não, porém, o efetuá-lo. Porque não faço o bem que prefiro, mas o mal que não quero, esse faço. Mas, se eu faço o que não quero, já não sou eu quem o faz, e sim o pecado que habita em mim” (Rm 7:18-20)

A controvérsia entre carne e espírito é tão grande que confunde nossa pequena mente, porque são extremamente ligadas, e a diferença está numa linha mais ínfima ainda. Mas as execuções dos fatos determinam qual de nossas partes está agindo – nossa alma ou nosso espírito. É em muitos aspectos normal ver coisas que são feitas na carne acontecerem também em coisas feitas pelo espírito. O reinado em Israel era assim – Ou Deus ordenava ir, ou os reis agiam segundo seu próprio querer. O mesmo em relação as torres, os altos, os jardins... tudo voltado a uma adoração não destinada a Deus. Nosso mal interior impulsiona sempre nossa vida pra trás, e o que é pior, longe do Senhor Jesus.

E a única forma de podermos “peneirar” e ver por qual lado estamos agindo é pela ação do Espírito. É saber, com certeza absoluta, de que Deus realmente está se agradando desta ação.

Me preocupa hoje o nível de ação cristã... Se está muito preocupado em várias coisas, mas pouco tempo se coloca a vida no altar e saber o que tem feito é o certo: é uma questão de santidade, de renovação de glória e glória...

Como você está?!

Abraço galera, até sábado!


Jef!

quarta-feira, agosto 15, 2007

Respostas

Plano de Leitura
Quinta: Oséias 4, 5, 6 e 7
Sexta: Oséias 8, 9, 10 e 11

“regozijai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, na oração, perseverantes” (Romanos 12:12)

Como tem sido o seu tempo de espera pelas respostas de Deus? A paciência, a perseverança, a obediência, essas coisas que ‘massacram’ a alma humana, que não quer fazer isso de jeito nenhum, quer tudo pra já, agora, imediatamente, como você tem reagido, diante da demora pelas respostas de Deus?

Tenho buscado em Deus algumas respostas, coisas que já venho pedindo a alguns meses, mas sabe quando Deus simplesmente emudece? Não diz nem que sim, nem que não, apenas fica calado?! Pois é... estava assim, e sabe qual tem sido minha reação? Esperar, apenas esperar, algo vai acontecer pra que eu veja a resposta de Deus (eu sempre brinco com Deus de que Ele sempre vai ter que me dar as respostas bem claramente, porque senão eu não vou, ou não faço nada, sem ter a absoluta certeza de que aquilo provém do Deus a quem eu sirvo).

A alguns meses estou passando por apertos financeiros, não por descuido meu, meu chefe simplesmente está atrasando todos os meus pagamentos (bem como dos meus colegas), e então surge a pergunta na cabeça da gente, devo abandonar esse emprego e buscar outro? Vários amigos me falam: “se eu tivesse no seu lugar já tinha ido buscar outro emprego”, e coisas desse gênero. Porém, não tenho sentido paz em deixar o escritório e buscar outro emprego (mesmo porque aqui na minha cidade emprego é uma coisa rara de se ver), sabe quando isso não está em seu coração?! Mas por outro lado, preciso de dinheiro pra me manter, por mais que eu more com meus pais, tenho responsabilidades que exigem minha contribuição.

Então quando o crente precisa de auxilio, busca no Senhor dos senhores, certo?! Certo!!! Lá vai a Scheila orar pra que o salário seja pago em dia ou que Deus mostre outro caminho. Demorou, mas apareceu... Acabei de chegar de um lugar onde ‘se lembraram’ de mim, pra auxiliar no administrativo. É interessante como Deus age, já fazia um tempão que não via aquelas pessoas, aí se lembraram de mim e por ‘coincidência’ fui lá hoje, visitá-los e já fizeram uma, digamos assim, pré-proposta, porque é necessário falar com um superior ainda, mas se tudo correr bem, terei mais um emprego, continuo trabalhando no escritório onde estou atualmente e a noite trabalho nesse novo local!!

Se isso não é resposta de Deus, então não sei o que é... rsrsrs Deus trabalha enquanto está quieto, aprendi isso, estou aprendendo ainda, mas... “Agora, sei que o SENHOR salva o seu ungido; ele lhe responderá do seu santo céu com a vitoriosa força de sua destra” (Salmos 20:6)

Amém?!
Que você também possa crer nisso e praticar aquilo que você crê, para que experimente coisas maravilhosas de Deus!!!

Até a próxima...
Scheila!!

quarta-feira, agosto 08, 2007

Sentimentos Tratados

Plano de Leitura
Sexta: Daniel 6, 7, 8, 9 e 10
Sábado: Daniel 11, 12 e Oséias 1, 2 e 3
“Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio” (Gálatas 5:22-23a)

Sabe quando o dia começa mal e termina pior ainda? Quando se tem vontade de ‘chutar o pau da barraca’, de gritar, simplesmente sumir? Pois é, e o que você faz nesses dias? Executa o planejado, o imaginado, aquilo que vem na sua mente? Ou simplesmente deixa a vontade passar, ora, clama, pede discernimento a Deus?

Quantas e quantas vezes deixamos Deus de lado e fazemos aquilo que nossa alma deseja! O profeta Isaías deixa muito claro que isso é abominação ao Senhor, então teoricamente (e na prática também) estamos desagradando a Deus:

“Como estes escolheram os seus próprios caminhos, e a sua alma se deleita nas suas abominações, assim eu lhes escolherei o infortúnio e farei vir sobre eles o que eles temem; porque clamei, e ninguém respondeu, falei, e não escutaram; mas fizeram o que era mau perante mim e escolheram aquilo em que eu não tinha prazer.” (Is 66:3b e 4)

Meu temperamento já foi muito tratado, como já compartilhei com vocês a alguns devocionais passados, mas sabe quando te dá uma vontade louca de fazer aquilo que fazia no passado, de estourar, gritar, bater e xingar? Só porque as coisas não estão do jeitinho que você imaginava, só porque pessoas estão te deixando de lado, só porque o salário está atrasado, só porque isso, só porque aquilo!!!! Que coisa....

Mas aí você lembra que Deus já te tratou a respeito disso, que você é uma pessoa tratada e liberta, que as outras que estão a sua volta ainda não são nem convertidas ou se convertidas, não estão tratadas. Aí você respira fundo, conta ate 10 (se for muito grave, conta até 1000) e bola pra frente, enfrenta a situação, clamando pela dependência de Deus e pelo Seu discernimento, pra você não acabar fazendo uma ‘burrada’.

Creio que não estou falando muita bobeira aqui, certo?! Todos, absolutamente todos, passamos por situações em nosso dia a dia, em nossa casa, no trabalho, na faculdade, que nos colocam contra a parede, pra decidirmos de que lado estamos, a que Deus servimos. “Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro, ou se devotará a um e desprezará ao outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas.” (Mateus 6:24)

Qual tem sido a sua reação diante de acontecimento que interferem ‘no bom andamento’ da sua vida? Como você reage diante de problemas, diante de situações que necessitam de posicionamento de sua alma? Você tem se deixado levar pelo que ela deseja ou pelo que é certo e agradam a Deus???

Deus te abençoe com uma alma tratada!!!

Obs.: Quero apenas avisar que alma tratada é sinônimo de dor e renúncia dos desejos da nossa alma, mas que vale a pena, pois o resultado é extraordinário

Até a próxima...
Scheila!!

Filho reclamão

Plano de Leitura:
Quarta: Ezequiel 44, 45, 46, 47 e 48
Quinta: Daniel 1, 2, 3, 4 e 5
Tenho certeza que você já ouviu essa expressão mais de uma vez. Quantas vezes cada um de nós tem o imenso desejo em chutar o pau da barraca e falar, reclamar, tomar uma atitude como a nossão visão mostra ser necessário. Sair da nossa vida de santidade e relembrar os "bons" e velhos momentos de carnais.
E não estou dizendo apenas em relação a relacionamento com pessoas, digo em relação a circunstâncias também, afinal todo cristão passa pelo momento de chutar o pau da barraca, ou seja, enfrentar uma situação tão terrivelmente difícil que o desejo máximo é abrir mão dos sonhos de Deus, abrir mão de todo um processo iniciado e simplesmente largar tudo, mas não dar uma paradinha para descansar, largar, gritar que não quer mais, sair falando que tudo é ilusão.
E quanto ao relacionamento com Deus? Quantas vezes o desejo de nossa alma, de nosso coração é colocar Deus numa cadeira de área (gostei da expressão ehehhee) e falar umas "verdades" para Ele, afinal por que Ele permite tantas coisas? A gente jejua, ora, chora, prega, dizima, oferta, falta se flagelar fisicamente em busca da tal satindade e parece que Deus se diverte colocando situações terríveis, pessoas insuportáveis e desejos tão deliciosos quanto pecaminosos.
Você ja passou por isso? Bem vindo ao clube dos filhos de Deus que não matou sua carne. Eu ouço muitas pessoas dizendo que "tem o direito de desabafar com o Pai, de reclamar porque senão enlouquece" e fico me perguntando onde em toda a Bíblia Deus nos dá o direito de reclamarmos de algo? Vamos tentar imaginar um diálogo entre um filho reclamão e o Deus justo?
__ Pai, cansei, eu faço das tripas coração para ser santo e você não dá a mínima para mim.
__ Filho, não é assim. Tudo coopera para o bem daqueles que Me amam, você não compreende?
__ A única coisa que eu compreendo é que depois que te sirvo as coisas parecem piorar na minha vida.
__ É mesmo? Você antes era sujo e hoje? Você antes não tinha paz e hoje? Você antes não tinha salvação e hoje? Você antes não tinha amigos e hoje? Sua família antes era destruída e hoje?
__ Mas... mas... eu não aguento tanta pressão.
__ Não aguenta porque gosta de pecar.
__ Não é bem assim não, a Bíblia diz que só o inimigo acusa, Deus perdoa.
__ Perdoo, e não estou acusando, estou mostrando suas falhas para você corrigir. O que você prefere que eu te corrija pelo Meu amor ou te abandone a própria sorte?
O diálogo evidentemente se encerraria aqui. Qual resposta poderíamos dar? Pois é, Deus não nos dá o direito de reclamarmos, Ele nos dá o direito de clamarmos por sua graça diante das terríveis circunstâncias e aí sim Ele vai nos abastecer com as infinitas misericórdias. Mas filho reclamão, caaaaansa... ainda bem que Ele é realmente Deus de misericórdia...
No amor do Pai
Daniel César

domingo, agosto 05, 2007

Coração...

Plano de Leitura:

Sábado: 36, 37, 38 e 39
Domingo: 40, 41, 42 e 43



"O homem que não valoriza o auto-exame pode estar bem certo de que as coisas precisam ser examinadas"
(Charles H. Spurgeon) – sim, repeti a frase!!! ^^

“Quem dera que eles tivessem tal coração, que me temessem e guardassem em todo o tempo todos os meus mandamentos, para que bem lhes fosse a eles e a seus filhos, para sempre!” (Dt 5:29)

Ontem (na verdade o final de semana inteiro) foi um dia muito corrido, e não deu tempo deste belo aqui vos escrever (=D - hahaha), peço perdão por isso... ^^ ~ Mas enfim, no culto a noite surgiu algo que gostaria de falar a algum tempo, e que foi gerado no meu coração: ter seu coração queimando de amor por Deus. Não de uma forma qualquer, mas como Ele mesmo nos ama!

“O teu amor, ó Senhor, alcança os céus, e a tua fidelidade chega até as nuvens... Quão precioso é, ó Deus, o teu constante amor! Por isso os filhos dos homens se abrigam à sombra das tuas asas.” (Sl 36:5,7)

Ah... o amor! O amor de Deus é constante... e o nosso, humano, de filhos?

Muitas vezes somos como aqueles filhos rebeldes e mimados, que queremos as coisas somente para nós mesmos, pros nossos deleites... Fico pensando às vezes como Deus suporta essas coisas (e como ele me suporta quando essa situação acontece... ¬¬). Ou o que é pior, quando só damos acesso a sua presença de vez em quando, apenas em algumas áreas de nossa vida...

Conhecem o caso né? “Senhor, no culto te preciso, te amo, te quero... depois dele, nas minhas ‘questões pessoas’ e ‘programas a serem feitos’, com licença, por favor...” Pode parecer brincadeira, mas Deus sabe muito bem desta verdade. Sabe os sites que entramos, as coisas que fazemos em nossos namoros, o comportamento no trabalho... enfim, tudo está diante de seus olhos. Se nós mesmo já vemos essas coisas, imagina as coisas que o Senhor vê dentro de nosso coração, os nossos intentos?!

Coisas que Deus sempre trabalha em homens são seriedade e santidade. Isso, sinceramente, são coisas que quero sempre tratar comigo mesmo, pois me faz lembrar de onde vim, quem eu fui. Sinceramente, creio que todos deveríamos pensar nessas coisas, pois é aquilo que Jesus disse: no final virão pessoas que curaram, pregaram, e simplesmente irá dizer: “Não vos conheço!” (Mt 7:23) – pois é: Se Deus conhece todas as coisas, porque ele dirá que não conhece?! Simples – não andaram em mim. Fizeram coisas que não tinham nada a ver com Ele, mesmo estando próximos a Ele.

Isso me faz pensar... e vc?!

Abraço!

Jef! (pelamor de Deus, não façam pré julgamentos de mim hein?! ^^)

quinta-feira, agosto 02, 2007

Dependência de Deus

Plano de Leitura
Quinta: Ezequiel 27, 28, 29, 30 e 31
Sexta: 32, 33, 34 e 35

Depender: estar sob domínio, autoridade, influência ou arbítrio de {Deus}

Dependência de Deus é um tema sempre falado, quase passamos por alguma provação, por alguma dificuldade séria ou não tão séria assim, rsrs, mas quando acontece algo, os cristãos, logo falam: ‘dependa de Deus, Ele sabe o que faz, Ele tem um propósito nisso tudo!’ Não discordo disso em nenhum momento, aliás, pelo contrário, eu sempre falo pra mim mesma, e pra minhas meninas, para fazerem exatamente isso! Mas porque as vezes é tão difícil acreditar, naquilo que nós mesmos falamos???

“Seja ela boa ou seja má, obedeceremos à voz do SENHOR, nosso Deus, a quem te enviamos, para que nos suceda bem ao obedecermos à voz do SENHOR, nosso Deus” (Jeremias 42:6).

“Em me vindo o temor, hei de confiar em ti.” (Salmos 56:3)

Aí está o segredo, obedecer e confiar. Mas aí vem o mais difícil, como confiar quando tudo está indo pro buraco, quando não vemos mais solução nenhuma pro problema, ou quando Deus nos pede algo absolutamente estranho as nossas vontades? Confiança num Deus que tudo pode, tudo sabe e acima de tudo, nos ama!!!

Final de semana passado, tivemos uma visita indesejável na igreja, alguns ladrões roubaram 90% de nosso equipamento de som (a igreja já não tinha muito) e alguns instrumentos de pessoas do ministério de música. Ficamos muito abalados, a igreja (e principalmente aqueles que foram atingidos diretamente pelo roubo) ainda estão tentando se recuperar desse ‘imprevisto’. Aí nos perguntamos: porque isso? Porque que roubaram aquilo que era consagrado a Deus? Porque que temos que passar por esse tipo de provação? Porque, porque, porque...

Sim, é ataque de satanás contra uma igreja que estava se levantando em oração. Ficamos irados, mas fizemos tudo aquilo que estava ao nosso alcance, agora está nas mãos de Deus! E a nossa parte agora é tratar nossa emoção, nosso coração, que ficou extremamente frágil com a situação. Mas, Deus é bom e sabe o que faz, e Ele nos ministrou muito, nessa semana a respeito do seguinte versículo: “tende por motivo de grande alegria o passardes por diversas aflições” Deus está nos ensinando o que é realmente esse versículo, o que Deus realmente quer nos trazer através dessa palavra. Creio que ainda não terminou aquilo que Ele tem pra nos ensinar a esse respeito.

Que possamos estar a cada novo amanhecer, buscando essa dependência, aprender a confiar e a obedecer ao nosso Rei Jesus!

Até a próxima...
Scheila!!